
Imagem: iStock/ BrianAJackson
A Localiza (RENT3) divulgará seu resultado operacional, referente ao quarto trimestre de 2024, no dia 27 de fevereiro. As ações da companhia, mais sensíveis ao juros devido ao modelo de negócio e alavancagem, caíram cerca de 30% de dezembro até aqui, acompanhando a deterioração do cenário macroeconômico.
Olhando para a Localiza no 4T24, em suma, reforçamos nossa visão de que a companhia seguirá repassando preços e renovando a sua frota no forte ritmo visto nos últimos trimestres, buscando alcançar níveis mais saudáveis de rentabilidade.
Depreciação de veículos e custo do capital elevado persistem
Os desafios conhecidos, que são a depreciação e o custo do capital mais elevado, deverão perdurar ao longo deste e dos próximos trimestres. Em relação ao custo de capital, com a retomada do ciclo de aperto monetário no final do último ano, a necessidade de repasse se torna ainda mais relevante.
Na divisão de aluguel de carros (RAC), o quarto trimestre tem sazonalidade positiva das festas de fim de ano e férias escolares. Projetamos um crescimento anual de dois dígitos médios (14%-16%) para as tarifas e o volume de diárias próximo de 20 mil no período (4%-6% a/a), evidenciando novamente o poder de preço da companhia e o affordability ainda razoável do produto.
No segmento de gestão de frotas, a lógica é a mesma. As tarifas devem apresentar mais um forte aumento anual (10%-13%) e o volume de diárias cresce de forma consistente (7%-9% a/a), com o Localiza Meoo como principal propulsor.
Em ambas as verticais, o crescimento da receita somado ao avanço no rejuvenescimento da frota, que deve seguir reduzindo os custos de manutenção com veículos, deve se traduzir em uma expansão incremental da margem Ebitda na comparação anual, permanecendo em níveis bastante elevados. Como já falamos outras vezes, os problemas da companhia não derivam daqui. Pelo contrário, o trabalho feito na divisão de aluguéis em 2024 se destacou bastante.
- VEJA TAMBÉM: O estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, vai ensinar 10 estratégias para viver de renda através de investimentos; clique aqui para participar do Projeto Renda
Seminovos da Localiza
Na divisão de seminovos da Localiza, o ritmo de vendas deve se manter robusto do que vimos no último trimestre (70 a 75 mil veículos), alinhada com a aceleração do rejuvenescimento da frota. A torneira de crédito para o segmento automobilístico ainda segue aberta, principalmente em função do baixo nível de inadimplência, impulsionando as vendas de veículos seminovos.
Assim como nos últimos trimestres, os problemas da companhia começam após o lucro operacional. A depreciação deve continuar pressionando os resultados e se manter acima do ponto médio do guidance. A valorização do dólar pode ter um efeito misto, aumentando o custo dos carros novos, mas também sustentando o valor dos seminovos. Além disso, as despesas financeiras mais elevadas em função do aumento da Selic devem comprimir também a última linha do resultado.
Cenário para 2025
O setor de locação deverá passar por um desafio importante este ano. Com a Selic mais elevada, a necessidade de repasse de preços é ainda maior e a redução na concessão de crédito automotivo pode acontecer. Estes fatores, junto da incerteza na dinâmica de preços dos veículos, são os principais temas para a companhia neste ano.
No entanto, além do valuation atrativo, a companhia entra em 2025 em situação muito melhor do entrou em 2024. Tanto em termos operacionais, como em relação ao preço. Em 2024 houve uma correção relevante das expectativas otimistas para a companhia, principalmente em função do robusto crescimento nas despesas com depreciação, devido à forte queda no preço dos veículos usados e ao envelhecimento da frota.
Hoje, com parte relevante da frota mais velha já renovada, preços se comportando mais alinhados com os padrões históricos e o nível de depreciação ajustado à realidade, o ponto de partida é bem mais assimétrico aos preços atuais.
- LEIA TAMBÉM: Essa é a melhor ação do agro para se ter na carteira nesse momento, segundo os analistas da Empiricus Research
Ações da Localiza em 2025: é hora de investir na baixa?
Para o ano, esperamos um crescimento mais moderado das diárias do que em 2024, algo em torno de 3% a 5% e as tarifas crescendo um dígito alto.
A estratégia da Localiza segue focada em rentabilidade, evitando concessões excessivas em preço para estimular volume. O rejuvenescimento da frota deve continuar contribuindo para a redução do capex de renovação e geração de caixa, enquanto a margem de Seminovos tende a convergir para patamares mais normalizados, tendendo a zero.
Além disso, a alavancagem deve continuar sua trajetória de queda, com projeção de Dívida Líquida/Ebitda próxima de 2x no final do próximo ano.
Sempre reforçando seu compromisso com disciplina financeira e eficiência operacional, acreditamos que as Localiza sairá com uma posição de liderança e barreiras de entrada ainda maiores desse cenário, que fragilizou muito os seus concorrentes. Por atrativas 9 vezes lucros estimados para 2025, as ações RENT3 segue na carteira.
Em tempo: se você está em busca de empresas sólidas como Localiza (RENT3) para investir, acesse aqui o relatório gratuito preparado por analistas Empiricus Research que apresenta 10 ações de empresas com modelos de negócio resilientes e que têm tudo para pagar ótimos dividendos este ano.