
Imagem: Divulgação
As ações das duas principais locadoras de veículos do Brasil, Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3), começaram o ano com o “pé direito”. Enquanto os papéis RENT3 avançaram 12% em 2025, os acionistas da Movida puderam capturar uma alta de 51% no período.
Para o analista Henrique Cavalcante, da Empiricus, apesar do desempenho superior das ações MOVI3, a melhor empresa para investir no setor é a Localiza. Segundo ele, o forte movimento das ações da Movida tem um fator técnico envolvido, além de um ponto de partida depreciado.
“A Movida tem a ação bastante ‘shorteada’ [posições vendidas]. A companhia estava em uma situação significativamente pior do que a Localiza. Por isso, pelo ponto de partida, passa a impressão de que a Movida teve um resultado melhor no quarto trimestre, o que não foi o caso”, disse o analista.
Segundo Cavalcante, a Localiza deve sair do atual cenário de Selic em patamar elevado com uma dominância ainda maior dentro do mercado de locação de veículos.
“A companhia vem crescendo o volume de diárias de forma resiliente mesmo com forte aumento nos preços e ocupando ainda mais o mercado, mesmo com todas as incertezas e dificuldades do setor. São empresas completamente diferentes em termos de gestão, histórico operacional e de futuro”, disse.
Localiza pode se beneficiar do ‘tarifaço’ de Donald Trump
Nas últimas semanas, as ações da Localiza tiveram um desempenho ainda melhor que os 12% registrados year-to-date (YTD). Desde o final de fevereiro, as ações RENT3 sobem cerca de 30%.
Além do bom humor que tomou conta do mercado no último mês e do resultado sólido da Localiza no 4T24, outro fator contribuiu para a alta do papel: a tarifa de 25% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a importação de carros novos.
De acordo com os analistas, isso deve elevar o preço do carro novo, o que beneficiaria a locadora em duas frentes:
- O mercado passa a comprar mais carros seminovos, uma das verticais da companhia;
- A elevação de preços dos carros novos eleva também o preço dos seminovos, que acompanham essa variação.
“O grande problema da Localiza hoje é a depreciação, justamente pelo gap que se abriu entre o preço dos carros novos e seminovos. Com esse movimento de alta, os seminovos, que já estão com os preços em terra arrasada, devem acompanhar. Além disso contribuir para uma melhora na depreciação, também contribui para uma melhora nos custos da companhia intrínsecos à renovação dessa frota”, disse Cavalcante.
Empiricus aumenta peso da Localiza na carteira de 10 ideias
Com as perspectivas mais favoráveis para a Localiza, a Empiricus decidiu aumentar o peso da companhia na carteira de 10 ações recomendadas para comprar em abril.
Assim como a locadora de veículos, as outras 9 ações do portfólio recomendado estão em ponto de entrada atrativo e podem trazer bons retornos aos investidores em abril.
Para conhecer todas as recomendações da carteira de 10 ideias, que já rendeu 8,7% nos três primeiros meses de 2025, basta clicar neste link ou no botão abaixo. O acesso é 100% gratuito.