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Localiza (RENT3) tem números abaixo do esperado, revisão negativa no valor da frota e ações caem 17%: ainda vale a pena investir?

Ao longo do pregão após a divulgação de seu balanço do 2T24, o papel de Localiza chegou a cair 17%; entenda o que pesou

Por Henrique Cavalcante

14 ago 2024, 16:31 - atualizado em 14 ago 2024, 16:31

Localiza RENT3

A Localiza (RENT3) divulgou números referentes ao 2T24 abaixo das expectativas e muito poluídos por uma provisão para ajuste no valor residual de sua frota (“impairment“), redução no ciclo de vida útil depreciável dos carros e pelos impactos das enchentes no RS

Efeitos não-recorrentes pesaram sobre Localiza no 2T24

Os impactos das enchentes no RS resultaram em um efeito de pouco mais de R$ 100 milhões no resultado. Já o impairment e o ajuste no ciclo de vida útil depreciável dos carros, de 18 para 15 meses (depreciação maior dividida em um período menor), trouxeram um impacto não-recorrente significativo de R$ 1,7 bilhão em relação ao 1T24 (sendo R$ 1,4 bilhão via depreciação e R$ 283 milhões em provisões), culminando em um amargo prejuízo líquido de R$ 518 milhões no trimestre.

A reação dos investidores ao resultado foi bastante negativa. Acreditamos que essa reação esteja relacionada principalmente ao valor do impairment, que ficou acima das expectativas, indicando um valor residual ainda pior da frota. 

O impairment foi catalisado, principalmente, por uma deterioração mais acentuada no preço dos carros seminovos no 2T (ampliando o gap frente ao carro zero km) e pelas expectativas de que não veremos uma inversão deste cenário no curto prazo. O ajuste na vida útil depreciável ocorreu em função do avanço do processo de rejuvenescimento da frota.

Receita líquida consolidada dos aluguéis cresceu 32%, mas Ebitda veio abaixo do esperado

Olhando para a performance das operações de aluguéis, em termos de diárias e reajuste de preços, ela segue resiliente como nos trimestres anteriores.

A receita líquida consolidada cresceu 32% em relação ao 2T23, para R$ 9,0 bilhões, em linha com as nossas expectativas.

Na comparação anual, o ticket médio tanto do RAC (+13%) quanto do GTF (+13%) mostrou mais um avanço robusto, enquanto as diárias continuaram a crescer — 3% e 12%, respectivamente, apesar dos impactos das enchentes no RS, principalmente no RAC.

O Ebitda, no entanto, ficou abaixo das expectativas, mesmo ajustado pelos efeitos não-recorrentes das provisões, totalizando R$ 2,7 bilhões no trimestre (+9,4% a/a).

Por segmento:

  • (i) o RAC apresentou margem ajustada estável (58,5%) na comparação anual, afetada por custos relacionados a investimentos na ampliação e capacidade dos seus centros de desativação/preparação de veículos;
  • (ii) o GTF registrou queda anual de 3 p.p. para 63,7%, também pelos custos com preparação, e iniciativas associadas à mobilidade e gestão de viagens corporativas;
  • (iii) Seminovos apresentou margem ajustada de 2,8% (-5,9 p.p. a/a), pressionada pelo momento ainda desafiador, mas melhorando em relação ao 1T.  

Nas divisões de aluguéis, vale destacar a expectativa de diluição dos custos de preparação dos veículos com a continuidade da renovação da frota, e também a melhora no preço de venda através dos investimentos que estão sendo realizados na expansão da capacidade de preparação.

Preço de venda dos seminovos de Localiza foi acima da média

Em seminovos, vimos um capex de renovação mais saudável, com preço de venda dos carros seminovos acima do preço médio do mercado.

Além disso, a produtividade das lojas aumentou com as iniciativas voltadas ao aumento das vendas e às melhores condições de crédito auto no país.

A manutenção dessa dinâmica é importante para a Localiza continuar acelerando a “limpando” a frota de forma sustentável (conclusão prevista para o 2S25), o que é uma das principais avenidas para a estabilização dos níveis de depreciação e recomposição da rentabilidade.

O que achamos do resultado de Localiza?

No fim, vemos que o resultado e a decisão de ajustar o valor residual da frota evidenciaram ainda mais o desafio enfrentado pela Localiza e por todo o setor de locação de veículos.

No lado positivo, o impairment é um remédio amargo que deverá reduzir a volatilidade da linha de depreciação (que agora possui guidance!) e, consequentemente, dos lucros.

Acreditamos que o caminho para a normalização do ROIC Spread ainda deve levar alguns trimestres, mas enxergamos a melhora como progressiva até alcançar o patamar desejado entre 5-8 p.p.

Apesar do cenário conturbado, nos preços atuais, com perspectivas mais positivas à frente e com vantagens competitivas relevantes como líder do setor, acreditamos que a Localiza sairá fortalecida dessa conjuntura e seguimos com nossa recomendação de COMPRA para as ações.

Sobre o autor

Henrique Cavalcante

Formado em Economia com ênfase em Finanças Corporativas, Henrique Cavalcante atua como Analista de Ações na Empiricus, cobrindo os setores de Varejo, Saúde e Infraestrutura. Integra a equipe que comanda a Carteira Empiricus, o portfólio multimercado que é o carro-chefe da casa.