Após anunciar redução de impostos em carros populares, o presidente Lula pretende beneficiar outra categoria com descontos: a dos eletrodomésticos.
Durante a cerimônia de retomada das atividades do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), na semana passada, o presidente levantou a possibilidade de resgatar o programa “linha branca”, criado em seu segundo mandato.
O “linha branca” foi um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos essenciais, como por exemplo, fogão, geladeira, máquina de lavar, entre outros, que teve muito sucesso no final dos anos 2000.
Assim, se de fato o governo decidir relançar o programa, a medida poderá beneficiar não só as famílias brasileiras, como também varejistas como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), antiga Via Varejo.
Entretanto, segundo os analistas da Empiricus Research, a ação de apenas uma dessas varejistas está valendo a pena agora.
Com ou sem o programa do governo, essa varejista pode decolar
O programa de incentivo à compra de eletrodomésticos de “linha branca” foi uma das estratégias utilizadas pelo presidente Lula para estimular o consumo em seu segundo mandato.
Assim, a retomada da iniciativa pode fazer com que as varejistas, que passaram por momentos difíceis no último ano, possam voltar a crescer. Sob essa perspectiva, o programa tende a beneficiar todas as varejistas que atuam no comércio de eletrodomésticos.
Contudo, ainda não há mais informações com relação ao programa e se ele realmente será retomado. Mas o ponto é que essa varejista já está na mira dos analistas e pode decolar na bolsa com ou sem o programa.
Isso porque ela tem diversificado as categorias do seu mix de produtos. Os analistas da Empiricus Research apontam que essa decisão foi estratégica e reduziu a dependência dos bens duráveis, mais sensíveis aos ciclos econômicos, focando em novas categorias (moda, beleza, esportes, delivery de comida etc.).
A mudança garantiu bons resultados para a companhia, que, no primeiro trimestre de 2023, obteve 50% das vendas online vindas das novas categorias de produtos.
GRATUITO: QUERO SABER QUAL É A VAREJISTA QUE VALE A PENA COMPRAR AGORA
Além disso, os analistas apontam outras características que fazem o case desta companhia o melhor entre os seus pares.
Um dos primeiros motivos para escolha desta varejista é o fato de que ela está um passo à frente em relação aos seus concorrentes.
Enquanto outras varejistas lidam com dívidas e recuperação judicial, a gestão sólida e competente desta companhia tem conseguido atravessar esse período difícil, apresentando menos fragilidades.
A companhia recomendada pelos analistas também foi impactada pela alta dos juros. Contudo, ela buscou reduzir a alavancagem, isto é, o endividamento, por meio de parcerias com bancos privados.
Além disso, os analistas destacam que esta companhia sempre foi pioneira no setor, agregando serviços de tecnologia, finanças, seguros, e, em especial, logística.
Por esses motivos, os analistas da Empiricus Research acreditam que esta varejista está mais preparada para a retomada do consumo e recomendaram a compra das suas ações.
Conheça a ação da varejista recomendada e outras 9 ações para investir agora
A recomendação da varejista faz parte de uma carteira com outras 10 ações para investir agora.
Os analistas da Empiricus Research apontam que a inclusão da varejista é uma “pimentinha” na carteira. Contudo, o investidor também precisa diversificar e proteger o seu patrimônio.
Por isso, boa parte dos ativos indicados ainda são aqueles que a casa considera como quality, isto é, empresas sólidas, menos afetadas pelos ciclos econômicos, com histórico de resiliência e bons dividendos.
Você pode conhecer a ação de varejista e os outros 9 ativos que compõem a carteira de forma gratuita.
A Empiricus Investimentos está oferecendo como cortesia o acesso ao portfólio com as 10 ações do mês para qualquer pessoa interessada.
Se você ficou interessado em conhecer todas as indicações, sugiro que clique no botão abaixo.
Você não tem nada a perder dando uma conferida nas indicações. Depois pode decidir se elas fazem sentido para a sua estratégia de investimento.