Investimentos

Magazine Luiza vai deixar de ser ‘patinho feio’? Analistas defendem que Campos Neto pode ser virada de chave para a empresa

As ações MGLU3 já subiram 45% neste ano, mas será que isso é suficiente para investir? Analistas da Empiricus Research revelam se é hora de comprar ou vender os papéis da varejista

Por Giovanna Figueiredo

15 jun 2023, 10:53 - atualizado em 15 jun 2023, 10:53

Magazine Luiza varejistas
Foto: Divulgação/ Magazine Luiza

Nesta semana, um evento que reunia lideranças do varejo acabou em “torta de climão” envolvendo dois nomes emblemáticos: Luiza Trajano e Campos Neto.

A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (MGLU3) fez uma cobrança ao presidente do Banco Central, ao vivo, pela queda dos juros.

Segundo Luiza, ela já ligou mais de 20 vezes pedindo para Campos Neto afrouxar a Selic e vai continuar pressionando até acontecer a redução.

O motivo da insistência da dona do Magalu sobre o corte da Selic é o receio sobre o futuro da varejista. Não só a empresa, mas também todo o setor de varejo teve um ano de 2022 bem desafiador devido aos juros altos.

Isso aconteceu porque as companhias de varejo dependem muito de um cenário de crédito saudável para que seus negócios cresçam.

Com a Selic alta, as famílias têm mais dificuldade de acesso ao crédito, os juros de parcelamento ficam mais altos, o desemprego começa a assombrar e tudo isso acaba resultando na diminuição do consumo – o que afeta diretamente a receita dessas empresas.

Além disso, fica mais difícil conseguir financiamentos para impulsionar os projetos de crescimento dessas companhias.

O mercado fica de olho nesses fatores e prefere “fugir” do risco de os resultados das varejistas despencarem. E foi exatamente isso que assombrou as ações MGLU3 no ano passado, quando caíram mais de -60%:

Fonte: TradingView 

Luiza Trajano vai conseguir convencer o Banco Central?

Mesmo com todo o apelo de Luiza durante o evento, a resposta constrangida de Campos Neto não deu um sinal claro de quando os juros vão começar a cair e afirmou que o voto dele é só um entre toda a equipe do Copom.

Mas a esperança para o Magalu ainda não acabou. Embora o presidente do BC não tenha dado “spoilers” do que pretende fazer nas próximas reuniões, o mercado já estima um afrouxamento da Selic em breve.

Por exemplo, a Austin Rating, agência classificadora de risco, projeta que o Copom vai reduzir os juros para 13,25% ao ano já na próxima reunião, no dia 21 deste mês.

A Empiricus Research também acredita que o corte de juros venha em breve, em agosto, mas segundo o analista Matheus Spiess, ainda há incertezas sobre uma redução de 0,25% ou 0,50%.

Independentemente da data exata, a flexibilização do aperto monetário abre espaço para melhora do consumo e do setor de varejo.

Em outras palavras, isso pode ser a virada de chave para algumas empresas do segmento, como é o caso do Magazine Luiza, recomendado pelos analistas da Empiricus Research.

Segundo a equipe de análise, a ação MGLU3 é a melhor entre as concorrentes e a expectativa de queda da Selic em breve torna a ação bem atrativa.

GRATUITO: VEJA POR QUE É HORA DE INVESTIR NAS AÇÕES DO MAGAZINE LUIZA

Investidores estão de olho em MGLU3 com perspectiva de queda da Selic – saiba por que investir

Com o otimismo do mercado sobre o afrouxamento dos juros, os analistas da Empiricus Research incluíram o Magazine Luiza em uma carteira de 10 melhores ações para investir em junho e acreditam que a ação pode entregar valorização atrativa no curto prazo:

“Podemos estar próximos de um momento de virada para a companhia, com gatilhos de curto prazo que sustentam a nossa sugestão de inclusão do papel na Carteira de 10 Ideias para junho” defendem no relatório.

A ação MGLU3 já foi considerada um case de valorização exponencial na bolsa e, em tempos passados, chegou a saltar 90.000%. Mas, quando o aperto monetário se intensificou, a ação começou a despencar.

Ela já foi de “queridinha da bolsa” até “patinho feio”. Mas o cenário pode voltar a ser positivo para a companhia, estimam os analistas.

Só neste ano, o papel já subiu mais de 45% devido ao contexto macroeconômico que começou a dar sinais mais otimistas para o varejo e pela empresa se destacar frente às concorrentes.

A Americanas e a Via, por exemplo, que são dois grandes players do setor, não estão passando por uma situação financeira muito favorável.

A ação AMER3 acumula despencada de mais de -85% neste ano após o escândalo bilionário nas contas da empresa e, embora o papel VIIA3 tenha valorizado 12% desde o início de 2023, os analistas reforçam a preferência pela varejista de Luiza Trajano.

Mas não para por aí… o papel MGLU3 está sendo negociado a preços abaixo de sua média histórica, o que pode significar uma alta da ação em breve.

A recomendação dos analistas da Empiricus Research é clara: é hora de aproveitar o cenário atual para investir no Magazine Luiza.

Mas como dito anteriormente, a ação foi inserida em uma ação de 10 melhores papéis para investir em junho.

Portanto, de onde veio a indicação de Magalu, há outros 9 papéis com alto potencial lucrativo, fundamentos interessantes e algum gatilho para valorizar em breve.

A lista completa com a tese de MGLU3 e as outras 9 ações pode ser conferida gratuitamente clicando aqui ou no botão abaixo:

GRATUITO: VEJA OUTRAS 9 AÇÕES COM ALTO POTENCIAL LUCRATIVO PARA INVESTIR ALÉM DE MAGAZINE LUIZA

Relatório gratuito revela o ticker de outras 9 ações; saiba como acessar

As ações do Magazine Luiza são consideradas pelos analistas como a pitada de risco na carteira. É uma ação que tem perspectiva positiva daqui para frente, mas é importante ter outros papéis no portfólio para balancear o risco-retorno da estratégia.

Foi pensando nisso que a Empiricus Research montou uma carteira com as 10 melhores ações para investir no cenário atual. São papéis de diferentes setores, mas que têm como ponto em comum o alto potencial lucrativo.

A carteira combina ações do segmento “quality”, que são companhias mais consolidadas e estáveis no mercado, e as de “growth”, que são aquelas com promessas de crescimento extraordinário no futuro e que têm maior risco.

A boa notícia é que você pode conhecer essas 10 ações recomendadas pela Empiricus Research sem gastar nem um centavo

Isso porque o relatório que revela os tickers e explica a tese de cada papel está sendo disponibilizado como uma cortesia da Empiricus Investimentos.

Ou seja: você não gasta absolutamente nada para conhecer as outras ações indicadas pela casa de análise além do Magazine Luiza. Basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções:

Sobre o autor

Giovanna Figueiredo

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.