A maior rede de restaurantes do mundo, McDonald’s (B3: MCDC34 | NYSE: MCD), divulgou seus balanços referentes ao quarto trimestre (4T22) e ao ano de 2022.
Os números vieram acima das expectativas do mercado, reforçando a tese do trade-down — com as pessoas tendo que recorrer a itens mais baratos para conseguir manter o orçamento familiar em dia — que pontuamos ao sugerir a ação novamente para nossos assinantes.
Confira os números do McDonald’s no 4T22
No trimestre o McDonald’s reportou receita de US$ 5,9 bilhões, leve recuo de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, excluindo a variação cambial da conta, uma vez que o dólar se valorizou frente as outras moedas no período (o que reduz o resultado das operações fora da terra do Tio Sam), as vendas da companhia cresceram 5% no período.
As vendas comparáveis da empresa apresentaram forte aumento de 12,6% (sobre uma base que já havia crescido 12,3% no 4T21), com crescimento em todas as suas linhas de negócio: Estados Unidos, +10,3% (+7,5% um ano atrás); Mercados Internacionais Operados (MIOs), +12,6% (+16,8%); e Mercados Internacionais Licenciados (MILs), +16,5% (+14,2%).
No seu principal mercado, os Estados Unidos, as vendas nas mesmas lojas se beneficiaram da estratégia de aumento de preços do menu aliado a um aumento de tráfego em suas lojas, além da continuidade do bom momento dos seus canais digitais.
Já nos MIOs, o bom crescimento da receita se deve principalmente pela boa performance na Alemanha, Reino Unido e França. Nos MILs, a alta nas vendas, liderada pelo Japão e pelo Brasil, só não foi melhor por conta das restrições relacionadas a Covid-19 que ainda estavam impostas na China em parte do período.
O lucro operacional da companhia totalizou quase US$ 2,6 bilhões nos últimos três meses de 2022, crescimento de 5,4% na comparação anual (+14% excluindo variação cambial). Na linha final de resultado, o lucro líquido foi de US$ 1,9 bilhão, ou US$ 2,59 por ação, valor 16% (+23% ex-câmbio) em relação ao 4T21.
Confira os números do McDonald’s em 2022
Os números referentes ao ano reforçam o bom momento da companhia, sendo que só não foram melhores em grande parte por conta do fortalecimento do dólar ao longo do ano.
A receita em 2022 foi de US$ 23,2 bilhões, estável na comparação anual mas 6% maior desconsiderando a variação cambial. As vendas mesmas lojas no período cresceram 10,9%, beneficiado pelo aumento de 5% no número de clientes ao redor do globo.
Os principais destaques continuaram sendo os mercados internacionais, com vendas comparáveis dos MIOs e dos MILs de 16% e 13,3%, respectivamente. Os Estados Unidos apresentaram um aumento de 5,9% nas vendas mesmas lojas no ano.
Já o lucro operacional do McDonald’s apresentou uma queda de 9,5% (-3% ex-câmbio) em relação a 2021, totalizando pouco menos de US$ 9,4 bilhões.
Importante salientar, contudo, que o número foi impactado em quase US$ 1,3 bilhão pela venda das suas operações na Rússia. Ajustando por esse e outros impactos não recorrentes, o lucro operacional encerrou 2022 nos US$ 10,4 bilhões, 3,1% acima do ano anterior (+10% sem o impacto da flutuação cambial), o equivalente a uma margem operacional de 44,8% (+1,4 ponto percentual vs. 2021).
O lucro líquido do ano foi de US$ 6,2 bilhões, 18,1% menor na comparação anual. Ajustando pelos eventos extraordinários do período, entretanto, o lucro totalizou US$ 7,5 bilhões, ou US$ 10,10 por ação, aumento de 8,8% (+15% ex-câmbio) em relação a 2021.
Sem falar que a empresa segue remunerando os seus acionistas: em 2022, foram quase US$ 4 bilhões em recompras de ações (ante US$ 845 milhões em 2021), e mais de US$ 4,1 bilhões em dividendos pagos no período, valor 6,3% maior do que o pago um ano atrás.
Ações caem após divulgação do resultado – oportunidade de comprar?
Apesar dos bons números, e das perspectivas de crescimento para o negócio — a direção anunciou que espera uma abertura líquida de 1,5 mil lojas em 2023 —, as ações caíam 2% no pré-market.
Mas nada que coloque em dúvida a nossa aposta na companhia. Apesar de não se tratar de um ativo barato, negociando por 25 vezes seus lucros futuros, entendemos que a tese de trade-down ainda teria um espaço para fazer com o McDonald’s (B3: MCDC34 | NYSE: MCD) ainda seja amado tanto pelos consumidores como pelos investidores.
Para aqueles que ainda não possuem o papel na carteira, essa queda pode ser considerada uma daquelas promoções inesperadas anunciadas pela empresa.
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