A maior rede de restaurantes do mundo divulgou na manhã desta terça-feira (25) os seus balanços do primeiro trimestre de 2023 (1T23). E mais uma vez o McDonald’s (B3: MCDC34 | NYSE: MCD) não decepcionou, reportando resultados melhores do que o consenso de mercado.
As vendas totais do sistema, métrica utilizada para basear o valor recebido pela empresa dos seus franqueados, cresceu 9% (+13% desconsiderando a variação cambial) ante o 1T22.
Nos primeiros três meses do ano a companhia apresentou receita de US$ 5,898 bilhões, crescimento de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado (+8% ex-câmbio).
Enquanto as vendas das lojas próprias recuaram 3%, aos US$ 2,224 bilhões, a receita proveniente dos restaurantes franqueados aumentou 10%, totalizando US$ 3,587 bilhões.
E o negócio tem mostrado uma capacidade ímpar de crescimento. As vendas comparáveis — que consideram as lojas existentes há pelo menos 13 meses — cresceram 12,6% em todas os segmentos do negócio. E o mais impressionante é que esse indicador já havia mostrado crescimento de 11,8% um ano atrás.
Veja o desempenho do McDonald’s por segmento
Analisando por segmento, as vendas comparáveis nos Estados Unidos (principal mercado da companhia) se beneficiaram tanto do aumento de preços dos produtos como pelo maior tráfego de consumidores em suas lojas, além de ter mantido o crescimento dos seus canais de vendas digitais e do delivery.
Já nos Mercados Internacionais Operados, a forte performance foi dividida por todos os países, com especial destaque para as Big Five (Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido), e cresceram sob uma base que já havia reportado aumento de mais de 20% no 1T22.
Nos Mercados Internacionais Licenciados, o aumento foi liderado pelas vendas no Japão, juntamente com outros países do segmento (dentre eles, o Brasil), que também já haviam tido uma ótima performance no mesmo período do ano passado (+14,7% vs 1T21).
Lucro líquido ajustado cresce 15% na comparação anual
Além disso, a companhia conseguiu manter o controle nos seus custos e despesas, reportando um lucro operacional 10% (+14% ex-câmbio) maior em relação ao mesmo trimestre de 2021, que totalizou US$ 2,532 bilhões no 1T23.
Na linha final de resultados, o lucro líquido do McDonald’s fechou o período aos US$ 1,802 bilhão, ou US$ 2,45 por ação, aumento de 66% (+72% sem variação cambial) na comparação anual.
Ajustando por eventos extraordinários, o lucro líquido totalizou US$ 1,937 bilhão, equivalente a US$ 2,63 por ação, valor 15% (+19% ex-câmbio) acima do reportado no 1T22.
Os investidores gostaram do que viram, com as ações valorizando mais de 1% no pré-market e consolidando o forte movimento recente no papel — a alta de mais de 11% em 2023 já levou o ativo para suas máximas históricas, e isso não deve parar por aí.
Ação do McDonald’s segue recomendada pela Empiricus Research
Apesar de não ser uma ação barata (negociando por 27,6 vezes seus lucros projetados para 2023), o bom momento da companhia, aliado a um dividend yield de 2% e as recompras de ações feitas recorrentemente pela direção deve manter o ativo no radar dos investidores, ainda mais com um cenário econômico desafiador pela frente.
Seguimos com visão positiva para as ações do McDonald‘s (B3: MCDC34 | NYSE: MCD), mantendo nossa recomendação de compra no papel.
Se quiser saber mais sobre a nossa visão acerca do papel, te convido a assistir ao Giro do Mercado de hoje (25), em que comento mais profundamente sobre o resultado trimestral: