Investimentos

Melhores momentos do Giro do Mercado: a nova tributação sobre investimentos no exterior e como avaliar as decisões macroeconômicas e resultados trimestrais

Dentre os destaques da semana do programa ao vivo comandado por Paula Comassetto estão a mudança dos diretores do BC e os resultados de Arezzo, Eletrobras e Bradesco

Por Nicole Vasselai

05 maio 2023, 15:06 - atualizado em 05 maio 2023, 15:07

Giro do Mercado
Imagem: Unsplash

De segunda a quarta-feira e às sextas-feiras, às 12h, você pode conferir o programa Giro do Mercado ao vivo, no YouTube da Empiricus. Apresentado pela jornalista Paula Comassetto, o programa aborda as pautas mais quentes do mercado financeiro e convida especialistas em investimentos para comentarem os temas e responderem às principais dúvidas enviadas pelos espectadores.

Ao fim do programa, todas as edições ficam disponíveis no canal da Empiricus. 

Se você perdeu alguma delas, te convido a conferir a seguir um resumo dos trechos mais importantes da semana. 

Como a nova tributação de investimentos no exterior vai impactar os ganhos da pessoa física

No último domingo (30), o governo federal anunciou a MP 1171/23, que, dentre outros tópicos, inclui uma mudança na tributação de investimentos no exterior feitos pela pessoa física, a partir de 2024.

Os rendimentos provenientes de aplicações financeiras fora do Brasil serão tributados com alíquotas que podem variar de 0% até 22,5%, a depender dos ganhos obtidos. 

A dúvida que fica é: com esse ajuste na tributação, ainda vale a pena investir no exterior?

Para esclarecer o assunto, Paula Comassetto convidou João Piccioni, analista-chefe de investimentos internacionais da Empiricus Research, para destrinchar o tema no Giro do Mercado da última terça-feira (2).

Para entender como funcionará a cobrança de imposto, confira a entrevista completa:

Arezzo &Co foi o destaque dos resultados do varejo de moda; vale a pena ter na carteira?

Na última terça-feira (2), a Arezzo &Co (ARZZ3) divulgou seus resultados do 1T23, que vieram marginalmente acima das expectativas do mercado.

A companhia conseguiu sustentar um crescimento robusto, mesmo com a forte base de comparação do ano passado, embora com alguma (esperada) pressão em rentabilidade.

A receita bruta total cresceu internamente e houve aumento de vendas nas lojas abertas há mais de 12 meses. 

Mesmo com números bons, o mercado respondeu à divulgação com uma queda nas ações que chegou a 5,5% durante o pregão de quarta-feira (3).

No mesmo dia, a especialista em varejo de moda e analista da Empiricus Research Larissa Quaresma avaliou, com mais profundidade, os indicadores reportados pela companhia e traçou um comparativo entre Arezzo e suas principais concorrentes. Confira:

Novos diretores do Banco Central e decisão da taxa Selic: o que muda para o investidor?

O Banco Central anunciou, no final da última quarta-feira (5), a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. Além disso, ao longo da semana o presidente Lula anunciou mudanças na diretoria do BC.

Mas afinal, o que isso muda para o investidor? 

No Giro do Mercado de quarta (3), Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, abordou o que pode estar por vir para a economia brasileira e como isso impactaria os seus investimentos. 

Na conversa, o convidado ressalta que o ponto central para análise da taxa de juros não deve se restringir a esta última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), mas nas sinalizações mais à frente. Assista a seguir:

O que explica a queda de 85% no lucro da Eletrobras após a privatização e como os calotes do Bradesco impactaram os números do banco

Na última quinta-feira (4), dois resultados importantes do 1º trimestre de 2023 foram divulgados: Eletrobras (ELET6) e Bradesco (BBDC4)

A Eletrobras sofreu uma queda expressiva em seus resultados e o lucro líquido da ex-estatal ficou bem abaixo das expectativas do mercado. O Bradesco também teve uma perda nos lucros, mas conseguiu superar o que era esperado e teve um destaque negativo para a inadimplência.

O que fazer com essas duas ações nesse cenário? Hora de comprar ou vender? No Giro do Mercado desta sexta-feira (5), os analistas Ruy Hungria e Larissa Quaresma, da Empiricus Research, comentam os números reportados pela empresa: 

E semana que vem tem mais Giro do Mercado! 

Não deixe de acompanhar no canal da Empiricus

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.