Nesta quinta-feira (27), a Multiplan (MULT3) reportou seus números referentes ao primeiro trimestre do ano (1T23), superando as estimativas do mercado.
As vendas totais atingiram R$ 4,6 bilhões no período, superando em 16% o desempenho do 1T22. Todos os shoppings registraram crescimento de dois dígitos de vendas, com destaque para os shoppings Vila Olímpia (+47%), Morumbi (+38%) e Jacarepaguá (+196%).
As Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) cresceram 15,3% na comparação anual, com forte performance dos segmentos de serviços e alimentação. O Aluguel nas Mesmas Lojas (SSR) aumentou 13,2%, refletindo um crescimento real de 3,5% em relação ao ano anterior, acima da média histórica da companhia.
A taxa de ocupação variou marginalmente (-0,5 p.p.) em relação ao último trimestre, influenciada pelo efeito sazonal de começo de ano. No final de março, o portfólio já havia alugado os espaços vagos, encerrando o mês com boa ocupação de 95,2%.
O custo de ocupação atingiu 15%, acima da média histórica, ponto para ficar de olho em 2023. Ainda assim, o turnouver (troca de lojas) seguiu em patamar controlado (1,2%), bem como a inadimplência (3,2%).
Diante do bom momento, o resultado operacional líquido (NOI) da Multiplan alcançou R$ 403 milhões, crescimento de 17,6% na comparação anual.
A companhia também reportou ganhos com alavancagem operacional, visto que o ebitda atingiu R$ 358 milhões, aumento de 21% em relação ao 1T22 e expansão de margem para 75,9% (ante 70,3%).
Do lado financeiro, a Multiplan reportou um aumento de 26,7% nas despesas financeiras, reflexo dos juros mais altos no período. Esse efeito foi pouco representativo nos resultados, dado que o FFO (Fluxo de Caixa Operacional) alcançou R$ 261 milhões, crescimento de 23,9% na comparação anual.
Com uma forte geração de caixa, a empresa manteve um nível saudável de endividamento, finalizando o trimestre com mais de R$ 1 bilhão em caixa e um indicador dívida líquida / ebitda de 1,54 vezes (menor nível em 10 anos).
Apesar do bom resultado de Multiplan no 1T23, Empiricus Research recomenda outra ação do setor
Em geral, o resultado do 1T23 deu sequência à ótima performance operacional da companhia em 2022 e superou nossas expectativas.
Contudo, vale mencionar que a base comparativa do período (1T22) ainda é relativamente frágil, visto que a variante Ômicron do Covid-19 provocou um pico de infecções no início do ano passado, prejudicando o comércio. As vendas de abril da Multiplan já ilustram leve desaceleração, com crescimento de 6,1% na comparação anual.
Com forte nível de vendas e geração de caixa, o segmento de shoppings continua se destacando no ambiente doméstico, apesar dos desafios no contexto macroeconômico.
Entre recomendações da Empiricus, seguimos com posicionamento favorável para o segmento, com sugestão de compra para as ações de Iguatemi (IGTI11), que negociam a um P/FFO de 12 vezes para 2023 e com desconto elevado em relação à Multiplan.