A Multiplan (MULT3) reportou, na quinta-feira (9), seus números referentes ao quarto trimestre (4T22), que vieram em linha com as estimativas do mercado.
Conforme antecipado na prévia operacional, as vendas totais atingiram R$ 6,3 bilhões no período, superando em 12,9% o desempenho do 4T21 e 22% o 4T19. No acumulado de 2022, o indicador chegou a R$ 20 bilhões, alta de 22,8% em relação a 2019, principal base comparativa deste calendário.
As Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) cresceram 10,9% na comparação anual, com destaque para os segmentos de serviços e alimentação. O Aluguel nas Mesmas Lojas (SSR) aumentou 14,7%, refletindo um crescimento real de 2,0% em relação ao ano anterior.
A taxa de ocupação variou marginalmente (-0,1 p.p.), fechando o ano na casa de 95,2% – praticamente estável nos últimos nove meses. O custo de ocupação atingiu 13,2% e permanece ligeiramente acima da média histórica, ponto para ficar de olho em 2023.
O turnouver (troca de lojas) foi de 1,2%, menor percentual do ano e 0,6 p.p. abaixo do 4T21, evidenciando que a reciclagem de lojistas após o período de restrição de funcionamento dos shoppings está praticamente encerrada.
Linhas de serviço e estacionamento se destacam
A receita líquida da Multiplan finalizou o trimestre em R$ 512 milhões, crescimento de 14,9% vs 4T21, com destaque para as linhas de serviços (+22%) e estacionamento (+19%).
Diante de um bom gerenciamento de despesas, o Ebitda foi de R$ 374,6 milhões no 4T22, crescimento de 31,3% vs. 4T21 e uma expansão considerável de margem para 73%.
Do lado financeiro, a Multiplan reportou um aumento de 20% nas despesas financeiras, tendo em vista a elevação dos juros nos últimos meses. Ainda assim, a empresa foi capaz de controlar sua alavancagem financeira ao longo dos últimos 12 meses, finalizando o ano com o indicador dívida líquida / ebitda de 1,6 vezes (menor nível em 10 anos).
Por fim, diante do bom resultado operacional, o FFO (Fluxo de Caixa Operacional) Ajustado alcançou R$ 352 milhões, crescimento de 10,9% na comparação anual – no acumulado de 2022, a companhia apresentou FFO de R$ 1,07 bilhão, crescimento de aproximadamente 40% em relação a 2021 e 2019.
Surpresa ficou por conta da troca no comando da empresa
A grande novidade da noite foi o comunicado envolvendo o comando da empresa: José Isaac Peres, após 50 anos como presidente da Multiplan, dará lugar ao seu filho, Eduardo Kaminitz Peres.
O renomado empresário será movido para Presidente do Conselho da companhia após a saída, ou seja, ainda com influência nas decisões corporativas. O evento sucessório já era especulado pelo mercado há anos, com certo receio. Eduardo Peres atua na empresa desde 1988, portanto, tem bastante experiência no setor.
Em geral, o resultado do 4T22 foi alinhado à ótima performance operacional da companhia em 2022, ano recorde para o setor.
Mesmo com a Copa do Mundo, evento que afetou negativamente o fluxo de vendas nos dias de jogos, os empreendimentos sustentaram o bom desempenho. A administração já adiantou que as vendas de janeiro seguem sólidas, atingindo R$ 1,6 bilhão (+22% vs jan/22).
Apesar boa performance, MULT3 não é a recomendação do setor
Com forte nível de vendas e geração de caixa, o segmento de shoppings continua se destacando no ambiente doméstico, apesar dos desafios no contexto macroeconômico.
Entre as recomendações da Empiricus, seguimos com posicionamento favorável para o segmento, com sugestão de compra para as ações de Iguatemi (IGTI11), que negociam a um P/FFO de 12 vezes para 2023 e com desconto elevado em relação à Multiplan (MULT3).