Nesta quarta-feira (5), a Multiplan (MULT3) divulgou sua prévia operacional referente ao quarto trimestre do ano passado (4T22), que ilustrou a forte recuperação do setor de shopping centers no ano.
Em resumo, as vendas totais atingiram R$ 6,3 bilhões no período, superando em 12,9% o desempenho do 4T21 e 22% o 4T19. No acumulado de 2022, o indicador chegou a R$ 20 bilhões, alta de 22,8% em relação a 2019, principal base comparativa deste calendário.
As Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) cresceram 11,98% na comparação anual, com destaque para os segmentos de serviços e alimentação.
Entre os destaques do portfólio, o MorumbiShopping registrou crescimento de vendas de 30% se comparado a 2019, reforçando seu excelente posicionamento.
Além disso, o ParkJacarepaguá, empreendimento mais recente da companhia, registrou vendas em dezembro 34% superiores às do ano passado.
Vale citar que, ao analisarmos os trimestres anteriores, enxergamos uma pequena desaceleração do crescimento, justificada por fatores exógenos: as eleições nacionais e a Copa do Mundo, dois eventos que reduziram o fluxo dos shopping centers neste trimestre. Ainda assim, a companhia foi capaz de alcançar performance recorde no último trimestre.
Multiplan adota cautela em função do cenário econômico
Mesmo com o ritmo favorável, a Multiplan tem adotado um discurso moderado para 2023, tendo em vista os desafios econômicos do país. Mais recentemente, a companhia recuou na compra de participação adicional no DiamondMall, empreendimento localizado em Belo Horizonte (MG).
Diante do estresse na curva de juros, todo o setor de operadoras de shoppings foi castigado nos últimos dias, com quedas consecutivas nas ações.
No nível de preço atual, enxergamos atratividade nos papéis do segmento, especialmente em Iguatemi (IGTI11), que negocia a um múltiplo P/FFO de 11 vezes para 2023, com desconto histórico sobre MULT3 e possivelmente mais espaço para reajuste nos aluguéis nos próximos trimestres.