Investimentos

Multiplicar por 2 em 24 meses: dúvidas sobre o futuro da Petrobras (PETR4) abrem espaço para ação de petroleira barata e que pode se beneficiar do cenário macroeconômico

Petroleira pode “brilhar” na bolsa em 2023 e até dobrar de valor com o risco político pesando sobre as ações da Petrobras (PETR4) e redução da oferta russa, segundo analista

Isabelle Santos

Por Isabelle Santos

30 dez 2022, 16:22 - atualizado em 30 dez 2022, 16:28

Petroleira PETR4
Imagem: Pexels

O ano de 2023 vem chegando e as expectativas de boa parte do mercado não são positivas em relação à economia. A aprovação da PEC da Transição, as incertezas sobre a política fiscal e o impacto dela na inflação e juros já estão pesando sobre o Ibovespa, especialmente nas estatais, como a Petrobras. 

A PETR4, que foi uma das grandes pagadoras de dividendos da Bolsa em 2022, mas desde a eleição já vem sendo retirada de algumas carteiras recomendadas por analistas de ações. Um dos que fez isso foi o CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda. Para ele, é um risco desnecessário manter a estatal no portfólio. 

Em vez de Petrobras, o analista está recomendando a ação de uma outra petroleira. Na última sexta-feira (23), em um podcast exclusivo para assinantes, Miranda reforçou a compra de “um nome que pode multiplicar por 2 em 24 meses”. 

Trata-se de uma petroleira privada que, a seu ver, tem qualidades que podem fazer com que o valor de suas ações dobrem em dois anos. A seguir explico em mais detalhes por que o analista acredita no potencial dessa ação e como ter acesso à recomendação gratuitamente. 

Veja os 3 motivos que podem fazer a ação desta petroleira dobrar em 24 meses e superar Petrobras

A empresa recomendada por Felipe Miranda é uma petroleira cujo negócio é focado na revitalização e exploração de poços maduros. Ou seja, ela compra campos de petróleo que a Petrobras não tem mais interesse e investe para que eles voltem a produzir em níveis satisfatórios. 

Esse tipo de negócio não é muito comum aqui no Brasil. Contudo, a companhia vem entregando bons resultados. Além disso, ela pode ser beneficiada por fatores externos. Por isso, o analista acredita que existem pelo menos 3 motivos que podem fazer a ação dessa petroleira “decolar”: 

1. A produção pode dar um salto em 2023 

Provavelmente você deve estar pensando que explorar campos de petróleo que a Petrobras não tem mais interesse é um negócio arriscado. E é mesmo. Contudo, essa empresa conta com um corpo executivo com grande expertise nessa atividade. 

E essa expertise vem sendo demonstrada nos resultados da petroleira. A produção diária total de óleo e gás da companhia cresceu 141%, saltando de 6.659 mil barris por dia no 3T21 para 16.088 mil. 

Em apenas um campo de exploração o crescimento de produção foi de 86% em 12 meses. Além disso, a companhia concluiu a aquisição de mais um poço em águas profundas na última semana. 

A expectativa é de que o novo campo represente um salto na produção diária. Em novembro a produção diária da companhia foi de 13,2 mil barris/dia, contudo, com a incorporação do novo polo, a produção diária pode saltar para 23 mil, um crescimento de 74% até o fim de 2023

CONHEÇA A AÇÃO DA PETROLEIRA QUE PODE DOBRAR DE VALOR EM 2 ANOS

2. Redução da oferta da Rússia 

Outro ponto que pode beneficiar esta petroleira é a redução da oferta de petróleo russo. Na última sexta-feira (23) o vice-premiê da Rússia, Alexander Novak, afirmou que o seu país deve reduzir a produção entre 500 mil e 700 mil barris por dia em 2023. 

Isso pode ser positivo para esta petroleira, pois com uma menor oferta e demanda crescente no pós-pandemia, o preço do barril de petróleo tende a se elevar no ano que vem. Já na sexta-feira (23), a notícia fez o petróleo fechar em alta de 2,96% e continuou subindo nesta semana. 

3. Não sofre interferências políticas 

Embora a Petrobras seja um dos principais nomes da Bolsa, as ações da petroleira não vivem um bom momento. Desde o início da disputa eleitoral, os papéis da estatal passaram por altos e baixos na expectativa do resultado do pleito. 

O fim das eleições não trouxe alívio para as ações da Petrobras. Com a vitória de Lula, os investidores começaram a temer que a companhia volte a ter seu negócio afetado por interferências políticas, semelhante ao que aconteceu no governo Dilma.  

Na avaliação de Felipe Miranda, com Lula no comando do país, temas como a construção de uma nova refinaria, aumento no quadro de funcionários da Transpetro e controle dos preços de combustíveis podem ser pautas recorrentes. 

Além disso, a proposta de mudança na Lei das Estatais põe em dúvida se Lula vai respeitar a atual política de preços da Petrobras. Todos esses questionamentos fizeram muitos investidores abandonarem as ações. 

Desde o fim das eleições (31/10) até 27/12, os papéis da Petrobras despencaram mais de 22% e a companhia já perdeu aproximadamente R$ 184 bilhões em valor de mercado. 

Por isso, desde o fim de outubro, a estatal está fora da carteira de ações consideradas “Oportunidades de uma Vida”, comandada por Felipe Miranda. Na visão do analista, manter a Petrobras no portfólio era correr um risco desnecessário. 

Em contrapartida, Miranda recomendou a compra desta petroleira privada. Pois, além de ter o potencial de multiplicar por dois em 24 meses, não sofre interferências estatais

CONHEÇA A AÇÃO DA PETROLEIRA QUE PODE DOBRAR DE VALOR EM 2 ANOS

Não só pode dobrar de valor: a ação de petroleira alternativa á Petrobras está barata

Apesar de todo o potencial desta petroleira, ela ainda é a mais barata do setor, veja só: 

Fonte: Empiricus Research

O gráfico acima compara o preço da ação em relação ao lucro (P/L), projetado para 2023. Perceba que, o P/L da petroleira indicada por Miranda é o menor em comparação com os seus pares. 

Contudo, o analista acredita que é só uma questão de tempo para que o mercado comece a notar o potencial da petroleira. 

Diante das dúvidas que rondam o futuro da Petrobras, a valorização dessa outra companhia pode começar a acontecer bem antes do esperado. A “fuga” de capital da gigante estatal pode beneficiar esta empresa. 

CONHEÇA A PETROLEIRA MAIS BARATA DA BOLSA

Por esses motivos, Felipe Miranda recomendou a compra da ação desta petroleira aos assinantes da série “Palavra do Estrategista”, cuja carteira teórica (Oportunidades de uma Vida) já rendeu 366,59% desde a sua criação em 03/09/2015.

Mas a boa notícia é que você pode conhecer o nome desta ação sem pagar nada. A Empiricus Investimentos está oferecendo como cortesia o acesso à recomendação da petroleira que pode dobrar de valor em 24 meses. 

Para isso, basta clicar neste link e seguir as instruções. Pode ficar tranquilo pois o acesso é gratuito mesmo e você não terá que se comprometer com nada, nem mesmo investir na ação se não quiser. 

Isabelle Santos

Sobre o autor

Isabelle Santos

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.