Investimentos

‘Na minha visão, a Tesla ainda envolve muita especulação, o que não é uma assimetria tão positiva’, afirma analista

Analistas da Empiricus comentaram os resultados das big techs norte-americanas, o “fenômeno DeepSeek” e o que fazer com as ações da Nvidia e da Sabesp na última edição do Podca$st

Por Maisa Leme

31 jan 2025, 14:35 - atualizado em 31 jan 2025, 15:28

Tesla tsla34 elon musk

Imagem: divulgação

Resultados operacionais, novidades relacionadas à Inteligência Artificial e decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos: o que não faltaram foram notícias para movimentar a semana no mercado.

Durante o último episódio do programa ‘Podca$t’, os analistas Enzo Pacheco e Larissa Quaresma, da Empiricus Research, João Piccioni, da Empiricus Gestão, e Bruno Henriques, do BTG Pactual, abordaram todos esses acontecimentos (assista ao vídeo completo no final desta matéria). 

DeepSeek ameaça o monopólio tecnológico americano?

Com o grande sucesso da DeepSeek, a nova IA chinesa, o mercado começou a discutir se a dominância estadunidense da tecnologia caiu ou não. Piccioni disse que em termos de poder e capacidade tecnológica, os EUA se mantêm na frente da China

O CIO da Empiricus Gestão ainda afirma que a China caminha “pelas bordas” para tentar criar mais com menos recursos – o que, ao menos neste último lançamento, ela obteve sucesso.

“Se não fosse na China, talvez a gente não tivesse essa ruptura no mercado [disse ao se referir à queda generalizada nas ações das big techs]. Talvez as bolsas caíram só porque era um hedge fund chinês. No fundo, a DeepSeek não é uma ameaça, é apenas uma evolução de um modelo já existente”, diz Piccioni.

Resultados operacionais do 4T24: Meta, Microsoft e Tesla

A Meta (M1TA34), empresa de Mark Zuckerberg, apresentou números positivos, consolidando uma receita em crescimento na casa de 20%. Ainda, tanto no trimestre, quanto no ano, obteve um lucro na ordem de 50%.

Pacheco destaca que a família de aplicativos Meta possui 3,3 bilhões de usuários diários. Dessa forma, ao menos metade do mundo utiliza algum app Meta. Nessa perspectiva, a empresa segue sendo uma ótima opção para os acionistas. 

Outra big tech a divulgar seus resultados nos últimos dias foi a Microsoft (MSFT34). Apesar dos números acima das expectativas, o guidance decepcionante para o próximo trimestre causou uma migração momentânea de Microsoft para a Apple (AAPL34), segundo Pacheco. 

O analista aponta que isso pode ser uma oportunidade para quem não tem MSFT34 na carteira, mas seguindo com uma exposição menor. 

Sobre a Tesla (TSLA34), a grande questão, para Pacheco, é: a análise será sobre a empresa de carros ou de tecnologia? A receita da parte automotiva no trimestre, conforme os últimos, caiu, totalizando U$ 25 bilhões. Por outro lado, a geração de energia e o segmento de Inteligência Artificial, cresce consecutivamente.

Com o cargo de Elon Musk no governo Trump, Pacheco diz que o mercado possui uma expectativa muito grande de que tudo dará certo para a Tesla – não por acaso, a companhia negocia a múltiplos tão esticados. 

“Na minha visão, a Tesla ainda envolve muita especulação, o que não é uma simetria tão positiva. Tem muita coisa no valuation que precisa dar muito certo para justificar o valor atual”, afirma o analista.

Compra ou vende?

Um dos quadros do Podca$t é o “Compra ou vende?”. Nele, os convidados dão suas recomendações para diferentes ativos. Desta vez, Nvidia (NVDC34), dólar e Sabesp (SBSP3) foram abordados. Confira: 

NVIDIA (NVDA)

  • Enzo Pacheco: Hoje, eu vendo. Em um curtíssimo prazo, acho que vai haver uma oportunidade de comprar melhor do que nos preços atuais. 
  • João Piccioni: No momento, ela está com uma narrativa bastante desfavorável. Porém, eu sou comprador de ações NVDA. As máquinas da NVIDIA vão rodar esses modelos da DeepSeek, então, vai haver uma linha de negócio dentro da empresa com modelos mais econômicos. Dessa forma, eu compro.

DÓLAR 

  • Larissa Quaresma: Eu compro, nesse preço, eu aumento minha posição em dólar considerando que ele está abaixo de R$ 6,00.
  • JP: Eu também, sigo com a Larissa.
  • EP: Não vou criar polêmica, compro também, R$ 5,90 já voltou bastante.

SABESP (SBSP3)

  • LQ: Eu gosto muito da história de comprar Sabesp. Mas prefiro comprar via Equatorial (EQTL3) [acionista de referência da Sabesp], acho que ficou muito para trás nesses últimos meses. Então, vendo Sabesp para comprar Equatorial, neste momento.
  • JP: Hoje eu compro Sabesp.
  • EP: Eu também compro, entre as opções da bolsa brasileira, ter uma parcela mais segura também é interessante.

Confira a conversa completa dos analistas clicando no bloco abaixo: 

Sobre o autor

Maisa Leme

Jornalista em formação pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente, estagia em redação no site da Empiricus.