Times
Investimentos

Não é Petrobras (PETR4): conheça a ação que deve ser a grande pagadora de dividendos em 2023, segundo analista

Mudança na política de dividendos dessa companhia pode fazer com que ela se torne a grande pagadora de dividendos para o próximo ano, de acordo com analista

Por Letícia Camargo

05 dez 2022, 11:19 - atualizado em 20 dez 2022, 17:22

ação dividendos não é petr4
Imagem: Freepik

Os dividendos pagos pela Petrobras (PETR4) deram o que falar em 2022. E não foi à toa, afinal a petroleira sagrou-se a maior pagadora de proventos da B3 e, em um certo período do ano, ocupou a primeira posição no mundo.

Para você ter uma ideia do quão brutal foi a distribuição dos lucros da companhia, agora o dividend yield referente aos últimos 12 meses das ações PETR4 é de 75%.

Mas, se você acompanha o noticiário com alguma frequência, deve ter visto que os dias de dividendos fartos da petroleira podem estar contados.

A atual política de dividendos da Petrobras é um dos principais focos de crítica por parte do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente eleito Lula, apesar da União ser a maior beneficiária dos proventos.

A nova presidência quer uma Petrobras de volta às áreas abandonadas por gestões anteriores, e com mais foco na expansão das atividades do que na remuneração de acionistas.

E por mais que a petroleira tenha anunciado um plano estratégico nesta quarta-feira (30), dizendo que pretende manter a sua política de dividendos, a verdade é que está tudo sujeito à aprovação do novo governo… 

É por isso que, provavelmente, não será a Petrobras a companhia que pagará os maiores dividendos de 2023.

Na verdade, os analistas do mercado já tem um nome em mente. E eu já te adianto que ele é bem “fora da curva”…

Essa será a maior pagadora de dividendos de 2023

Aquela que pode se tornar a grande pagadora de dividendos de 2023 é uma ação que foi garimpada na bolsa por Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research.

Ela é recomendada por ele desde março deste ano. Na visão do analista, desde essa época a ação já era boa por vários motivos:

  1. É a mais barata do seu segmento;
  2. Conta com boas avenidas de crescimento;
  3. Tem um modelo de negócios estável, previsível e rentável.

Por tudo isso, já seria um ótimo negócio investir nesta ação. 

Mas, como diz o ditado, “não há nada tão bom que não possa ser melhorado”. Sendo assim, algumas mudanças feitas pela companhia tornaram tudo ainda mais interessante.

Essas mudanças dizem respeito à sua política de dividendos.

Basicamente, 3 mudanças realizadas pela empresa tornaram os seus proventos muito mais atrativos:

  1. A companhia vai passar a remunerar os seus acionistas com, no mínimo, 50% do lucro líquido regulatório (antes, ela remunerava com 25% do seu lucro);
  2. A frequência com que esse pagamento será feito também foi alterada, de anual para trimestral;
  3. O prazo máximo para pagamento será de 60 dias contados da data de deliberação de cada distribuição.

Para Fernando Ferrer, “com esses ajustes na política de dividendos, acredito que essa ação tem tudo para se tornar uma grande distribuidora de proventos”.

SAIBA QUAL PODERÁ SER A GRANDE PAGADORA DE DIVIDENDOS PARA 2023

Proventos fartos estão no DNA dessa empresa…

Já que estamos em clima de Copa do Mundo, vale dizer que as ações boas pagadoras de dividendos se assemelham aos zagueiros.

Isso porque as empresas que distribuem dividendos com frequência são normalmente mais defensivas. Por isso, não é do perfil delas entregar grandes explosões de valorização em pouco tempo…

Pelo contrário, essas empresas são uma boa opção para quem quer construir renda passiva, com o dinheiro que “pinga” todo mês, trimestre ou ano. No caso da ação recomendada por Fernando, já vimos que o pagamento será trimestral.

Além disso, por serem previsíveis e estáveis, elas quase não sentem as oscilações do mercado e, portanto, têm menos risco. A ação da qual estamos falando, por exemplo, teve uma valorização de 9% este ano…

Não é muito, mas com certeza foi um resultado bem positivo, se comparado com outros setores da bolsa, penalizados pelas incertezas econômicas e políticas do país.

E quais são esses setores que são “portos seguros” e que pagam bons dividendos? Geralmente, quem tem esse perfil são os setores de energia elétrica e serviços financeiros.

Empresas como Taesa (TAEE11) e Santander (SANB11) são bons exemplos disso. A expectativa é que nesse ano elas paguem 15% e 8% em dividendos, respectivamente.

Mas calma, pois nenhuma dessas empresas é a cotada para ser a “grande pagadora de dividendos de 2023”.

O nome que está no radar de Fernando, como eu já te disse, é novo e fora do radar de boa parte dos investidores… 

Você já tem algum palpite?

Se ainda está na dúvida, não tem problema. A seguir, te mostro como descobrir o nome dessa empresa com poucos cliques e sem gastar nenhum centavo.

VEJA QUAL PODERÁ SER A GRANDE PAGADORA DE DIVIDENDOS PARA 2023 AQUI

Veja gratuitamente qual deve ser a grande ‘vaca leiteira’ de 2023

Já ouviu falar no termo “vaca leiteira”? É um jargão que o mercado financeiro usa para se referir às ações que mais pagam dividendos na bolsa brasileira.

Fernando Ferrer revelou o nome da ação com potencial para ser a grande “vaca leiteira” de 2023 para os assinantes da carteira recomendada dele, chamada “Melhores Ações da Bolsa”.

Geralmente, apenas quem paga pelo acesso à essa carteira recomendada tem acesso às recomendações feitas pelo Fernando. Mas hoje é o seu dia de sorte…

Hoje você pode conhecer a ação sem ser assinante e sem pagar nada, graças à uma cortesia da Empiricus Investimentos (a corretora do mesmo grupo).

Sendo assim, você não perde nada por clicar no botão abaixo para conhecer a ação que poderá ser a grande pagadora de dividendos de 2023. É de graça e só leva alguns minutos.

Depois você decide se essa recomendação faz sentido para o seu patrimônio:

Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.