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Números da Multiplan (MULT3) no 3T22 ratificam ano de recuperação dos shopping centers; veja se a ação é a melhor opção do setor

Números da Multiplan (MULT3) vem em linha com as estimativas do mercado, mas indicam que setor está se recuperando pós-pandemia

Por Caio Araújo

04 nov 2022, 11:00 - atualizado em 04 nov 2022, 11:00

Imagem: Divulgação/Multiplan

A Multiplan (MULT3) reportou, na quinta-feira (4), seus números referentes ao terceiro trimestre de 2022 (3T22). Dando sequência ao ano de recuperação dos shopping centers, o balanço veio veio em linha com as estimativas do mercado.

As vendas totais atingiram R$ 4,8 bilhões, crescimento de 28% em relação ao 3T21, período no qual os shoppings ainda estavam retornando a operar com toda a capacidade. A linha de serviços foi o principal diferencial do período, com crescimento de Same Store Sales (SSS) de quase 50% na comparação anual.

A taxa de vacância permaneceu estável na casa de 4,7%, mas o custo de ocupação merece certa atenção, dado que atingiu 14% no trimestre, aumentando o prêmio em relação à média histórica – neste quesito, vale analisar a capacidade de reajuste de aluguel da companhia para o próximo ano.

Linhas de locação e de estacionamentos são destaque

A receita líquida da Multiplan foi de R$ 455 milhões, 41% acima do 3T21, com destaque para o crescimento nas linhas de locação (SSR +27% vs 3T21) e de estacionamentos. Em tendência de queda, a inadimplência líquida foi de 2,8% no trimestre. Com isso, o NOI foi de R$ 386 milhões e sua margem ficou estável na casa de 88%.

No resultado financeiro, observamos o aumento de 115% nas despesas financeiras (R$ -103 mi), tendo em vista a elevação dos juros nos últimos meses. A companhia encerrou o trimestre com indicador dívida líquida / ebitda saudável de 1,72 vezes, com custo de dívida de 13,6%.

Por fim, diante do bom resultado operacional, a Multiplan registrou seu maior FFO (fluxo de caixa proveniente das operações) da história para um terceiro trimestre, na casa de R$ 247 milhões. O lucro líquido alcançou R$ 186 milhões, crescimento de 87,2% na comparação anual.

Apesar do bom desempenho de MULT3, IGTI11 segue a melhor opção do setor

A companhia também informou que as vendas de outubro seguiram em boa forma, atingindo R$ 1,6 bilhão (+13% vs out/21). Com crescimento robusto de geração de caixa, o segmento de shoppings continua se destacando no ambiente doméstico.

Entre as carteiras recomendadas da Empiricus, seguimos com posicionamento favorável para o segmento, com sugestão de compra para as ações de Iguatemi (IGTI11), que negociam a um P/FFO de 13,6 vezes para 2023 e com desconto elevado em relação a MULT3 (16 vezes).

Sobre o autor

Caio Araújo

Administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e profissional da Empiricus Research desde 2016. Com certificação CNPI, é o analista de Real Estate e responsável pela série Renda Imobiliária, que atua no mercado de fundos de investimento imobiliários.