Times
Investimentos

Surpresas para 2024: CEO da Empiricus Research aponta que Ibovespa poderia chegar aos 162 mil pontos e Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4) ficariam para trás

Em sua newsletter, Felipe Miranda, apontou que o mercado estaria subestimando o potencial do Ibovespa para 2024

Isabelle Santos

Por Isabelle Santos

28 dez 2023, 16:26 - atualizado em 28 dez 2023, 16:26

ibovespa bradesco santander

Estamos perto do fim de 2023 e, apesar de não ter sido um ano fácil para os investidores, o saldo é positivo. No acumulado do ano, o CDI rendeu mais 13%, o IFIX valorizou 13,72% e o Ibovespa tomou fôlego e subiu 21%

Ou seja, os investidores tiveram a chance de aproveitar boas oportunidades de ter retornos bem acima da inflação, já que, no acumulado do ano, o IPCA apresentou alta de 4,04%

Contudo, agora a pergunta que fica é: o que esperar de 2024?

Para o CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, é importante entender que o ano que vem não será feito apenas de notícias boas. Ele acredita que nomes de peso na Bolsa podem enfrentar um 2024 mais difícil. 

Por outro lado, 2024 pode trazer boas surpresas para o investidor, entre elas a chance de buscar valorizações de 35% a 40% em ações das melhores empresas do Brasil.

Recentemente, Felipe Miranda encaminhou um e-mail para assinantes revelando quais ações podem se dar bem no próximo ano e 3 nomes para investir em 2024.

O que está na mesa para 2024?

Na newsletter encaminhada aos assinantes, Felipe Miranda aponta para 10 possíveis surpresas para 2024.

Para Miranda, uma potencial surpresa refere-se a um acontecimento que o mercado precifica como algo com pouca chance de acontecer (menos de 33%), mas que, em sua visão, os acontecimentos sugerem uma probabilidade considerável (mais de 50%).

Dentre elas, duas chamam mais atenção. A primeira é que 2024 poderia não ser um bom ano para os bancos tradicionais, em especial para Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11). Ele explica que mudanças regulatórias estão dificultando a manutenção dos níveis de receita dessas instituições. 

Além disso, esses bancos não se adequaram às transformações recentes no setor, o que os coloca em desvantagem competitiva. 

Nesse cenário, o analista aponta que essas instituições poderiam ficar pressionadas de um lado por grandes players como Itaú (ITUB4) e BTG Pactual (BPAC11) e, na outra ponta, pelas fintechs.

Assim, Felipe Miranda acredita que em 2024 as ações que poderiam se dar bem são aquelas ligadas aos ciclos domésticos. 

Trata-se de empresas mais sensíveis a variações de juros. Ou seja, quando a Selic está alta essas empresas têm mais dificuldades para tomar empréstimos e ao mesmo tempo o ritmo de consumo diminui, impactando os resultados.

Por isso, essas companhias sofreram quando o Banco Central decidiu aumentar a taxa Selic.

Contudo, para o ano que vem é esperado que o Banco Central continue cortando juros. Além disso, o Fed (Banco Central americano) já dá indícios de que pode iniciar um ciclo de afrouxamento monetário em 2024. 

O analista pontua que “poucas coisas são tão poderosas para as ações quanto um ciclo combinado de queda dos juros pelo Fed e pelo Copom”. 

Nesse cenário, é esperado que elas tenham um maior potencial de valorização com a retomada da bolsa.

Ibovespa acima de 162 mil pontos?

Ao contrário do consenso de mercado que estima uma alta de 15% no índice, as ações brasileiras poderiam valorizar cerca de 25%. Para Felipe Miranda, uma das surpresas de 2024 seria o Ibovespa a 162 mil pontos. 

O analista aponta que boa parte das projeções para 2024 foram feitas antes do rali recente. Além disso, desconsidera o impacto da queda dos juros no desempenho das empresas.

Na opinião do analista, o Ibovespa poderia alcançar uma alta de 25% somando o potencial de crescimento dos lucros das empresas (15%) e uma expansão dos múltiplos (10%).

Assim, este pode ser um bom momento para o investidor aproveitar para incluir na carteira grandes compounders como Cosan (CSAN3), BTG Pactual, e Localiza (RENT3), aponta Miranda. 

Ele explica que essas ações são beneficiadas pelos ciclos domésticos. Mas, além disso, são empresas com vantagens competitivas, modelo de negócio rentável e capacidade para expandir os seus negócios ao longo do tempo. 

Na visão de Miranda, essas ações poderiam valorizar entre 35% e 40% a partir de 2024. Entretanto, elas não são as únicas. 

VEJA 10 AÇÕES PARA INVESTIR EM 2024

Confira 10 ações e mais 17 ideias de investimento para 2024

O ano de 2024 pode trazer muitas surpresas para os investidores, ou seja, é necessário estar bem informado e com ideias e teses bem fundamentadas.

Pensando nisso, os analistas da Empiricus Research vão liberar em primeira mão 5 carteiras recomendadas para 2024.

São ativos de 5 categorias diferentes que os analistas da casa acreditam que podem entregar bons retornos no próximo ano.

Além das 10 ações você poderá ficar sabendo as melhores recomendações para investir em: 

  • Dividendos; 
  • Fundos Imobiliários;
  • Ações internacionais; e
  • Criptomoedas.

A boa notícia é que você pode ter acesso gratuito à recomendação desses ativos na carteira de ações para 2024, como uma cortesia do Grupo Empiricus.

Para poder receber todas essas recomendações em primeira mão, de forma gratuita, basta clicar no botão abaixo:

 

Isabelle Santos

Sobre o autor

Isabelle Santos

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.