Se você acompanha o noticiário com alguma recorrência, sabe que o Brasil vive um momento recheado de incertezas, tanto no âmbito político quanto no econômico.
O novo governo, por exemplo, já dá sinais de uma gestão com mais gastos, tributos e um Estado maior.
Os principais indícios são a PEC da Transição, a retirada de algumas empresas estatais do processo de privatização, além da possível mudança na política de preços da Petrobras.
Todas essas medidas podem resultar no aumento da dívida pública. E para controlar o déficit, o governo pode aumentar a cobrança de impostos, pegar mais dinheiro emprestado ou emitir moeda. O resultado tende a ser o mesmo: uma alta da inflação e dos juros para contê-la.
Diante de tudo isso, parte do mercado já começa a projetar mais um ano com juros e inflação alta, por aqui. Um cenário difícil para a Bolsa, pois, nesse contexto, os ativos de risco acabam sendo mais penalizados.
Mas se por um lado o risco político pesa sobre o mercado, por outro, as ações brasileiras negociam a múltiplos semelhantes aos da crise de 2016 e também em 2020, no auge da pandemia.
Para o CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, em poucos momentos na história tivemos a chance de comprar ações das melhores empresas do Brasil ‘com desconto’.
E estamos diante de uma dessas raras oportunidades.
Por isso, o analista acredita que é possível, sim, ganhar dinheiro na bolsa investindo em duas das maiores empresas do Brasil.
Por que este é o momento certo para comprar ações?
O gráfico abaixo apresenta o preço sobre lucro (P/L) da Bolsa brasileira neste momento:
Perceba que as ações estão sendo negociadas em valores bem abaixo da média. E no período observado isso aconteceu apenas outras duas vezes: entre 2015 e 2016 e no início de 2020. Ou seja, durante a crise do governo Dilma e no auge da pandemia de covid-19.
Para Felipe Miranda existem duas grandes oportunidades aqui: a primeira delas é a possibilidade de comprar ações de excelentes empresas pagando muito pouco.
Além disso, o analista afirma que, historicamente, sempre que a bolsa bolsa chegou nesse nível de preço, houve uma performance positiva das ações nos 18 meses seguintes.
Ou seja, além de conseguir um excelente desconto, o investidor pode ter a chance de “surfar” a valorização desses ativos num futuro próximo.
Contudo, é preciso ter cautela ao escolher os ativos que vão compor a sua carteira. Nesse sentido, Miranda recomenda o que ele chama de ações quality.
Isto é: empresas de alta liquidez, referência em seus setores, com balanço forte e capacidade de atravessar turbulências.
Para Felipe, se o cenário macroeconômico melhorar, essas ações podem oferecer ganhos significativos.
E, se o cenário azedar e enfrentarmos uma crise econômica ou política, essas ações tendem a ser menos impactadas.
CONHEÇA DUAS DAS MELHORES EMPRESAS PARA INVESTIR EM 2023
Conheça as duas ‘Oportunidades de uma Vida’
Em uma revisão da carteira “Oportunidades de Uma Vida” para 2023, Felipe Miranda recomendou a compra das ações de duas empresas que ele considera espetaculares e estão baratas:
- Ação “top-pick” dos investidores institucionais que negocia com 20% de desconto em sua média histórica;
- Uma ação do setor de transportes que está 39% abaixo da média histórica de preço em 5 anos.
Geralmente, apenas quem é assinante da série tem acesso a essas recomendações, mas você vai poder conhecer o nome dessas duas ações sem assinatura e de graça.
A Empiricus Investimentos está oferecendo como cortesia o acesso gratuito ao relatório que revela quais são as duas ações recomendadas pelo estrategista-chefe da Empiricus Research.
Ou seja, você vai poder conhecer estas recomendações do Felipe Miranda sem desembolsar nenhum centavo por isso. Para isso, basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções: