Investimentos

Ouro alcança novo recorde histórico e corte do Fed aumenta atratividade para o metal; veja como investir

É um bom momento para investir em ouro? Entenda as possibilidades de investimento segundo analista da Empiricus Research.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

13 set 2024, 11:31 - atualizado em 13 set 2024, 11:31

investir em ouro gold

Imagem: iStock/ brightstars

O ouro alcançou um novo recorde histórico nesta quinta-feira (12). Com as expectativas crescentes do início de ciclo de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve. 

Agora, o preço do ouro ronda o patamar de US$ 2.570 por onça. 

“Neste ano, os preços já subiram quase 25%, impulsionados também pelas compras de bancos centrais e pela forte demanda por ativos de proteção devido aos conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia”, recapitula o analista de macroeconomia, Matheus Spiess. 

Spiess conta que, desde que recomendou a oportunidade de investir em ouro, no ano passado, ativos como o ETF de ouro da B3 (B3SA3), GOLD11, valorizou mais de 50% e o ETF americano IAU cresceu cerca de 40% em dólares. 

Ainda vale a pena investir em ouro?

Na opinião de Spiess, sim, ainda há um cenário positivo para sustentar os investimentos em ouro – que são classicamente conhecidos como uma importante reserva de valor.

“Quando abordei o assunto pela primeira vez, o ouro estava cotado em torno de US$ 1.800 por onça. Foi uma trajetória significativa até o valor atual”, relembra o analista. 

De seu ponto de vista, o iminente ciclo de cortes de juros nos países desenvolvidos está apenas começando. Com isso, espera-se que o ritmo de compra do metal por autoridades monetárias continue. Para ele, apesar de comprar ouro seja uma opção volátil, também pode ser uma estratégia benéfica de longo prazo. 

“Além disso, estudos indicam que manter ouro na carteira pode melhorar a relação risco-retorno em horizontes de tempo mais amplos. Se as taxas de juros globais ameaçam impactar negativamente a economia em breve, essa reserva de valor histórica pode oferecer suporte aos investidores”, explica Spiess. 

O IAU e o GOLD11, cita ele, são opções para quem busca essa exposição. “É fundamental, porém, que qualquer decisão seja tomada com base no dimensionamento adequado das posições, respeitando seu perfil de risco e garantindo a diversificação da carteira, com as proteções necessárias associadas”, completa o analista.

Além das opções mencionadas, existem ainda outras formas de buscar lucros com investimentos em ouro. Para isso, o analista da Empiricus Research Enzo Pacheco preparou um curso gratuito para ensinar em detalhes como usar o metal precioso para proteger os seus investimentos em tempos de crises econômicas. 

Para acessar o material gratuito, basta acessar este link e começar a aprender sem nenhum custo sobre as melhores formas de investir em ouro.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Sobre o autor

Camila Paim

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.