Investimentos

Para analista, Investor Day de 3Tentos (TTEN3) mostra por que companhia deixa concorrentes do agro ‘comendo poeira’

“Saímos do evento mais otimistas do que antes”, afirma especialista em small caps, da Empiricus Research. Confira como foi a visita à 3Tentos e as expectativas para a ação.

Por Nicole Vasselai

31 ago 2023, 14:06 - atualizado em 31 ago 2023, 14:19

3tentos (TTEN3)

Nesta semana, a 3tentos (TTEN3), gaúcha do agro que atua em insumos, originação, comercialização e processamento de grãos, realizou seu “Investor Day” de 2023, do qual a Empiricus Research fez parte.

“As nossas perspectivas para 3Tentos já eram favoráveis, mas os resultados não só reafirmaram isso como surpreenderam o mercado e também a gestão que, inclusive, revisou para cima as projeções de suas operações”, explica Isabelle Lima, analista de ações small caps da Empiricus Research que visitou unidades da companhia no Mato Grosso.

3Tentos atualizou suas projeções para 2025

Como pontua a especialista, na segunda-feira (28), a companhia emitiu um comunicado em que atualiza suas projeções até 2025, com dados da evolução do número de lojas, área de cobertura e capacidade estática.

Dentre seus principais objetivos está a elevação em 50% de sua capacidade de processamento de soja no próximos dois anos e alcançar 2,4 milhões de toneladas em 2025, além de expandir todos os negócios no Centro-Oeste.

A escolha do lugar foi estratégica. Além de a região [do Mato Grosso] ser a produtora líder, alinhada com os interesses da companhia (grandes plantios de soja, trigo, e próximas a companhias consumidoras de farelo de soja), possui uma cultura disseminada de segunda safra (safrinha), o que soluciona um gargalo no calendário dos cultivos do Rio Grande do Sul“, analisa Isabelle.

Em 2022, a empresa tinha cinco lojas no Mato Grosso e atendia o equivalente a 3,5 milhões de hectares de área de produção. Em 2023, pretende chegar a oito unidades e atender 5,8 milhões de hectares.

O Rio Grande do Sul encerrou 52 lojas, com 5,6 milhões de hectares. A ideia é abrir 10 novas lojas em três anos, com atendimento a 8,3 milhões de hectares.

“Outra conveniência é que todas as unidades da companhia estão em volta da principal via (BR-163) de ligação para diversos pontos de escoamento dos produtos, favorecendo a logística para os negócios de trading“, destaca a especialista, como mostra o mapa abaixo.

Fonte: 3Tentos

Para Isabelle, essa mudança nas projeções vem no momento em que a companhia observa a assertividade do seu modelo de negócio, que tem conquistado clientes e fragilizado a concorrência, já machucada pelo momento difícil do setor.

Bem à frente da concorrência

“Enquanto o setor agro vive um dilema, com a queda no preço das commodities e o consequente desestímulo dos produtores que estavam sub estocados, a nova operação aproveita o momento para fazer suas primeiras estocagens sem muitas dificuldades“, conta a especialista.

“Inclusive, na visita à fábrica de Vera-MT era nítida a movimentação dos caminhões, com o desembarque e embarque dos grãos”.

Segundo ela, por enquanto, a fábrica recebe os grãos comercializados e faz o beneficiamento na indústria apenas via farelo de soja, mas a expectativa é que nas próximas semanas a ANP libere a licença para operação do biocombustível.

Também diz que há rumores no mercado sobre um possível aumento na mistura do biodiesel, que foi um grande percalço para o setor nos últimos meses: “O aumento de volume com o início da fábrica de Vera e incentivos na comercialização e preço serão muito bem-vindos”, avalia.

“A gente também não descarta a possibilidade de a empresa replicar o processo industrial de beneficiamento da soja em farelo, óleo e biodiesel para o milho com etanol, por exemplo. Ao que tudo indica, essa história ainda guarda muito potencial e inúmeras possibilidades, exatamente o perfil de microcap que gostamos”.

Isabelle ainda reforça que as notícias também são positivas para os demais segmentos. De acordo com ela, a companhia já tem observado uma estabilidade nos preços das commodities, o que tem influenciado na fixação dos produtores, com o único adendo de que esse processo ocorre gradualmente: “Esperamos observar uma tímida recuperação nos números, com margens ainda pressionadas”.

Quais as expectativas da Empiricus Research para a 3Tentos?

Mas ao olharmos um pouco mais para a frente, as nossas projeções são favoráveis para a companhia, pois ela contará com uma operação integrada e completa no MT, que deve trazer grandes sinergias para os resultados consolidados. 

Embora ainda tenhamos muitos frutos para colher dessa fase, com um pouco mais de ousadia começamos a nutrir o desejo de saber os capítulos seguintes dessa história. 

Com um modelo diferenciado no mercado, vemos um grande potencial de a 3tentos conseguir replicar a mesma estrutura em outras potências regionais agro pelo país. Inclusive, os executivos têm mapeado esses lugares para, quem sabe num futuro não tão distante, partir para novos desafios. 

Reprodução: Três Tentos

“Com um negócio sólido, resiliente, um bom modelo de replicação e bem gerido, saímos do evento ainda mais otimistas do que antes“, finaliza Isabelle.

A 3tentos (TTEN3) continua sendo uma recomendação da série Microcap Alert, da Empiricus Research. E se quiser conhecer as outras 9 small caps recomendadas pela casa que podem disparar com o próximo corte da Selic e que já entregaram 7x o retorno do Ibovespa em 2023, acesse este relatório.

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.