Não parece que teremos um ano ruim nos mercados, só um curtíssimo prazo ruim. Essa é a impressão de Felipe Miranda, fundador e analista-chefe de investimentos da Empiricus Research, segundo o que disse nesta live, em seu perfil do Instagram.
Para ele, estamos entrando na segunda fase do bull market da Bolsa.
As duas etapas do bull market da Bolsa
A primeira fase, explica, é aquela do início da queda das taxas de juros, em que começa a haver uma reavaliação geral das ações por parte dos investidores. A Bolsa como um todo se torna “barata”.
“O investidor topa pagar para um mesmo lucro um maior preço. Isso quer dizer que aos poucos o capital da renda fixa retorna lentamente para a Bolsa. Então, a relação preço sobre lucro aumenta”, comenta.
O segundo momento do bull market, ele diz, é quando os juros já estão caindo, se vê uma queda das despesas financeiras e as empresas vendem mais também, com crescimento de lucros.
“Uma vez que todas as empresas começam a se beneficiar do ciclo de corte dos juros, é hora de olhar a expansão de lucros de cada uma. Se o investidor souber selecionar os ativos brasileiros, tem empresas ampliando o lucro em 30%, 40%, 50%. E a partir desse aumento é que as ações vão andar”.
Queda é oportunidade para comprar empresas de qualidade: quais ações valem a pena?
Como exemplo, o CIO da Empiricus Research cita algumas quedas “infundadas”, segundo ele, de ações de qualidade no pregão de quarta-feira (10).
“Ontem o investidor teve a chance de comprar Arezzo (ARZZ3) caindo 5% – case que se beneficia da melhora da inflação, além da B3 (B3SA3) e BTG Pactual (BPAC11), que caíram 3,5%. BPAC11, inclusive, está no mesmo patamar [de preço] de um ano atrás, sendo que houve crescimento de 25%, 30% de lucro. Localiza (RENT3) também melhorou muito seu resultado e só ontem caiu 3,5%. Cosan (CSAN3) é outro case de qualidade com preço bem atraente”.
Para Miranda, essa é a oportunidade de comprar ativos muito baratos, com uma economia que está em um bom momento e com lucros indo bem. “Acredito nisso mesmo com uma reavaliação de quando o ciclo de corte de juros americanos vai acontecer. A defasagem da política monetária sempre existe em relação ao aumento dos lucros das empresas e à valorização dos ativos de risco”.
Ele ainda estima que o mercado comece a olhar em breve os ganhos de 2025 das empresas. “Quando isso acontecer, os investidores vão estimar um crescimento de lucro de 25% pro ano que vem e aí o mercado vai ver o quanto as ações estão baratas”.
Para encerrar a live, o analista ainda recomendou mais três ações que estão entre suas favoritas: 3R Petroleum (RRRP3), Stone (STOC31) e Direcional (DIRR3).
Neste relatório gratuito, você encontra a lista completa de 10 ações recomendadas por Miranda e sua equipe para investir agora.