Investimentos

Petrobras (PETR4): Queda na popularidade do governo Lula pode respingar nas ações e nos dividendos da companhia?

Mercado teme que governo possa usar estatais, como a Petrobras, para tentar recuperar popularidade perdida; analista Ruy Hungria, da Empiricus, comenta riscos

Por Juan Rey

25 mar 2025, 10:00 - atualizado em 25 mar 2025, 10:00

lula petrobras petr4

(Imagem: Divulgação/Montagem: Fernanda Lopes)

É quase unanimidade entre os analistas do mercado financeiro que, ao considerar apenas a questão operacional, as ações da Petrobras (PETR4) estão baratas. No entanto, os riscos políticos fazem com que muitos investidores fiquem com o “pé atrás” na hora de incluir os papéis da estatal na carteira.  

As preocupações vão desde uma possível redução no preço do combustível em uma tentativa do governo de recuperar a popularidade, que está em baixa segundo pesquisas recentes, até em relação a investimentos em segmentos menos rentáveis do que o pré-sal, principal fonte de receita da companhia.

O analista Ruy Hungria, da Empiricus, destaca que essas preocupações sempre vão existir enquanto a companhia for estatal, dado o histórico atribulado nesse quesito. 

No entanto, Hungria lembra que atualmente a companhia está mais blindada do que estava na Era Dilma, quando uma série de medidas em relação ao preço dos combustíveis e superinvestimentos levaram a Petrobras “a um patamar crítico de endividamento”. Na ocasião, as ações PETR4 chegaram a custar menos de R$ 5 na bolsa de valores.

Medidas do governo podem colocar dividendos da Petrobras em risco?

O analista não descarta algumas medidas do governo para tentar recuperar alguns pontos percentuais de popularidade. No entanto, ele avalia que não será nada drástico a ponto de piorar os resultados da companhia ou de colocar os dividendos em risco.

“A Petrobras demora a reajustar o preço do combustível em relação ao patamar internacional. Pode ser que, pela necessidade do governo de recuperar a popularidade, não espere tanto tempo quando houver uma queda no preço lá fora. Mas, neste momento, não vemos a companhia abaixando os preços na contramão dos preços lá fora, o que aí sim seria uma medida muito ruim”, avalia o analista. 

Empiricus recomenda PETR4 para buscar dividendos

A Empiricus, inclusive, aproveitou a queda recente para colocar as ações da Petrobras (PETR4) nas carteiras de dividendos da casa, Vacas Leiteiras e Double Income.

“Mesmo que tenha um ruído aqui e ali, pela Lei das Estatais, que traz uma proteção para a governança da companhia, entendemos que essas medidas [populistas] teriam um efeito muito marginal no todo. Não muda o fato de que a Petrobras está barata e continua a ser uma ótima pagadora de dividendos”, destacou Hungria em entrevista ao programa Giro do Mercado, do portal Money Times. 

Nas estimativas do analista, as ações PETR4 negociam a um múltiplo preço/lucro de 3,5 vezes, e um dividend yield projetado de 12%, “sem considerar a possibilidade de dividendos extraordinários”.

Para conhecer outras cinco ações recomendadas pela Empiricus para buscar dividendos, clique aqui e acesse o relatório gratuito com as teses nos papéis.

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br