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Petz (PETZ3) reporta números abaixo do esperado no 3T22, mas apresenta ‘avenidas de crescimento’; análise

Receita bruta cresce 38% na comparação anual e faturamento digital se destaca; por outro lado, Zee Dog, aposta da Petz para internacionalização da marca, desaponta

Por Fernando Ferrer

09 nov 2022, 11:55 - atualizado em 10 nov 2022, 14:29

Petz PETZ3
Imagem: Divulgação

A Petz (PETZ3) divulgou seus números trimestrais referentes ao 3T22, que vieram levemente abaixo do consenso de mercado.

No 3T22, a receita bruta cresceu 38% em relação ao 3T21, apesar de uma base de comparação forte e um ambiente macroeconômico desafiador no varejo, superando a marca dos R$ 885 milhões. O crescimento da receita reflete a forte performance do segmento de produtos (+24%), o aumento da penetração do digital e do parque de lojas, que atingiu 200 no trimestre.

O same store sales (SSS) cresceu 8%, o menor dos últimos cinco trimestres, explicado principalmente pela forte base de comparação (+21,8%), cenário macroeconômico desafiador e também pelo ritmo acelerado de abertura de lojas que acaba gerando algum tipo de canibalização. De acordo com a companhia, excluindo o efeito da canibalização e de fechamento temporário de loja por conta de reformas, o indicador de vendas mesmas lojas seria de 15%.

Indicador de vendas mesmas lojas da Petz desde o 3T21. Fonte: Petz

Faturamento do e-commerce é destaque

O faturamento do digital foi de R$ 325 milhões, crescimento de 64% em relação ao ano anterior e com a participação do Digital atingindo novo recorde de 36% das vendas totais contra 31% no 3T21.

A integração dos canais de venda é outro ponto que merece destaque. O índice omnichannel, que reflete essa estratégia, atingiu 90% no trimestre, referência no varejo brasileiro e global. Nesse contexto, 100% das unidades oferecem “pick-up” e “ship from store”, proporcionando uma equação de valor única para a experiência do cliente com redução substancial do tempo de entrega e do custo de frete.

Do lado negativo, a Zee Dog, que era a grande aposta da companhia no segmento de produtos e na internacionalização da marca, cresceu 16% o seu faturamento, com destaque para a vertical da Zee Now, que avançou 33%. Desconsiderando ajustes pontuais na base de comparação, o desempenho do faturamento foi ainda pior – queda de 12%. Um ponto importante a se monitorar para frente será o crescimento da receita e o comportamento das margens da Zee Dog.

Com isso, o ebitda da companhia atingiu R$ 72 milhões, estabilidade em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e o lucro líquido caiu 8%, para R$ 31 milhões.

PETZ3: expansão e maturação pavimentam avenida de crescimento

Em termos de perspectivas, a companhia informou que atingiu em setembro o menor patamar de inflação interna nos últimos 12 meses, sinalizando um cenário construtivo para o ambiente de consumo em 2023.

Além do enorme potencial de crescimento do mercado Pet no Brasil, a Petz possui uma grande avenida de crescimento em função da abertura de novas lojas, maturação das lojas existentes e do crescimento do segmento de serviços e novas categorias, que aumentarão a fidelização do cliente.

Porém, como falamos, será importante acompanhar o crescimento e a rentabilidade da operação da Zee Dog, que mais uma vez foi retratora de resultado. Negociando a 25 vezes lucro para 2023, a Petz (PETZ3) é uma indicação das séries Carteira Empiricus e As Melhores Ações da Bolsa.

Confira a análise completa de Fernando Ferrer:

Sobre o autor

Fernando Ferrer

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e com MBA em Finanças pela mesma instituição, Fernando Ferrer atua na Empiricus como analista de investimentos há 5 anos cobrindo os setores de Varejo, Saúde e Infraestrutura. Atualmente, é responsável pela série best-seller As Melhores Ações da Bolsa e faz parte da equipe que comanda o Carteira Empiricus, o portfólio multimercado que é o carro-chefe da casa.