Times
Investimentos

Por que investir em TSMC (TSMC34), ação concorrente da Nvidia que dobrou em 2024

Analista recomenda compra de ações da TSMC, maior fabricante de chips do mundo

Por Letícia Flávia Pinheiro

05 jul 2024, 10:16 - atualizado em 05 jul 2024, 10:16

Chips Nvidia e TSMC
TSMC34 já rendeu +100% em 2024 e é ação mais barata do que Nvidia, segundo analista; entenda tese

Na corrida pela Inteligência Artificial, quem não tem ações de empresas que atuam no segmento de semicondutores na carteira pode ficar para trás. 

Nvidia (NVDA) e Advanced Micro Devices (AMD) são as mais conhecidas do setor. No entanto, há outra companhia que já entregou 100% de retorno neste ano e está ainda mais atrativa para comprar agora: a Taiwan Semiconductor Manufacturing (B3: TSMC34 | NYSE: TSM). 

Se você nunca ouviu falar dela, você não é o único. Brinca-se que a TSMC é a  “maior empresa mais desconhecida do mundo” pelo grande público. Mas não deveria ser — afinal, estamos falando da maior fabricante de chips mundial. 

Responsável por cerca de 90% dos semicondutores superavançados do planeta, você já pode imaginar a relevância da companhia para a economia global. Não por acaso, a TSMC também  fornece chips para marcas globais como Apple e Nvidia

Para o analista de ações internacionais da Empiricus Research, Enzo Pacheco, a TSMC é a ação mais barata do segmento. 

Por essa razão, ele a colocou em sua carteira com os 5 melhores BDRs para investir em julho (acesse gratuitamente aqui)

Confira a tese detalhada a seguir: 

TSMC é ação mais barata entre seus pares e já entregou +100% em 2024; entenda tese 

Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd. Fonte: Divulgação
Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd. Fonte: Divulgação

Pioneira no modelo de negócio focada na fundição de semicondutores, a TSMC é mais uma ação que surfa no “boom” da inteligência artificial. 

Inclusive, no momento em que escrevo esse texto, seu BDR (certificado que representa ações de empresas de capital aberto no exterior) acaba de registrar uma máxima histórica: quase R$ 127.

Sabe o que é isso? +390% de retorno em 5 anos e +102% só em 2024. Veja a performance do ativo ao longo do ano abaixo: 

Performance de TSMC34 em 2024. Acesso: 03/07/2024. Fonte: Google Finance
Performance de TSMC34 em 2024. Acesso: 03/07/2024. Fonte: Google Finance

Apesar da guinada de preço nos últimos seis meses, ela ainda é a mais barata no setor de semicondutores

Chip semicondutor. Fonte: Pixabay
Chip semicondutor. Fonte: Pixabay

Enquanto a Nvidia e a AMD estão negociando por cerca de 45 e 60 vezes seus lucros projetados, o múltiplo da TSMC está perto das 25 vezes.

“Parte desse desconto está ligado ao receio geopolítico, dado a possibilidade de um conflito entre China e Taiwan acabar espirrando na empresa”, afirma o analista.

Contudo, vale o risco. Afinal, além da TSMC possuir grande importância para a economia global, ela também conta com uma tecnologia muito mais avançada. Por isso, Pacheco acredita que qualquer episódio contra a companhia será altamente calculado para evitar maiores problemas.

E saiba que a tese não é ancorada apenas no potencial da inteligência artificial. Os chips também estão nos mais diversos objetivos da vida moderna: em celulares, geladeiras, lâmpadas de LED, cartões de banco, aviões e carros. 

Segundo Chris Miller, historiador e autor de A Guerra dos Chips, “praticamente todo celular, a maioria dos computadores e qualquer banco de dados do mundo tem chips produzidos pela TSMC”. 

Os dados comprovam. A empresa detém cerca de 58% de participação de mercado total de fundição, bem à frente da segunda colocada (a coreana Samsung, com pouco mais de 12%). 

E todo esse poderio deve permitir à empresa manter sua liderança por um bom tempo — razão pela qual Enzo Pacheco adicionou TSMC em sua carteira de 10 melhores BDRs (veja quais).

A perspectiva para o longo prazo é o desenvolvimento de chips cada vez mais avançados e com alto valor agregado, o que indica forte geração de caixa para novos investimentos em produtos ainda mais tecnológicos. 

Gostou de TSMC? Veja outras 9 ações internacionais para buscar lucros em julho 

Com o dólar nas alturas e índices da bolsa americana “em festa”, só não investe em ações internacionais quem não quer ganhar dinheiro. E se você busca lucrar, aqui está uma oportunidade: 

A Empiricus Research, empresa do grupo BTG Pactual, está disponibilizando como cortesia o acesso à carteira 10 Melhores Ações Internacionais, sem nenhum custo. 

  • Todas as indicações são BDRs negociados na bolsa brasileira. Dessa forma, é possível surfar a valorização dos papéis sem a necessidade de ter dólares, abrir uma conta no exterior ou lidar com moedas estrangeiras.

TSMC é apenas uma das ações, mas ainda há outras 9 recomendações de empresas de qualidade. 

Para acessar o nome e tese de todas elas gratuitamente, basta clicar no botão abaixo e deixar seu melhor email:

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora do Grupo Empiricus