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Porto (PSSA3) contrata novo CEO: a companhia continua um bom case de investimento?

O “ex-Gol” Paulo Sérgio Kakinoff irá assumir o cargo de presidente da Porto em 2024, depois de 10 anos na companhia aérea; analista avalia perspectivas

Por Nicole Vasselai

31 maio 2023, 16:16 - atualizado em 31 maio 2023, 18:03

Porto (PSSA3) e novo CEO
Imagem: Divulgação/Porto

Nesta quarta-feira (31), a Porto (PSSA3) anunciou, pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a contratação de um novo CEO, o “ex-Gol” Paulo Sérgio Kakinoff. A partir de 2 de janeiro de 2024, Kakinoff substituirá Roberto Santos, que ocupa o cargo desde 2018.

Antes de atuar por 10 anos no comando da companhia aérea, o futuro CEO da Porto passou 18 anos na indústria automobilística, incluindo empresas como a Audi Brasil.

Relembrando as linhas de negócio da Porto

Embora seja mais conhecida pela divisão de seguros, hoje a Porto atua em mais vertentes, como saúde e serviços financeiros.

Segundo conta Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, no Giro do Mercado de hoje o produto de destaque da companhia é o Seguro Auto. O serviço voltado para veículos é responsável por 50% do faturamento da companhia. Além disso, em torno de 12% é composto pelo segmento de saúde, com forte investimento em novas iniciativas, como planos de saúde para cachorros”.

Ferrer também comenta sobre a “tempestade perfeita” pela qual essa linha de negócio da Porto passou no ano passado, assim como outros cases desse setor, a exemplo de Hapvida (HAPV3): “O índice de sinistralidade da Porto chegou a 90% em 2022, o que é um indicador ruim, mas a empresa conseguiu recuperar bem no primeiro trimestre de 2023 e se aproxima de índices melhores, caminhando para o que vimos no pré-pandemia”.

Lembrando que a sinistralidade é uma das métricas mais importantes para uma empresa de seguros, já que representa a diferença entre o custo dos sinistros e o prêmio repassado às operadoras de plano de saúde. Quando esse percentual é alto, é sinal de que os custos estão “encostando” na rentabilidade.

Além disso, no programa, Ferrer comenta se o corte de impostos de carros populares poderia afetar Porto de alguma maneira: “Por um lado, se o carro fica mais barato, o preço do seguro também barateia, mas, por outro, o fato de ter mais automóvel na rua aumentaria a demanda pela contratação de seguro, o que é bom para a companhia”. Mas o analista reforça que ainda é preciso saber por quanto tempo essa medida se manterá válida, para entender a fundo os benefícios e desvantagens para a empresa.

Afinal, a Empiricus Research ainda gosta das ações de Porto (PSSA3)?

No geral, o especialista diz que a companhia tem todos os requisitos que a casa de análise procura em uma empresa. “A Porto tem boa governança, tem controladores sólidos, como o Itaú, e tem boas oportunidades de crescimento à frente”.

Além disso, aos preços atuais, Ferrer recomenda a compra das ações de Porto (PSSA3), que negociam a 8 vezes preço/lucro, o que historicamente é barato.

Para conferir a análise completa, assista ao Giro do Mercado de hoje. E se quiser ficar por dentro das próximas recomendações de investimentos em primeiro mão, clique aqui e cadastre-se para receber relatórios gratuitos.

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.