Antes de se despedir de 2024, alguns investidores procuram as últimas oportunidades para capturar dividendos em novembro e ainda em dezembro.
Enquanto a postura fiscal do governo continua mantendo o mercado financeiro em suspense, as eleições municipais serviram para pressionar uma revisão mais profunda dos gastos federais.
“No entanto, a equipe econômica parece estar tendo dificuldades em convencer o presidente Lula sobre o assunto, e mesmo que Fernando Haddad e Simone Tebet falem que o governo está preparando um corte importante, o mercado parece ter se cansado das promessas e agora quer ver um ajuste de fato”, avalia o analista de ações Ruy Hungria, da Empiricus Research.
Enquanto essa questão está em aberto, Hungria selecionou 5 ações para investir com foco em dividendos. Confira quais foram elas a seguir.
Ações para buscar dividendos em novembro
Apesar do cenário econômico considerado adverso pelo analista, ele reforça que “é sempre importante lembrar que carregamos empresas boas, baratas e pagadoras de dividendos na carteira, o que também significa que elas conseguem entregar boa rentabilidade mesmo em períodos difíceis”, comenta.
Prova disso, afirma o analista, foi a valorização da carteira de dividendos de outubro, que conseguiu ficar no positivo, apesar do desempenho ruim do Ibovespa.
Além disso, caso surjam sinalizações fiscais positivas, Hungria acredita que há espaço para uma “reprecificação importante dos ativos brasileiros”, o que também deve beneficiar o portfólio de dividendos de novembro.
Mudanças na carteira de dividendos de novembro
Seguindo a estratégia do analista, as cinco empresas boas pagadoras de dividendos selecionadas em novembro são:
- Gerdau (GGBR4)
- Eletrobras (ELET6)
- Telefônica – Vivo (VIVT3)
- Porto (PSSA3)
- B3 (B3SA3)
Em outubro, o principal destaque negativo foi a Gerdau (GGBR4). “[A empresa] devolveu parte dos ganhos do mês anterior, mas com valuations que nos parecem bastante assimétricos”, avalia Hungria.
No lado positivo, Porto Seguro (PSSA3) foi um dos nomes que mais chamou atenção e segue ganhando a confiança do mercado com os novos segmentos de atuação. Na média, o dividend yield estimado desta carteira de dividendos para 2025 é de 6,4%.
Para conhecer melhor a tese por trás destas recomendações de investimento, te convido a acessar este relatório gratuito. No documento, os analistas da Empiricus Research atualizam mensalmente suas indicações de empresas sólidas, com modelos de negócio resilientes e que têm tudo para pagar ótimos dividendos no ano. Acesse o material gratuitamente aqui.