Times
Investimentos

Quais foram os destaques da temporada de resultados do 1T24? Veja um ‘resumão’ dos principais balanços

Analistas veem temporada ‘mista’, com setores que se destacaram positivamente, como o financeiro, e negativamente, como o de siderurgia

Por Juan Rey

17 maio 2024, 15:23 - atualizado em 17 maio 2024, 15:23

Quem se destacou positivamente na temporada de resultados do 1T24? E quem foi mal?

Com o fim dos balanços referentes ao primeiro quarto do ano, os analistas da Empiricus Research se debruçaram sobre os setores da bolsa para avaliar quais foram bem e quais ficaram abaixo das expectativas.

Para o analista Ruy Hungria, a temporada foi mista. “Alguns setores tinham uma base de comparação ruim no ano passado e finalmente mostraram evolução. Outros estavam com a régua alta e pioraram. E setores que já vinham embicando para baixo e mostraram resultados muito ruins.”

De uma maneira geral, com exceção das siderúrgicas, da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4), o analista viu uma melhora dos resultados na comparação anual. Apesar disso, o avanço foi aquém do esperado pelo mercado.

“Esse pouco abaixo do esperado combinado com uma seca na liquidez gerou reações exageradas. No final do dia, parece que foi uma temporada ruim, mas não foi o caso. Alguns setores foram piores que outros, mas entendo que foi positivo”.

Na visão do analista, os dois principais destaques negativos da temporada foram os setores siderúrgico e de saúde, em que apenas Gerdau (GGBR4) e Rede D’Or (RDOR3), respectivamente, se salvaram.

“A importação do aço chinês continua em alta e isso pesou nos resultados. No caso da Usiminas, por exemplo, a reação foi muito negativa. No setor de saúde também foi muito difícil, principalmente na questão de capital de giro, estoque e recebimento. A cadeia está difícil para muitos players.

GRÁTIS: QUERO RECEBER AS ANÁLISES DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DO 1T24

Varejo foi mal e setor financeiro bem, avalia analista

Para a analista Larissa Quaresma, as companhias mostraram operações saudáveis e menos alavancadas no primeiro trimestre do ano.

Dentre as linhas do resultado, a analista viu a rentabilidade como um destaque positivo da temporada, enquanto as receitas decepcionaram.

No que se refere aos setores da bolsa, a analista viu o varejo como um destaque negativo. “Esperava um crescimento mais forte que não veio.”

Na ponta positiva, a rentabilidade do setor financeiro chamou a atenção de Larissa. “Continua indo muito bem mesmo com a Selic menor.”

O CIO da Empiricus Gestão, João Piccioni, destacou os números do Mercado Livre (MELI34). “Dominou o setor de e-commerce, virou um líder absoluto.”

GRÁTIS: QUERO RECEBER AS ANÁLISES DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DO 1T24

Receba gratuitamente um ‘resumão’ dos balanços mais importantes da temporada de resultados do 1T24

Os analistas da Empiricus Research traduziram mais de 60 resultados das principais empresas do Brasil e do mundo e disponibilizaram gratuitamente.

Ao longo da temporada, mais de 3 mil investidores acessaram essas análises à medida em que os balanços eram divulgados e, com base nelas, tomaram decisões de investimento com embasamento técnico.

Agora, compilamos todas essas análises para que você, investidor, possa saber detalhadamente como está a saúde operacional das empresas que mais lhe interessam.

Dentre as companhias nacionais, você poderá conferir a “explicação” dos balanços de:

  • Vale (VALE3);
  • Petrobras (PETR4);
  • Caixa Seguridade (CXSE3);
  • Auren (AURE3);
  • Prio (PRIO3);
  • Gedau (GGBR4);
  • e dezenas de outras companhias.

Já nas internacionais, poderá conferir comentários sobre os números de: 

  • Apple (AAPL34);
  • Berkshire Hathaway (BERK34);
  • Tesla (TSLA34);
  • Meta (M1TA34);
  • Microsoft (MSFT34);
  • e muitas outras.

Veja um exemplo dos conteúdos publicados: 

Fonte: Empiricus Research

E o melhor é que você pode ter todas essas informações na palma da sua mão em poucos cliques e de forma 100% gratuita.

Ah, além dos comentários sobre os resultados, os analistas também deram suas recomendações sobre o que fazer com cada uma das empresas: comprar, vender ou ficar neutro.

Para receber este conteúdo em seu e-mail, basta cadastrá-lo no link abaixo. Em poucos minutos, as informações estarão à sua disposição.

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br