Encontrar ações para investir neste mês não é das tarefas mais fáceis. Em um clima natalino de alta da taxa Selic, dívida pública sem previsão de redução e aguardo de uma âncora monetária ainda pressionam o mercado.
“O pacote de corte de gastos apresentado para os próximos dois anos deverá ser suficiente para que o arcabouço fiscal seja cumprido em 2025 e 2026, porém não deverá diminuir a escalada da dívida pública com o percentual do PIB”, afirma Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research.
“Em algum momento, que eu não acho que será na administração atual, uma nova discussão [sobre o pacote de corte de gastos] vai precisar ser feita e com muito mais profundidade”, comenta a analista.
Em entrevista ao programa Giro do Mercado do portal de notícias Money Times, nesta segunda-feira (2), Larissa falou sobre o panorama econômico do Brasil em 2024 e abriu uma brecha para que os investidores acessem a carteira de 10 ações para investir em dezembro.
Onde a Selic vai parar em 2024?
De olho na taxa básica de juros, a Selic, para a seleção dos ativos para investir, o time macroeconômico da Empiricus Research tem um consenso de uma aceleração de 75 pontos-base, fechando o ano em 12%.
“Nesse sentido, temos priorizado mais defensividade, setores menos cíclicos e empresas que estejam menos expostas às variáveis macroeconômicas como dólar, juros ou que sejam impulsionadas pela alta destes fatores”, explica Quaresma.
Tripé macroeconômico está calejado
Segundo a analista, é sempre bom levar em consideração o tripé macroeconômico:
- Âncora fiscal;
- Âncora monetária;
- Câmbio flutuante.
“O câmbio flutuante ainda temos. A política fiscal, por sua vez, perdeu a confiança completa do mercado. Agora, resta saber sobre a âncora monetária”, avalia Quaresma.
No âmbito da política monetária, a troca de comando no Banco Central – saída de Roberto Campos Neto e chegada de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula – também deve atrair muita atenção do governo.
“Enquanto a gente estiver nessa situação de inflação e dólar altos, o mercado vai observar com muita atenção quais serão os movimentos [de Galípolo] no BC”, comenta a analista.
Analista revela ações para investir em dezembro
Levando estes fatores em conta, Quaresma conta o que foi mais relevante na hora de elaborar a carteira de ações para dezembro.
“Aumentamos o percentual da carteira para o setor financeiro, que é muito menos dependente do ciclo econômico e tende a se manter muito rentável”, comenta a analista.
Segundo ela, o portfólio de ações de dezembro conta com 15% em balcão, 5% em seguradora e 5% em empresas do mercado de capitais, que entregam retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) acima de 25% e que tradicionalmente operam bem com a alta da Selic.
Outra faceta da defensividade da carteira de ações foca no setor elétrico, concentrando os investimentos em uma geradora e uma distribuidora de energia. São elas, empresas de natureza pouco cíclica, muito resilientes e que negociam a valuation atrativos de dois dígitos acima da inflação, na descrição da analista.
Neste cenário, Quaresma revela que 50% da carteira de ações de dezembro está concentrada nestes dois setores não cíclicos, com uma redução da exposição a empresas sensíveis a juros em relação ao mês anterior.
Em suma, Quaresma enxerga que estamos diante de um bom momento para comprar ações, dado que há um consenso de que a bolsa de valores está “muito barata e pode estar faltando apenas um gatilho para ver o apreçamento dos papéis”.
Se você quer conferir na íntegra as ações para investir em dezembro segundo a equipe de analistas da Empiricus Research, acesse este relatório gratuito e confira 10 tickers recomendados.