Investimentos

Qual é o saldo do tripé macroeconômico em dezembro? Analista comenta cenário com 10 dicas de ações para investir

Analista de ações da Empiricus, Larissa Quaresma, abre carteira com 10 ações para investir em dezembro diante do cenário fiscal brasileiro.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

02 dez 2024, 16:43 - atualizado em 02 dez 2024, 16:43

macroeconomia brasil ações onde investir

Imagem: iStock/ anyaberkut

Encontrar ações para investir neste mês não é das tarefas mais fáceis. Em um clima natalino de alta da taxa Selic, dívida pública sem previsão de redução e aguardo de uma âncora monetária ainda pressionam o mercado. 

“O pacote de corte de gastos apresentado para os próximos dois anos deverá ser suficiente para que o arcabouço fiscal seja cumprido em 2025 e 2026, porém não deverá diminuir a escalada da dívida pública com o percentual do PIB”, afirma Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research.

“Em algum momento, que eu não acho que será na administração atual, uma nova discussão [sobre o pacote de corte de gastos] vai precisar ser feita e com muito mais profundidade”, comenta a analista. 

Em entrevista ao programa Giro do Mercado do portal de notícias Money Times, nesta segunda-feira (2), Larissa falou sobre o panorama econômico do Brasil em 2024 e abriu uma brecha para que os investidores acessem a carteira de 10 ações para investir em dezembro

Onde a Selic vai parar em 2024?

De olho na taxa básica de juros, a Selic, para a seleção dos ativos para investir, o time macroeconômico da Empiricus Research tem um consenso de uma aceleração de 75 pontos-base, fechando o ano em 12%. 

“Nesse sentido, temos priorizado mais defensividade, setores menos cíclicos e empresas que estejam menos expostas às variáveis macroeconômicas como dólar, juros ou que sejam impulsionadas pela alta destes fatores”, explica Quaresma. 

Tripé macroeconômico está calejado

Segundo a analista, é sempre bom levar em consideração o tripé macroeconômico

  • Âncora fiscal;
  • Âncora monetária;
  • Câmbio flutuante.

“O câmbio flutuante ainda temos. A política fiscal, por sua vez, perdeu a confiança completa do mercado. Agora, resta saber sobre a âncora monetária”, avalia Quaresma. 

No âmbito da política monetária, a troca de comando no Banco Central – saída de Roberto Campos Neto e chegada de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula – também deve atrair muita atenção do governo. 

“Enquanto a gente estiver nessa situação de inflação e dólar altos, o mercado vai observar com muita atenção quais serão os movimentos [de Galípolo] no BC”, comenta a analista. 

Analista revela ações para investir em dezembro

Levando estes fatores em conta, Quaresma conta o que foi mais relevante na hora de elaborar a carteira de ações para dezembro

“Aumentamos o percentual da carteira para o setor financeiro, que é muito menos dependente do ciclo econômico e tende a se manter muito rentável”, comenta a analista. 

Segundo ela, o portfólio de ações de dezembro conta com 15% em balcão, 5% em seguradora e 5% em empresas do mercado de capitais, que entregam retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) acima de 25% e que tradicionalmente operam bem com a alta da Selic. 

Outra faceta da defensividade da carteira de ações foca no setor elétrico, concentrando os investimentos em uma geradora e uma distribuidora de energia. São elas, empresas de natureza pouco cíclica, muito resilientes e que negociam a valuation atrativos de dois dígitos acima da inflação, na descrição da analista.

Neste cenário, Quaresma revela que 50% da carteira de ações de dezembro está concentrada nestes dois setores não cíclicos, com uma redução da exposição a empresas sensíveis a juros em relação ao mês anterior. 

Em suma, Quaresma enxerga que estamos diante de um bom momento para comprar ações, dado que há um consenso de que a bolsa de valores está “muito barata e pode estar faltando apenas um gatilho para ver o apreçamento dos papéis”.

Se você quer conferir na íntegra as ações para investir em dezembro segundo a equipe de analistas da Empiricus Research, acesse este relatório gratuito e confira 10 tickers recomendados.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Sobre o autor

Camila Paim

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.