Por conta dos salários altos, benefícios acima da média e bônus recorrentes, trabalhar no mercado financeiro é o sonho de muitos jovens brasileiros. Não à toa, os processos seletivos para empresas desse segmento costumam ter milhares de inscritos.
Se você olhar a página de carreiras das principais do país agora, por exemplo, vai ver que há diversos bancos de vagas – e todos, como você pode imaginar, lotados de currículos. Acontece que há muito menos posições abertas do que gente disponível.
Para selecionar as poucas pessoas que vão passar a fazer parte de suas organizações, os recrutadores precisam fazer um verdadeiro ‘pente fino’.
E é justamente nessa hora que muita gente fica para trás: muitos candidatos cometem o erro de acreditar que só a faculdade que fizeram ou estão fazendo vai garantir uma aprovação.
Mas, na verdade, o que realmente brilha os olhos das instituições financeiras é algo muito mais fácil de ser obtido do que um diploma universitário: são as certificações fornecidas pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais)
O motivo é simples: elas demonstram que você possui não só um interesse nessa área, como também conhecimento sobre temas como:
- Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado;
- Instrumentos de renda fixa e variável;
- Conceitos básicos de economia;
- Princípios de investimento.
Para quem está começando, a mais recomendada é a CPA-20. Para adquiri-la, é necessário acertar, no mínimo, 70% de uma prova com 60 questões, que deve ser concluída em até 2h30.
Não dá para negar que é um resultado exigente, mas as vantagens, em comparação com exames mais complexos, como os vestibulares tradicionais, são claras.
Em 2023, por exemplo, mais de 4 milhões de brasileiros se inscreveram no Enem. Contudo, foram ofertadas apenas 264 mil vagas em universidades públicas via Sisu. Ou seja, cerca de apenas 6% dessas pessoas tiveram a oportunidade de se matricular em uma dessas instituições.
Enquanto isso, o índice de aprovação da CPA-20 ultrapassa os 50%, segundo dados divulgados pela Anbima.
Além de ser mais fácil conquistar essa certificação, ela te dá a chance de entrar direto para o mercado de trabalho sem antes ter que passar por anos de graduação e estágios no meio do caminho.
A remuneração oferecida para quem a possui já começa bastante elevada. O valor para posições iniciais, de acordo com a plataforma Glassdoor, costuma ficar na faixa dos R$ 4 mil mensais.
O pacote de benefícios geralmente inclui:
- 13° salário
- Plano de saúde
- Plano odontológico
- Participação nos lucros e resultados (PLR)
Em 20 dias, é possível se preparar para a CPA-20
Como dito anteriormente, conseguir a CPA-20 é mais simples do que ser aprovado em um vestibular, mas não é tarefa fácil, principalmente para quem decide estudar por conta própria.
O melhor jeito de facilitar esse processo é procurando por cursos.
Existem vários profissionais experientes que se propõem a ajudar os interessados nessa certificação.
Lucas Silva, por exemplo, é formado em Administração com especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, trabalhou em alguns dos maiores bancos do país e já auxiliou mais de 80 mil brasileiros a serem aprovados nas provas da Anbima.
Seu rigoroso método de ensino foi sendo aprimorado ao longo dos últimos anos e é hoje tão eficaz que até mesmo a maior casa de análise financeira independente do Brasil reconheceu sua qualidade.
Neste momento, ele está promovendo em parceria com a Empiricus Research o Desafio 20/20: uma espécie de treinamento intensivo com o objetivo de preparar os participantes para tirar a CPA-20 em apenas 20 dias.
Essas pessoas irão ser apresentadas a todos conteúdos que são cobrados no exame em menos de três semanas e, depois disso, já estarão aptas a realizá-lo e buscar uma vaga no mercado financeiro.
Para se inscrever nesse projeto, basta acessar esta página de cadastro e preencher as informações de contato solicitadas.