Se você soubesse de uma profissão aberta a qualquer tipo de formação acadêmica, inclusive para quem não tem ensino superior, paga até R$ 58,9 mil por mês e pode gerar milhões para empreendedores, e tem vagas sobrando no mercado de trabalho, você iria atrás dela?
A pergunta parece estranha, certo? Afinal, quem não deseja ser um profissional requisitado, bem pago e cheio de oportunidades? Apesar da atratividade do mercado para a área de marketing digital, faltam pessoas para ocupar essas cobiçadas vagas.
Mas por que isso acontece? Simples: muita gente sabe do potencial do marketing digital e tem as habilidades necessárias para ser um excelente profissional, mas não faz ideia de como se qualificar para atuar no segmento.
Veja só as dúvidas mais comuns entre aqueles que buscam a oportunidade na internet:
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Qual curso fazer para trabalhar com marketing digital?
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Precisa de faculdade para trabalhar com marketing digital?
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O que faz um profissional de marketing digital?
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Quais as características de um bom profissional de marketing?
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Como trabalhar com marketing digital?
E por que as pessoas têm todas essas questões? Em primeiro lugar, é preciso entender que o mundo do marketing digital é um universo muito amplo e que engloba diferentes perfis de profissionais. É possível trabalhar, por exemplo, com gestão de redes sociais, produção de conteúdo, vendas, pesquisas, entre outros.
Outro ponto relevante é a ausência de um curso universitário específico para isso. Quando falamos em ser médico, é óbvio que se deve cursar a faculdade de medicina. Mas para trabalhar com marketing digital, embora exista a faculdade de marketing, muitas vezes ela não está voltada especificamente para este segmento. Além disso, nem todo mundo pode dispor de ao menos quatro anos de estudos para entrar em uma nova profissão.
Ou seja, abre-se a oportunidade para profissionais de diversas áreas, inclusive aqueles sem formação superior. Mas também não quer dizer que essas pessoas não precisem se qualificar…
Centro da publicidade atual, muitos ramos e infinitas oportunidades: o que é o marketing digital?
Por mais redundante que possa parecer, o marketing digital é o marketing realizado no meio digital. Olhando por esse lado, seria a atividade que visa a construir e divulgar a imagem de uma marca e vender produtos ou serviços por meio de canais online de mídia, como redes sociais e sites.
Assim, parece que ele é a mera conversão da propaganda, que antes acontecia no rádio e na televisão, para a internet.
Contudo, é bem mais do que isso: como a internet proporcionou o desenvolvimento de toda a cadeia de vendas – desde a captação do cliente até a compra -, o marketing digital não se limita à divulgação de produtos, mas sim em toda a construção do relacionamento de uma marca com seus potenciais clientes.
Isso abre possibilidades de atuação em diversas frentes numa campanha de marketing digital:
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Gerenciamento e planejamento de mídias sociais;
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Produção de Conteúdo;
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Captação de novos clientes;
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Vendas;
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Desenvolvimento de campanhas;
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Pesquisas;
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Email marketing;
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Entre outros
Essa grande diversidade de segmentos indica também que pessoas com os mais diversos perfis podem trabalhar com marketing digital, desde influenciadores muito extrovertidos a pessoas mais recatadas, que preferem deixar sua competência agir por trás das telas.
Vagas em abundância e salários batendo os R$ 60 mil
Uma pesquisa da eMarketer, consultoria especializada em estudos de mercado, apontou que o e-commerce deve movimentar cerca de US$ 5 trilhões de dólares em 2021, o que representa quase 20% de todo o varejo mundial. E esse número não para de crescer ano a ano.
Para atender a essa demanda, grandes, médias e pequenas empresas estão se adaptando ao universo digital, seja para realizar suas vendas efetivas, seja para divulgar os seus produtos. Apesar da diferença do nível de sofisticação, qualquer negócio terá de se digitalizar. E isso abre uma imensa gama de vagas para os profissionais de marketing digital.
Essa procura se reflete no salário. Segundo estudo da consultoria Robert Half, um iniciante no marketing de pequenas empresas ganha, em média, R$ 3.460, muito acima da renda média brasileira, de R$ 1.380.
Quanto maior o cargo e a empresa, contudo, o salário tende a crescer. A remuneração para um cargo de chefia numa grande empresa, por exemplo, pode chegar a R$ 58.900.
E isso é só a “ponta do iceberg”. Nesse mercado de marketing, é comum que empresas remunerem os responsáveis por um lançamento com comissões, por exemplo. Imagine estar por trás de um lançamento de R$ 10 milhões e receber uma “singela” comissão de 2%? Isso significa embolsar R$ 200 mil por um único trabalho.
E as possibilidades não acabam aí. Você pode também, como empreendedor, usar as técnicas de marketing digital para potencializar seu negócio e alavancar as vendas.
Ou ainda fazer os chamados “freelas”, que são serviços pontuais realizados por profissionais que não têm um emprego fixo ou querem complementar sua renda. Nesse caso, você pode fazer seu próprio horário e ainda trabalhar do lugar que desejar.
Mas como conseguir entrar no mercado de marketing digital?
A dúvida mais recorrente entre os aspirantes ao marketing digital é: “qual caminho trilhar?” Se não há necessidade de uma faculdade específica para atuar nesse segmento, como se qualificar?
Fato é que, no início do marketing na internet, a maioria dos profissionais acabavam aprendendo sobre o tema na prática, pois foram inseridos em um contexto de mudança e sobrevivência.
Hoje, contudo, a área já está bem mais consolidada em grandes companhias – e é comum que as vagas já exijam uma certa especialização do candidato. Mas como se tornar um especialista?
Como estamos falando de internet, existem uma imensidão de cursos distribuídos por aí sobre marketing digital. Embora alguns deles sejam proveitosos para aqueles interessados em entender um pouco mais sobre as estratégias digitais, normalmente o aluno desses cursos sofre com algum desses problemas:
1 – Cursos muito básicos
A maioria dos cursos oferecidos são muito simples e não abordam a aplicação do marketing digital no mercado. Logo, você fica apto a conversar sobre o tema, mas dificilmente se tornará o profissional tão disputado pelas grandes empresas.
2 – Curso voltado para apenas um nicho
Normalmente, os cursos oferecidos em alto volume envolvem algum nicho específico do marketing digital, como redes sociais, tráfego, escrita ou e-mail marketing. Esse tipo de formação pode ser interessante para quem não vá trabalhar diretamente com marketing digital, mas precisa entender os conceitos em seu ambiente de trabalho.
Para os que desejam trabalhar com isso, contudo, há dois problemas. Em primeiro lugar, alguém com formação em só um aspecto é incapaz de liderar uma grande campanha ou um projeto de peso. Em segundo, o aprendizado pode ser desorganizado, pois o aluno não tem uma visão completa da estratégia de marketing e pode ficar perdido para construir seu aprendizado.
3 – Certificação pulverizada
Grandes especialistas de Recursos Humanos dizem que um bom currículo deve ter apenas uma página. Essa clareza vale também para seu LinkedIn ou para uma apresentação em uma entrevista, por exemplo. Quando o candidato faz vários pequenos cursos, ele “enche seu currículo”, mas raramente é visto como um especialista no assunto. Por isso, a melhor opção é estudar através de um curso mais longo, com certificado respeitado, como uma Pós-Graduação ou um MBA especializado em Marketing Digital.
4 – Não são feitos por pessoas com “a mão na massa”
Mesmo alguns cursos caríssimos e de instituições renomadas podem contar com um excesso de linguagem acadêmica, que não ensinam o aluno efetivamente a estar pronto para “vestir a camisa” no mercado de trabalho.
Por este motivo, é interessante buscar uma formação que reúna as duas coisas: a excelência acadêmica para sua “base” e seu currículo, além da tutoria de pessoas que têm sucesso em seus trabalhos e negócios pessoais.
A Empiricus, por exemplo, empresa de publicações financeiras que foi da falência a uma avaliação bilionária por conta de sua estratégia de marketing digital, é responsável por um MBA com algumas das maiores mentes deste mercado, como Roberto Altenhofen, frequentemente qualificado como o melhor copywriter do país.
Inscrições gratuitas: lista de espera do MBA de Marketing Digital já está aberta
Se você chegou até aqui, é porque é uma pessoa consciente do potencial do marketing digital e sabe que uma formação de qualidade é essencial para quem deseja se tornar um profissional cobiçado.
Já que está comigo até agora, permita-me fazer uma indicação: não se matricule em qualquer curso de marketing digital, seja de uma faculdade, seja um gratuito na internet, antes de conhecer o MBA em Marketing Digital oferecido pela Empiricus.
Este curso combina, simplesmente, a excelência acadêmica com o sucesso prático. Deixe-me listar os motivos:
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Certificado pelo Ministério da Educação: você sai com um diploma de especialista em marketing digital válido em todo o país;
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Não exige que você tenha nenhum conhecimento técnico na área, pois oferece aulas de nivelamento para todos os alunos;
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Mesmo se não tiver curso superior, você ganha o certificado e pode atuar na área, mas nesse caso, como um “curso livre” e não como MBA;
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Mentoria da empresa que é a maior referência em marketing digital do país – e que foi da falência a um faturamento de R$ 300 milhões por ano e está sendo comprada pelo BTG Pactual.
Os módulos administrados do MBA, supervisionados pelo Beto Altenhofen, serão os seguintes:
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Inbound e Outbound Marketing;
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Branding;
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Estratégias Digitais;
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Marketing de alta performance;
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Copywriting;
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Business Intelligence;
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Design;
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Branded Content
Inscrevendo-se gratuitamente neste link, até o dia 20 de setembro, você receberá mais informações sobre o conteúdo completo e ainda desbloqueará o acesso às quatro primeiras aulas do MBA, sem precisar assumir nenhum tipo de compromisso.
Repito de novo: não entre em nenhum curso ou formação sem se inscrever antes para receber os materiais e liberar as quatro aulas gratuitas do MBA da Empiricus. Não há nenhuma formação do mercado que combine, com tanta excelência, o conhecimento acadêmico com a prática de gerar milhões e milhões em vendas, dia após dia.