Investimentos

Raia Drogasil (RADL3) reforça plano de expansão e surpreende mercado no 3T22; análise

Rede de farmácias deve abrir 260 unidades por ano até 2025; receita bruta cresce 22% no 3T22

Por Fernando Ferrer

01 nov 2022, 09:22 - atualizado em 01 nov 2022, 09:41

Raia Drogasil (RADL3)
Imagem: Divulgação/Raia

A Raia Drogasil (RADL3) divulgou, na última segunda-feira (31), seus números relativos ao 3T22, que vieram acima do esperado pelo mercado.

No total, a companhia possui 2.620 unidades em operação e reiterou a expectativa de abertura bruta de 260 novas unidades para o ano e ampliou o guidance para o período de 2023 a 2025 para o mesmo patamar de 260 aberturas brutas anuais.

A companhia encerrou o trimestre com receita bruta consolidada de R$ 8 bilhões, um crescimento de 22,3% sobre o 3T21. O indicador de same store sales foi de 16,7%, acima do reajuste de 10,9% autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) no final de março, o que foi bastante positivo.

Dessa forma, como de praxe, a companhia ganhou participação de mercado em todas as regiões no trimestre, atingindo uma participação nacional de 15,0%.

RADL3: medicamentos de prescrição são destaque em número de vendas

Como destaque, os medicamentos de prescrição apresentaram forte crescimento tanto nos genéricos (+24,9%), quanto nos medicamentos de marca (+22,5%), de modo que houve aumento de 0,4 pontos percentuais na participação no mix de vendas em cada uma dessas categorias. Adicionalmente, o segmento de perfumaria cresceu +20,2% e os medicamentos OTC +19,6% no período.

As despesas com vendas totalizaram R$ 1,4 bilhões, equivalente a 17,5% da receita bruta e uma diluição de 0,3 pontos percentuais quando comparadas ao 3T21. Já as despesas gerais e administrativas, cresceram 0,5 pontos percentuais, seguindo a implementação da estratégia de transformação da companhia, em especial no que se refere às iniciativas de digitalização, cuja receita já atingiu R$ 886 milhões no trimestre.

Com isso, o ebitda ajustado da Raia foi de R$ 547 milhões no trimestre, para uma margem ebitda de 6,8% – estável na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 202 milhões e a margem líquida de 2,5%.

Além de ter apresentado um resultado sólido, a RD reforçou o seu plano de expansão de rede e mostrou que segue firme na estratégia digital, que já possui uma penetração no varejo de 11,8%. Negociando a 35 vezes seus lucros para 2022, RD (RADL3) é uma das ações da série As Melhores Ações da Bolsa.

Confira a análise completa de Fernando Ferrer:

Sobre o autor

Fernando Ferrer

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e com MBA em Finanças pela mesma instituição, Fernando Ferrer atua na Empiricus como analista de investimentos há 5 anos cobrindo os setores de Varejo, Saúde e Infraestrutura. Atualmente, é responsável pela série best-seller As Melhores Ações da Bolsa e faz parte da equipe que comanda o Carteira Empiricus, o portfólio multimercado que é o carro-chefe da casa.