Times
Investimentos

Raízen (RAIZ4) perde 2% da safra anual com incêndios em canaviais; o que muda para o investidor?

A Raízen (RAIZ4) comunicou que parte dos seus canaviais no estado de SP foram afetados por incêndios. Analistas comentam sobre impacto nos ativos.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

04 set 2024, 12:06 - atualizado em 04 set 2024, 12:06

Raízen (RAIZ4)

Imagem: Divulgação/ Raízen

A Raízen (RAIZ4), companhia de energia controlada da Cosan (CSAN3), comunicou ao mercado recentemente que parte dos seus canaviais foram afetados por incêndios. 

A companhia estima que 1,8 milhão de toneladas de cana de açúcar (cerca de 2% do volume total projetado para a safra 2024/25). A região afetada inclui áreas administradas pela empresa e por alguns de seus fornecedores, concentradas principalmente no estado de São Paulo.

Raízen já tem planos para redução de danos

A subsidiária da Cosan informou que, como medida para reduzir os danos, está priorizando a moagem da cana afetada. 

Na opinião da analista de ações da Empiricus Research Larissa Quaresma essa organização  deve ajudar a conter as perdas e minimizar os efeitos nos resultados financeiros, que devem ser imateriais. 

Conforme informado pela RAIZ4, com o apoio de autoridades locais, outras usinas, fornecedores de cana e comunidades vizinhas, todos os focos de incêndio foram controlados nas áreas da companhia e de seus parceiros.

A Raízen ainda reiterou que a queima de cana como método de colheita é proibida em suas operações, que são totalmente mecanizadas desde sua criação. A empresa também é signatária do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, reafirmando seu compromisso com práticas sustentáveis.

RAIZ4: compra ou vende?

Quaresma avalia que as ações RAIZ4 agora estão sob uma recomendação neutra. 

“Apesar do incidente, acreditamos que o impacto dos incêndios será insignificante para os resultados da Raízen, e a rápida resposta da companhia reforça sua competência na gestão de crises e mitigação de riscos operacionais”, comenta a analista. 

Além disso, ela reforça que o seu time de análise segue “construtivo com a melhora nos resultados da companhia ao longo dos próximos trimestres, gerando valor para a Cosan (CSAN3)”. 

Junto com a Cosan , a equipe de analistas selecionou mais nove ativos na bolsa de valores para tentar capturar boas oportunidades de lucro. Conheça as 10 dicas de ações para investir em setembro segundo os analistas da Empiricus Research nesta lista gratuita.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Sobre o autor

Camila Paim

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.