Investimentos

Raízen (RAIZ4) divulga prévia do 3T24 em linha com as estimativas e apontam para resultado morno

Subsidiária da Cosan, a Raízen teve queda no volume de cana de açúcar moído, mas vendas de açúcar e etanol cresceram no trimestre e em 12 meses.

Por Larissa Quaresma, CFA

30 out 2024, 10:58 - atualizado em 30 out 2024, 10:59

raízen RAIZ4

imagem: divulgação/Raízen

A Raízen (RAIZ4), subsidiária da Cosan (CSAN3), divulgou ontem (29) a prévia operacional para o próximo resultado do segundo trimestre do ano fiscal de 2025 (ou 3T24), que sairá em 12 de novembro (após o fechamento do mercado). Os dados vieram em linha com as estimativas.

Mercado se decepcionou com queda sequencial no volume de cana de açúcar

O volume de cana de açúcar moído foi de 33 milhões de toneladas, uma queda de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número veio aquém do esperado e acreditamos ter sido o principal catalisador para a reação negativa do mercado.

Vendas de açúcar e etanol cresceram sequencial e anualmente

Por outro lado, o volume de vendas próprias de açúcar e etanol cresceu tanto em comparação com o trimestre anterior quanto com o mesmo período do ano passado.

Também do lado positivo, as revendas de açúcar e etanol de terceiros mostraram uma performance forte, com aumentos de 71% e 60% ano a ano, respectivamente, o que nos dá confiança de que as margens de trading possam compensar eventuais quedas de margem nos produtos próprios, contribuindo para que o Ebitda da companhia fique dentro do guidance.

Vendas de combustíveis da Raízen tiveram números positivos

Quanto aos volumes de vendas de combustíveis, na divisão de mobilidade, os números foram positivos, principalmente na América Latina, mas já esperados uma vez que boa parte dos dados já havia sido antecipada por fontes regulatórias e de mercado.

No fim, a prévia operacional foi mista entre volume de produção e vendas, e apontam para um resultado trimestral morno. No entanto, nossas expectativas para uma recuperação das ações, ainda que não sejam no curto prazo, aumentaram com as reestruturações anunciadas pela Cosan. 

Por fim, se quiser receber gratuitamente nossa avaliação a respeito dos resultados do 3T24 de Raízen quando forem divulgados, clique aqui.

Sobre o autor

Larissa Quaresma, CFA

Analista de ações há 10 anos, é responsável pela série As Melhores Ações da Bolsa e pela carteira mensal Empiricus 10 Ideias, além de integrar a equipe da Carteira Empiricus, o portfólio multimercado da casa. Ao longo da carreira, teve passagens pela Núcleo Capital, tradicional fundo de ações brasileiro, e pelo Credit Suisse. Administradora formada pelo Ibmec-MG, aluna visitante da Stanford University e com certificações CFA, CNPI e CGA.