Investimentos

Recado de Haddad faz varejistas turbinarem alta de até 8,9%; analista diz qual é a melhor ação do setor para investir em novembro

Magazine Luiza lidera altas no Ibovespa nesta segunda (4), mas analista da Empiricus prefere outra ação para buscar lucros com a sinalização positiva para o varejo

Por Giovanna Figueiredo

04 nov 2024, 16:44 - atualizado em 04 nov 2024, 16:55

ações varejista MGLU3 ibovespa Fernando Haddad

Imagem: Imagem: Wikimmedia Commons e iStock.com/style-photography | Montagem: Empiricus

As ações de varejo protagonizam as altas do Ibovespa nesta segunda-feira (4). Entre as maiores performances do dia estão o Magazine Luiza (MGLU3), a CVC (CVCB3) e o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

Veja o desempenho dos papéis do setor:

EmpresaTickerPerformance no dia
Magazine LuizaMGLU38,92%
CVCCVCB36,70%
Grupo Pão de AçúcarPCAR35,46%
Grupo Casas BahiaBHIA34,38%
Grupo SBFSBFG34,33%
VivaraVIVA34,20%
AssaíASAI33,96%
Azzas 2154AZZA33,90%
Lojas RennerLREN33,59%
PetzPETZ33,41%
C&ACEAB33,30%
MarisaAMAR33,23%
AlpargatasALPA42,63%
AmericanasAMER32,59%
Performance baseada nas cotações de 14h30. Fonte: B3

O motivo para o otimismo entre as varejistas foi um recado dado pelo governo Lula nesta segunda. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o pacote de corte de gastos – tão aguardado pelo mercado – deve ser anunciado nos próximos dias.

Visto que essas medidas são cruciais para reduzir as incertezas sobre a responsabilidade fiscal, investidores reagiram à fala do ministro com alívio. Com isso:

  • O dólar cai 1,67%;
  • O Ibovespa tem valorização de 1,59%; e
  • Os juros futuros, que são o principal gatilho para o varejo, estão em queda na curva em diversos vencimentos.

As ações varejistas são altamente sensíveis ao cenário macroeconômico e às perspectivas para as taxas de juros. Portanto, a sinalização positiva de Fernando Haddad para a economia animou o mercado sobre o desempenho do setor daqui para frente.

Para buscar surfar nesse cenário, a analista Larissa Quaresma, da Empiricus, recomenda investir em um papel do setor. Trata-se de uma ação que, nos últimos seis meses, valorizou quase 10 vezes mais que o Ibovespa e ainda tem espaço para saltar até 89%.

GRATUITO: VEJA QUAL É A VAREJISTA FAVORITA PARA INVESTIR AGORA

Analista cita 3 motivos para essa varejista ser a melhor estratégia do setor

A empresa recomendada por Larissa Quaresma é o maior player do segmento em que atua. Desde o 3º trimestre de 2023, a companhia tem entregado resultados cada vez mais positivos e, segundo a analista, a tendência é de que os próximos trimestres sejam ainda melhores.

Na visão da equipe de análise da Empiricus, existem três principais motivos que levam esse papel a ter recomendação de compra e ser o favorito no setor do varejo:

  1. Horizonte de melhoria operacional: a expectativa é de que essa companhia melhore ainda mais a sua rentabilidade, a desalavancagem financeira e haja uma expansão dos lucros neste segundo semestre do ano e em 2025;
  2. Crescimento atraente: uma das marcas dessa varejista tem espaço significativo para uma expansão digital e física, o que pode gerar mais ganhos para a empresa – e, consequentemente, para o investidor;
  3. Ações baratas: mesmo com a alta expressiva de quase 30% em 2024, o papel está sendo negociado a um múltiplo de 8 vezes lucros para 2025, considerado bastante atrativo em relação à média histórica e a outras varejistas do mesmo segmento.

É com esses fatores no radar que a analista Larissa Quaresma incluiu esse papel em uma carteira de 10 melhores ações para investir no cenário atual.

Na visão dela, esse ativo é o mais promissor do setor e tem uma relação risco-retorno favorável para “surfar” as sinalizações mais positivas para a economia brasileira.

GRATUITO: CONHEÇA ESSA AÇÃO DO VAREJO QUE PODE SALTAR ATÉ 89% E É A FAVORITA DO SETOR

Relatório com a tese desta varejista foi liberado de graça – entenda como acessar

O nome e a tese completa da varejista recomendada fazem parte de um relatório que reúne somente o “filé mignon” da bolsa para investir em novembro.

Trata-se de uma curadoria mensal de Larissa Quaresma que seleciona papéis que oferecem bons fundamentos aliados a um potencial atrativo de ganhos no curto prazo.

A analista liberou esse material de forma gratuita para todos os leitores da Empiricus. Portanto, se chegou até aqui, pode conhecer esta ação do varejo e outras 9 recomendações promissoras sem gastar nem um centavo.

Além da varejista, essa carteira tem indicações de setores como o elétrico, financeiro, de seguros e commodities, por exemplo.

O processo para acessar o material é muito simples: basta clicar neste link ou no botão abaixo. Lembre-se: é 100% gratuito e pode te ajudar a capturar ganhos atrativos na bolsa no cenário atual.

Sobre o autor

Giovanna Figueiredo

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.