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Resultados do 1T23 de RD (RADL3): plano de expansão e estratégia digital da rede seguem a todo vapor e vendas crescem; companhia ainda lidera segmento

A receita bruta consolidada de RD subiu 22% em relação ao 1T22 e o indicador de vendas mesmas lojas (SSS) foi de 14,8%; confira

Por Fernando Ferrer

03 maio 2023, 09:07 - atualizado em 03 maio 2023, 09:07

RD (RADL3)
Imagem: Divulgação/RD

A RD (RADL3), antiga Raia Drogasil, divulgou seus resultados relativos ao 1T23, que vieram acima do esperado pelo mercado. No total, a companhia possui 2.746 unidades em operação e reiterou a expectativa de abertura bruta de 260 novas unidades por ano até 2025. Com isso, possui uma cobertura de 93% da classe A do país em um raio de 1,5 km.

A companhia encerrou o trimestre com receita bruta consolidada de R$ 8,5 bilhões, um crescimento de 22% sobre o 1T22. O indicador de vendas mesmas lojas (SSS) foi de incríveis 14,8%, acima do reajuste de 10,9% autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) no final de março do ano passado. O SSS de lojas maduras foi de 12,6%; 0,9 pontos percentuais abaixo do apresentado no 4T22, mas ainda assim muito saudável. Dessa forma, como de praxe, a companhia ganhou participação de mercado em todas as regiões no trimestre, atingindo uma participação nacional de 15,3%.

O mix de vendas do varejo exibiu crescimento homogêneo entre as categorias ao longo do trimestre, com medicamentos de marca registrando um aumento de 20%, genéricos 22%, perfumaria 26% e OTC foi o mais fraco, com 9% de crescimento, em função da forte base de comparação por conta do surto da ômicron no 1T22.

Tal qual já vinha sendo sinalizado pela companhia, depois de um forte investimento nas iniciativas de digitalização e maiores despesas, já foi possível absorver alguma alavancagem operacional. As despesas com vendas totalizaram R$ 1,5 bilhões, equivalente a 17,4% da receita bruta e uma diluição de 1,2 pontos percentuais quando comparadas ao 1T22. Já as despesas gerais e administrativas, caíram 0,1 pontos percentuais. Para o restante do ano, é esperada uma diluição percentual progressiva das despesas administrativas, visto que o foco da companhia está em maximizar a produtividade dos investimentos já feitos ao invés de seguir ampliando a estrutura.

Com isso, o Ebitda ajustado de RD foi de R$ 563 milhões no trimestre, para uma margem ebitda de 6,6% – crescimento de 1 pp em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 204 milhões e a margem líquida de 2,4%.

Com o ajuste de preço de medicamento já aprovado de 5,6% para o ano (versus 10,9% do ano passado), acreditamos que a base de comparação ficará mais difícil para a companhia e suas competidoras. Contudo, os fundamentos seguem sólidos.

Além de ter apresentado mais um bom resultado, a RD reforçou o seu plano de expansão de rede e mostrou que segue firme na estratégia digital, que já possui uma penetração no varejo de 13,7%. Negociando a 33 vezes seus lucros para 2023, RD (RADL3) é uma das ações recomendadas pela Empiricus Research.

Sobre o autor

Fernando Ferrer

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e com MBA em Finanças pela mesma instituição, Fernando Ferrer atua na Empiricus como analista de investimentos há 5 anos cobrindo os setores de Varejo, Saúde e Infraestrutura. Atualmente, é responsável pela série best-seller As Melhores Ações da Bolsa e faz parte da equipe que comanda o Carteira Empiricus, o portfólio multimercado que é o carro-chefe da casa.