O mercado de juros brasileiro continua com volatilidade acentuada. Na última semana, as taxas de juros passaram a precificar uma Selic futura em 15,25% ao ano, incríveis 150 pontos-base acima dos atuais 13,75%.
Além dos novos ajustes na taxa terminal, os contratos de juros futuros refletiam a Selic ao fim de 2023 em 14,75% ao ano.
Para se ter uma ideia da magnitude dos ajustes na curva de juros, comparamos a precificação da Selic realizada pelo mercado em três momentos distintos: fim de 2021 (30 de dezembro), no dia posterior ao resultado das eleições (31 de outubro) e na última quarta-feira (23 de novembro).
Confira:
Como é possível notar, a distância entre a taxa Selic terminal frente ao seu patamar ao fim de 2023 se comprimiu significativamente. Em resumo, o mercado não só precificava uma Selic maior, como acreditava que ela finalizaria 2023 em nível superior ao que temos hoje. Juros maiores por mais tempo.
Nos últimos pregões, os contratos futuros intermediários e longos até cederam por volta de 30 e 40 pontos-base, contudo, as taxas ainda precificam uma taxa terminal de ciclo, por ora, de 14,50% ao e uma taxa ao final de 2023 de 13,75% ao ano.
Como já adiantamos na última edição do Super Renda Fixa, nos parece prematuro assumir que o Banco Central irá realizar qualquer nível de ajuste sem ter em frente a real estruturação do orçamento e as regras fiscais nos anos seguintes.
- Dividendos depositados direto na sua conta? Veja a seleção das melhores ações para buscar renda extra direto da B3 para sua conta-corrente. Clique aqui para conhecer.
IPCA-15 de novembro veio conforme as expectativas
Na semana passada tivemos o IPCA-15 referente ao mês de novembro, que veio em linha com o esperado (0,53% versus 0,55% estimado). Considerando os ajustes sazonais, os grupos de bens duráveis e serviços recuaram, indicando um caminho positivo da inflação doméstica.
Há uma dúvida sobre o efeito inflacionário da Black-Friday nos números divulgados, uma vez que existe a prática de aumento de preços nas semanas anteriores ao feriado para impulsionar os descontos nos últimos dias de novembro. Similarmente, é difícil de precisar o impacto das promoções da semana passada. De todo modo, não houve revisões substanciais na média de estimativas de mercado em relação ao índice de inflação.
Títulos pós-fixados são a melhor opção para o momento de incerteza da Selic
Fato é que, ainda que a taxa não suba, pensar em cortes na Selic dado o cenário de incertezas fica cada vez mais distante.
Nesse contexto, acreditamos que os títulos pós-fixados continuam sendo os mais atrativos em termos de risco x retorno para navegar no horizonte de curto prazo.
Confira o cardápio da semana:
O investimento na taxa líquida indicada da LCA pós-fixada do Banco BTG Pactual equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 113,00% do CDI.
O investimento na taxa líquida indicada da LCA pós-fixada do Banco ABC Brasil equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 115,92% do CDI.
O investimento na taxa líquida indicada da LCI do Banco Bradesco equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 113,26% do CDI.
*O trecho e as indicações acima foram tiradas do relatório da série Super Renda Fixa, da Empiricus, comandada por Lais Costa e Diego Bleinroth. Os assinantes da série têm acesso aos relatórios completos, com informações a respeito do mercado brasileiro e internacional, além das tradicionais recomendações.
Disclosure
A Empiricus Research é uma plataforma digital que produz e entrega publicações periódicas sobre economia, finanças e investimentos, e está regularmente constituída e credenciada perante CVM e APIMEC. Todos os profissionais cumprem as regras, as diretrizes e os procedimentos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Resolução n.º 20, bem como as Políticas Institucionais estabelecidas pelos Departamentos Jurídico e de Compliance da Empiricus. A responsabilidade técnica pelas publicações que contenham análises de valores mobiliários é atribuída a Rodolfo Amstalden, profissional certificado e credenciado perante a APIMEC. Nossas funções são desempenhadas com absoluta independência, não sendo dotadas de quaisquer conflitos de interesse e sempre comprometidas na busca por informações idôneas e fidedignas, com o objetivo de fomentar o debate e a educação financeira de nossos destinatários.