Investimentos

SLC Agrícola (SLCE3): como fica a companhia após a aquisição da fatia da Valiance na SLC LandCo?

A partir de agora, a SLC passará a ter 100% do capital da subsidiária, o que pode trazer benefícios no longo prazo para a companhia.

Por Ruy Hungria

11 out 2024, 10:34 - atualizado em 11 out 2024, 10:34

slc agrícola slce3 agronegócio agricultura

Imagem: iStock/ aapsky

A SLC Agrícola (SLCE3) anunciou a aquisição da fatia da Valiance na SLC LandCo, e agora passará a ter 100% do capital da subsidiária.

Composição acionária da LandCo antes da aquisição da SLC. Fonte: Companhia. 

Quem é a SLC LandCo?

A SLC LandCo é o braço responsável pela gestão das terras, tanto de monetização de propriedades adquiridas ao longo dos últimos 30 anos, como também compra e preparação de novas áreas.

Portfólio de terras da SLC LandCo. Fonte: Companhia. 

A companhia desembolsará, ao todo, R$ 524,8 milhões, sendo um terço neste mês e o restante em março de 2025. 

Como a área cultivável da LandCo é de aproximadamente 54 mil hectares, a participação de 18,8% foi comprada por um valor de R$ 52 mil/ha, cerca de -10% abaixo da avaliação das terras da companhia feita pela Delloite em julho. 

Operação pode trazer benefícios para SLC Agrícola no longo prazo

O desconto em si está longe de ser espetacular e ainda é um múltiplo bem maior do que aquele que a própria SLCE3 negocia na bolsa, mas esse movimento pode trazer benefícios no longo prazo, como maior flexibilidade na decisão de investir em áreas em que ela enxerga potencial, como por exemplo no Nordeste, onde ela já apontou a possibilidade de melhorias de produtividade com a ajuda de projetos de irrigação (o que inclusive pode resultar em valorização das terras). 

No entanto, no curto prazo essa decisão indica uma maior saída de caixa, justamente em um momento de preços depreciados de grãos, o que em nossa visão ameniza os pontos positivos. 

De qualquer forma, é bom ver que a SLC segue se preparando para capturar em cheio uma eventual virada de ciclo.

Sobre o autor

Ruy Hungria

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.