Times
Investimentos

Top 10: quais ações mais se valorizaram em junho de 2023?

No ranking das maiores altas do Ibovespa em junho, estão principalmente ações de incorporadoras, varejo, companhias aéreas e educacionais.

Por Nicole Vasselai

03 jul 2023, 12:57 - atualizado em 03 jul 2023, 12:57

Imagem da tela de um computador com gráficos para representar como declarar venda de ações no Imposto de Renda (IR). carteiras da empiricus ibovespa
Imagem: Unsplash

Junho foi o melhor mês de 2023 para o Ibovespa, até agora, que valorizou 9%. O principal índice de ações da Bolsa começou o mês em 112 mil pontos e fechou beirando os 119 mil. O movimento privilegiou principalmente ativos com muita exposição à taxa de juros e à inflação, como incorporadoras, varejo, companhias aéreas e educacionais, que estão entre as ações que mais se valorizaram em junho.

Segundo Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, a alta se deve à melhora nas perspectivas macroeconômicas, como a expectativa de corte de juros em agosto e a continuação do alívio nos dados de inflação.

Confira o ranking das 10 ações que mais subiram em junho

A seguir, você pode conferir as ações que superaram a valorização do Ibovespa no mês.

RankingEmpresaTickerVariação (%)
1GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES PNGOLL446,66
2TENDA ONTEND334,98
3LOJAS MARISA ONAMAR333,33
4POSITIVO ONPOSI333,24
5YDUQS PARTICIPAÇÕES ONYDUQ329,37
6ASSAÍ ONASAI323,21
7MITRE ONMTRE321,82
8AZUL PNAZUL419,58
9BR PROPERTIES ONBRPR318,58
10BTG PACTUAL UNITSBPAC1116,37

Tenda e Mitre beneficiadas por Minha Casa, Minha Vida e revisão do Plano Diretor de São Paulo

Essas duas incorporadoras viram os preços de suas ações dispararem em junho.

Ao longo do mês, foi aprovado pelo Senado um aumento da renda mínima exigida para participar do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, além de ter passado pela Câmara a proposta de revisão do Plano Diretor de São Paulo.

Na visão de Caio Araujo, analista da série Renda Imobiliária, ambas as novidades tendem a favorecer companhias do setor imobiliário e Tenda e Mitre não ficam de fora.

Dentre as duas ações, a Empiricus Research prefere MTRE3, além de recomendar Direcional (DIRR3), que não apareceu no ranking das altas de junho. O analista avalia melhores margens de lucro nessas companhias e um nível de endividamento mais confortável em comparação a seus pares.

De uma maneira ou de outra, BR Properties (BRPR3), gestora de imóveis comerciais e fundos imobiliários, também tende a ganhar com o cenário mais aprazível para o setor imobiliário.

Positivo (POSI3) disparou, mas a Empiricus Research prefere Intelbras (INTB3)

Embora as ações de Positivo tenham subido mais de 30% em junho, Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, enxerga maior potencial em Intelbras.

A alta de POSI3, na avaliação de analistas, teve tudo a ver com um evento de junho da Exposec em que a companhia anunciou sua entrada no mercado de automação e segurança eletrônica, com foco no canal B2B, o que representa uma frente de crescimento para a empresa.

No entanto, a Positivo não deixará de encarar barreiras de entrada nesse setor, uma vez que Intelbras já domina boa parte dele.

Além disso, Intelbras segue divulgando resultados sólidos, com geração de caixa, aumento das margens e forte crescimento, além de ter uma ótima execução operacional e boa alocação de recursos.

E o principal: com indicadores tão saudáveis, analistas da Empiricus Research consideram que os papéis de INTB3 são uma oportunidade para buscar dividendos.

Vale a pena ter Lojas Marisa (AMAR3) na carteira?

Na opinião de Larissa Quaresma, da Empiricus Research, não – mesmo após a alta de 33% em junho.

No varejo de moda, a analista gosta mais do case de Arezzo (ARZZ3), por ter um melhor ritmo de crescimento mesmo em um ambiente desafiador para vendas no setor. “A empresa tende a se sair melhor também por conta do poder de preço de suas marcas, que são mais direcionadas ao público de alta renda, que tem demanda mais resiliente do que o consumidor de Marisa”.

Após um bom resultado no 1T23, com alta de 23% na receita líquida, sustentada pela boa performance no mercado interno, Larissa conta que a companhia tem confiança de que conseguirá manter esse ritmo no restante do ano.

Além disso, para a analista, uma parte importante do crescimento deve seguir impulsionado pela AR&CO (Reserva, BAW, Vans, entre outras), ainda em forte ramp-up de vendas. 

O que subiu já foi: em quais ações investir em julho?

É inevitável olharmos para o mês que se encerrou visando entender como as altas do Ibovespa espelham a cabeça do investidor. Mas, rentabilidade passada não garante que aconteça de novo no futuro. Além disso, muitos dos papéis que subiram já estão caros para serem comprados agora.

Por isso, todo mês a Empiricus Research atualiza sua lista de ações recomendadas para investir de acordo com os setores com maior potencial à frente.

Nas recomendações para investir em julho, entra na carteira apenas uma das ações que mais valorizaram em junho, por estar ainda muito descontada mesmo após a “pernada” do mês passado.

Para acessar gratuitamente a lista completa, clique no link abaixo:

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.