Times
Investimentos

Top 5: confira os fundos imobiliários que mais se valorizaram em agosto; XPML11 aparece entre as maiores altas

Dentre os FIIs do IFIX, Capitânia Reit FoF (CPFF11) tem a maior alta do mês, com 8,8% de retorno; veja o ranking

Por Juan Rey

01 set 2023, 14:42 - atualizado em 01 set 2023, 14:42

fundos imobiliários (FIIs) xpml11
Imagem: Freepik

Mesmo em um agosto difícil para a renda variável, o IFIX, principal benchmark de fundos imobiliários brasileiro, fechou o mês em alta de 0,49% – contra -5,09% do Ibovespa. No ano, o índice de FIIs acumula ganhos de 12,06%.

Diferente do observado nos últimos meses, em que os fundos de tijolos se destacaram, o melhor desempenho de agosto foi do Capitânia Reit FoF (CPFF11), fundo que investe em fundos imobiliários de papel. 

Confira as cinco maiores altas do IFIX no mês:

RankingRetornoNome do FIITickerSegmento
18,8%Capitânia Reit FoFCPFF11FoF (Papel)
27,2%Quasar AgroQAGR11Tijolo (Agro)
36,0%Riza TerraxRZTR11Híbrido
45,3%Valora CRIVGIP11Papel
55,1%XP MallsXPML11Tijolo (Shopping)

De acordo com o analista Caio Araújo, da Empiricus Research, o desempenho mais tímido dos fundos de tijolo em agosto se deve à volatilidade na curva de juros, influenciada por questões macroeconômicas. “Por conta disso, é natural uma performance menos animadora”. 

Mas é exatamente essa sensibilidade maior a juros que, segundo Caio, tornam os fundos imobiliários de tijolo mais atrativos para capturar o ciclo de afrouxamento monetário iniciado em agosto. 

“Continuo entendendo que uma posição em fundos de tijolo é favorável. Mas vai ter volatilidade pela frente, os FIIs são listados em bolsa e oscilam diariamente. Não será uma valorização linear”, lembra.

XPML11: analista recomenda fundo imobiliário na carteira mensal

Neste contexto, uma das recomendações do analista para setembro é justamente o XP Malls (XPML11), fundo voltado para o segmento de shopping centers que esteve entre os cinco melhores desempenhos de agosto. 

“O XP Malls teve emissões ao longo de junho e julho, o que ‘segurou’ a cota. Agora tivemos geração de valor não só pela conclusão das emissões, mas também pela reavaliação patrimonial dos seus ativos. Ao final de agosto, o fundo informou um incremento de 13,6% de valorização na sua cota patrimonial, algo que estávamos visando, já que o valor atualizado está mais alinhado com o valuation que temos para XPML11”, avalia.

Para conferir, gratuitamente, os outros quatro FIIs recomendados pelo analista para o mês de setembro, clique aqui para acessar o relatório completo.

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br