Investimentos

Vale (VALE3) recua na bolsa mesmo com alta do minério de ferro e Empiricus destaca outra ação de commodities para ter na carteira agora

Para Henrique Cavalcante, analista da Empiricus, a Vale enfrenta outras questões, para além do preço do minério de ferro, que pesam negativamente nas suas ações agora; entenda

Por Letícia Camargo

11 abr 2024, 10:52 - atualizado em 25 jul 2024, 15:49

Vale VALE3 resultados 2T23
Imagem: Shutterstock

A semana começou com tudo para dar certo para os investidores da Vale (VALE3). Acontece que, na última segunda-feira (8), a ação saltou mais de 5% na bolsa após o minério de ferro alcançar a faixa de 112 dólares a tonelada.

Mas, se tudo que é bom dura pouco, a alta da Vale não foi diferente. Nesta quarta-feira, enquanto escrevo, a ação está no seu segundo pregão consecutivo de queda, caindo -1,41%. 

Afinal, o que está acontecendo com a Vale?

Para Henrique Cavalcante, analista da Empiricus Research, do grupo do BTG Pactual, as questões envolvendo a mineradora vão um pouco além do preço da commodity e, além disso, o cenário do minério de ferro não é tão promissor quanto parece.

“No cenário estrutural do minério de ferro, eu não vejo tanta mudança. O preço é muito influenciado pela China, grande demandante da commodity, e as circunstâncias do país são as mesmas do ano passado”, explica.

Em outras palavras, Cavalcante acredita que a alta obtida pelo minério de ferro nesta segunda-feira não muda o jogo e não traz muitas perspectivas positivas pela frente: “o mercado estava comprando esperando por estímulos mais fortes de demanda, mas não há nenhum dado novo”.

Além disso, o analista destaca que a Vale tem questões internas para lidar, que também jogam negativamente com o preço das ações, como o rompimento da barragem de Mariana, que ainda está em julgamento.

“Precisamos ver como será o desenrolar desse tema, que ainda está em curso. Ele impacta a distribuição de dividendos e traz uma ‘nuvem cinza’ para cima da companhia”, avalia Cavalcante.

Por tudo isso, hoje a recomendação da Empiricus para as ações VALE3 é neutra.

Mas, se por um lado a Vale não está em seu melhor momento na bolsa, há uma outra ação de commodities que ganhou destaque no mês de abril.

Ela figurou em algumas das principais carteiras de ações como uma opção de compra este mês, e é recomendada pela Empiricus como uma das 10 melhores ações para abril.

GRATUITO: SAIBA QUAIS SÃO AS 10 AÇÕES PREFERIDAS PARA ABRIL

Enquanto a Vale despenca 16% no ano, essa ação já valorizou 10%

A ação de commodities que ganhou destaque no mês de abril é a maior produtora independente de óleo no Brasil, operando exclusivamente no upstream, ou seja, sem contar com atividades de refino.

A companhia produz cerca de 100 mil barris de óleo por dia, com um robusto nível de eficiência em custos e a maior parte dessa produção é exportada. 

Para você ter uma ideia do desempenho desta ação na bolsa este ano, enquanto a Vale (VALE3) despenca mais de 16% de janeiro deste ano até o último fechamento (9), essa outra ação já subiu cerca de 10% no mesmo período.

Mas, na visão dos analistas da Empiricus, ainda há espaço para mais. A recomendação de compra da equipe de análise se baseia em três grandes pilares:

  1. Perspectiva de crescimento orgânico: existe a expectativa de que o IBAMA ceda uma licença para que a companhia possa operar em escala comercial um novo campo de produção nos próximos meses. Uma vez operando em sua capacidade máxima, ela pode aumentar sua produção em 40%;
  2. Alavancagem operacional: à medida em que a produção aumentar, os custos de extração são diluídos, melhorando a rentabilidade e, em última instância, a geração de caixa da companhia;
  3. Potenciais aquisições, com opcionalidade: apesar de não estar no cenário-base, os analistas não descartam a possibilidade de novas aquisições por parte da companhia, principalmente considerando o seu balanço saudável, com baixa alavancagem financeira.

E a boa notícia é que você pode ter acesso à essa ação de forma 100% gratuita. Isso porque os analistas da Empiricus liberaram o relatório com todas as 10 ações recomendadas para abril como cortesia.

Ou seja, qualquer pessoa pode consultar este relatório e conhecer as indicações. É só clicar no link abaixo e preencher o formulário para liberar o seu acesso gratuito:

GRATUITO: CONHEÇA A AÇÃO DE COMMODITIES QUE É DESTAQUE PARA ABRIL E OUTRAS 9 RECOMENDAÇÕES

Gratuito: conheça as 10 melhores ações para comprar em abril 

Todos os meses, os analistas da Empiricus Research “garimpam” a bolsa em busca das melhores oportunidades de investimento para você, investidor. E, como eu disse, em abril eles selecionaram 10 ações que consideram as melhores para comprar agora.

Uma delas é a ação de commodities que apresentei brevemente acima. Na opinião dos analistas, ela está em um bom ponto de entrada e tem perspectivas de crescimento à frente.

E a parte boa é que todas essas recomendações foram liberadas de forma gratuita, para qualquer pessoa interessada. Isso porque a Empiricus Research está disponibilizando, como cortesia, um relatório com todas as 10 ações recomendadas.

Ou seja, você não precisa assumir qualquer tipo de compromisso para poder conhecer as indicações dos analistas e conferir a tese de investimento de cada uma.

Portanto, basta clicar no botão abaixo para liberar seu acesso gratuito. Você não paga nada em nenhum momento e pode lucrar muito com todas as informações que irá encontrar:

Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.