Investimentos

VALE3: hora de comprar ou ter cautela? Mesmo em cenário incerto para o minério de ferro, analista vê oportunidade; entenda

Mercado aguarda com expectativa o balanço do 1º trimestre de 2024 da Vale (VALE3), que será divulgado nesta quarta-feira (24)

Por Thayana Azevedo

24 abr 2024, 10:25 - atualizado em 24 abr 2024, 10:25

Placa da Vale com chaminé ao fundo
Foto: Divulgação/Vale

Atualmente a economia brasileira conta com algumas gigantes no setor de mineração. Algumas delas se destacam como CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR3) e Vale (VALE3). Essa última, de acordo com o analista Matheus Soares, do Market Makers, se destaca por conta dos “gordos” dividendos que a empresa está pagando aos acionistas.

Apesar disso, a Vale se encontra com os holofotes do mercado voltados para ela. Nesta quarta-feira, 24 de abril, a empresa divulga o balanço 1T24 e se vê diante de um mercado dividido com relação às suas ações.

Entretanto, ainda de acordo com Matheus, para a coluna do Market Makers no portal Money Times: “a Vale se destaca pois, atualmente, está pagando dividendos na faixa de 9% de dividend yield, além de recomprar suas ações, o que mostra confiança da companhia em si mesma”.

Mas, como já vimos, não são apenas as boas expectativas que permeiam a companhia. Algumas instituições, como o Bank of America (BofA), não estão tão confiantes em relação à empresa para o ano de 2024.

No início de abril, o BofA  rebaixou a recomendação de VALE3 de compra para neutra. Essa decisão foi tomada pela queda de preço do minério de ferro. Além disso, eles ainda usaram a justificativa de que a recuperação dos preços do minério de ferro parece distante.

Um ponto que podemos observar é de que o mercado está cauteloso e aguardando os resultados do balanço de 1T24 da Vale, que saem hoje (24), para tomar decisões mais arrojadas quanto aos papéis da companhia.

Por esse motivo, o Giro do Mercado, programa do Money Times que comenta os assuntos mais quentes do mercado financeiro, fará uma edição especial amanhã, dia 25 de abril, às 12h, para avaliar como o mercado vai reagir à divulgação do balanço do primeiro trimestre de 2024 da Vale.

Neste dia, a Paula Comassetto, que é jornalista e apresentadora do programa diário, receberá o analista Matheus Soares e o analista Henrique Cavalcante, da Empiricus Research, para fazer uma análise ao vivo sobre como o mercado vai reagir após a divulgação desses resultados.

Você pode participar ao vivo do programa e ainda descobrir se é hora de comprar ou vender VALE3. Para isso, clique no link abaixo e faça a sua inscrição gratuita.

QUERO PARTICIPAR DO PROGRAMA AO VIVO DE AMANHÃ (25/04)

VALE3: Dados de produção animaram o mercado

Enquanto o balanço de 1T24 da Vale não é divulgado, o mercado reagiu bem aos dados de produção da companhia, que foram divulgados no último dia 16. Os dados revelaram que a produção veio 3% acima do que era o consenso, de acordo com o Matheus Soares.

Os dados de vendas do primeiro trimestre também vieram fortes, na casa de 63,8 toneladas apenas nos três primeiros meses do ano. Ainda de acordo com Matheus Soares: “existe espaço para revisão do Ebitda do consenso pro 1T24 entre 5%-10%. Tudo isso, sendo a empresa mais barata do setor em termos de múltiplo”.

Fonte: Gráfico de múltiplos da Vale (VALE3)

Quem também se mostrou otimista com relação ao resultado de vendas da Vale no primeiro trimestre de 2024 da Vale foi o Itaú BBA, que considerou os resultados positivos.

O banco aumentou a expectativa de Ebitda do 1T24 da Vale de R$ 3,2 bilhões para R$ 3,6 bilhões. Mas apesar desse aumento, a instituição ainda pondera que as vendas de níquel e cobre foram abaixo do que o mercado estava aguardando. Portanto, a divulgação do balanço de 1T24 ainda continua sendo muito aguardada.

E não são apenas as grandes instituições que estão aguardando o resultado. O investidor pessoa física também aguarda os resultados para saber se é hora de vender ou comprar VALE3.

A resposta para esse questionamento será respondida por dois grandes analistas do mercado, Matheus Soares e Henrique Cavalcante, amanhã (25), às 12h, na edição especial do Giro do Mercado.

Para ser avisado com exclusividade quando o programa começar, você pode fazer a sua inscrição gratuita clicando no link abaixo:

VALE3: É HORA DE COMPRAR OU VENDER?

O que o minério de ferro pode apontar sobre os investimentos em VALE3?

O analista Matheus Soares estará ao vivo no Programa Giro de Mercado edição especial, mas antes disso, já trouxe a sua opinião sobre a Vale que envolve um olhar mais global. Principalmente olhando também para a produção mundial de minério de ferro.

Ele nos convida a olhar para o cenário macro e ainda pontua que, para os investidores de VALE3, uma preocupação relevante é o minério de ferro vindo também de outros países.

Atualmente, a China é uma das principais importadoras de minério de ferro do mundo. Ela também passa por um ponto de inflexão por conta da crise no setor de construção civil. 

E isso poderia ser um sinal de alerta para empresas do setor de todo o mundo. Visto que, se o setor está em crise, o país tende a importar menos minério de ferro. Isso faz com que a demanda pela commodity caia e, consequentemente, o preço também.

 Esse é um dos motivos pelos quais o mercado está tão dividido e aguarda ansiosamente os resultados do 1T24 da Vale e está tão dividido quanto comprar ou não as ações da empresa.

Entretanto, para Matheus e toda a equipe do Market Makers, isso não é um problema que possa impactar tanto os preços de VALE3. De acordo com eles, “apesar da relevância da China para o setor, ela não é o único país que demanda minério de ferro no mundo. A Índia é o segundo país que mais produz aço no mundo e esse país vê seus números crescendo ano a ano”.

Fonte: GMK Center

Sabemos que o mercado está muito dividido quanto às expectativas sobre o minério de ferro e também em relação à Vale. Entretanto, ainda de acordo com Matheus Soares do Market Makers para o Portal Money Times, além da Índia, outros países como Indonésia e Vietnã vêm ganhando relevância no setor desde 2022, o que pode indicar um futuro promissor do minério de ferro no mundo.

Fonte: Wordsteel Association

Até aqui podemos observar que apenas um dado isolado não pode ser considerado relevante para tomar a decisão de comprar ou vender as ações VALE3

Percebemos também que o mundo todo está de olho no futuro do minério de ferro e com muita expectativa em relação ao balanço da Vale que será divulgado no próximo dia 24 de abril.

Diante disso, reiteramos o convite para que você esteja ao vivo amanhã, dia 25 de abril, e veja o que os analistas Matheus Soares e Henrique Cavalcante têm a dizer sobre o balanço 1T24 da Vale que sai nesta quarta-feira (24)

Clique no link abaixo e faça seu cadastro gratuito, você será avisado em primeira mão quando o programa começar.

Sobre o autor

Thayana Azevedo

Engenheira, analista de marketing e redatora dos portais Empiricus, MoneyTimes e Seu Dinheiro.