Nesta manhã, a Vivara (VIVA3) divulgou seu resultado do 2T23, com números acima do esperado pelo mercado.
No 2T23, a receita líquida totalizou R$ 559 milhões, um crescimento de 19,3% na comparação anual e marginalmente melhor que as expectativas.
Life cresceu em 143% as vendas em comparação anual
Entre os destaques estiveram a maturação das lojas da Life, uma performance interessante em termos de vendas mesmas lojas e bons números no e-commerce.
Sobre a Life, a joalheria de prata do grupo Vivara, as vendas cresceram 143% na comparação e foram abertas 7 novas lojas no 2T23.
No total já são 84 lojas, com representatividade de 17% das receitas totais do grupo, um aumento de 8,9 p.p na comparação anual.
Como as margens da Life são melhores que a Vivara (em torno de 10 pontos percentuais a mais de margem bruta), o sucesso da Life tem sido acretivo para o grupo em termos de rentabilidade.
Essa mesma dinâmica se manteve durante o 2T23, com o lucro bruto totalizando R$ 390 milhões, crescimento de 23%, acima do avanço das receitas; a margem bruta foi de 69,7%, ou 2 pontos percentuais superior ao mesmo período de 2022.
Além do aumento na participação da Life no mix de vendas, em 2022 a Vivara concluiu a integração do processo de purificação de metais em sua planta de Manaus. Essa integração trouxe uma importante melhora nas margens, ao reduzir significativamente o nível de desperdícios.
A partir do próximo trimestre, porém, esse efeito estará totalmente internalizado aos resultados e deixará de ser notado nas comparações anuais.
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Vendas mesmas lojas trouxe números sólidos
Outro ponto importante de mencionarmos sobre a performance comercial da Vivara é o indicador de vendas mesmas lojas (SSS, da sigla em inglês).
No 2T23, o SSS foi de 4,9% nas lojas físicas e 10,6% considerando-se também o e-commerce. Em nossa opinião, os números foram sólidos, especialmente se comparados a um varejo que ainda não engrenou.
Importante notar que, com os investimentos cada vez maiores em omnicanalidade, é natural que a distância entre o SSS do e-commerce e das lojas físicas siga alta nos próximos anos.
E abriu mais lojas
Já em termos de abertura de lojas, foram inauguradas 14 novas unidades no 2T23, sendo 7 lojas Life e 7 da flagship Vivara. No total, a companhia encerrou o trimestre com 357 lojas abertas.
No consolidado de 2023, a empresa espera abrir entre 55 e 65 lojas ao total, com maior concentração de inaugurações durante o segundo semestre.
O bom trimestre se traduziu num lucro líquido de R$ 109 milhões, (crescimento de 23% na comparação anual e cerca de 10% acima do esperado pelo mercado) equivalente a uma margem líquida de 19,6%.
Em geral, Vivara teve um bom 2T23
Sazonalmente, o segundo trimestre é um período importante para a Vivara, com vendas historicamente fortes no dia das mães e agora, graças ao crescimento da Life, também muito relevantes no dia dos namorados.
Em termos de participação de mercado, a companhia encerrou o 2T23 com 18,3% de market share no setor brasileiro de joias, apresentando 1,6 p.p. de expansão comparado a junho de 2022, sendo 9,2% para a categoria de Joias Vivara, 6,3% Life e 2,7% de outras categorias.
Em outras palavras, a dominância da Vivara no setor de joias vem aumentando consideravelmente nos últimos 3 anos.
Negociada a cerca de 16x os lucros estimados para os próximos 12 meses, os papéis de VIVA3 fazem parte da carteira da série Microcap Alert, da Empiricus Research.
Além de Vivara, o portfólio é composto por outras 10 small caps. Para conhecê-las e formar uma carteira diversificada de ações para surfar o bull market da Bolsa, acesse este material.