Ontem à noite (17), a Vivara (VIVA3) divulgou seu resultado do 4T22, com números muito fortes, expansão de margens e ganhos de market share. Em resumo, tudo o que os investidores gostam de ver.
No trimestre, a receita líquida da Vivara totalizou R$ 644 milhões, um crescimento de 17,2% na comparação anual e em linha com o esperado pelo mercado.
Entre os destaques do bom trimestre estão a abertura e rápida maturação das lojas da Life, uma performance interessante em termos de vendas mesmas lojas e bons números no e-commerce, com destaque para o crescimento de 55% nas vendas digitais durante a Black Friday.
Sobre a Life, a joalheria de prata do grupo Vivara, foram abertas 16 novas lojas no 4T22. No total já são 72 lojas, com representatividade de 37% das receitas totais do grupo, um aumento de 5,6 p.p na comparação anual.
Como as margens da Life são melhores que a Vivara (em torno de 10 pontos percentuais a mais de margem bruta), o sucesso da Life tem sido acretivo para o grupo em termos de rentabilidade.
Devido a isso, o lucro bruto ao final do 4T22 foi de R$ 456 milhões, crescimento de 21,9%, acima do crescimento das receitas; a margem bruta foi de 70,8%, ou 2,7 pontos percentuais superior ao mesmo período de 2021.
Outro ponto importante de mencionarmos sobre a performance comercial da Vivara é o indicador de vendas mesmas lojas (SSS, da sigla em inglês).
No 4T22, o SSS foi de 4,4% nas lojas físicas e 6,9% considerando-se também o e-commerce. Apesar de ter desacelerado consideravelmente em relação aos últimos trimestres, o número está em linha com o histórico de longo prazo do setor no Brasil.
Empresa representa 17% do mercado de joias no Brasil
Essa boa performance comercial Vivara permitiu que a empresa conquistasse mais 0,5 pontos percentuais de market share no 4T22, representando agora 17,4% do mercado de jóias no país.
Todos os bons dados apresentados acima foram conquistados mantendo-se estável em 39% a representatividade das despesas operacionais em relação às receitas.
O trimestre recorde se traduziu num lucro líquido de R$ 157 milhões, equivalente a uma margem líquida de 24,5% (1,4 p.p superior na comparação anual).
VIVA3 entrega mais um grande trimestre e é recomendação de compra
No geral, gostamos muito dos números e ficamos satisfeitos com a velocidade com que a companhia está executando seu plano de expansão.
As lojas da Vivara costumam maturar numa velocidade muito acima da média do varejo e seguem expandindo vendas durante um longo período.
Essa é uma história de crescimento com rentabilidade, negociada a apenas 13x o lucro esperado para 2023.
Somos compradores de VIVA3, que é uma recomendação do portfólio Microcap Alert da Empiricus.