Em operações com recursos limitados no mercado financeiro, pode ser mais complicado conseguir uma boa rentabilidade. Por isso, investidores e empresas que enxergam boas oportunidades, mas não dispõem de capital próprio suficiente, recorrem à alavancagem financeira.
A alavancagem financeira é usada em diversos âmbitos no mercado, mas exige muita responsabilidade, pois é possível potencializar os lucros e também os prejuízos.
O que é Alavancagem Financeira?
A alavancagem financeira é um mecanismo do mercado financeiro em que o investidor utiliza capital de terceiros para aumentar o aporte em uma operação e assim criar a possibilidade de obter uma rentabilidade maior.
Em termos práticos, a alavancagem permite que o operador faça uma operação com mais dinheiro do que ele realmente tem.
O recurso é muito usado quando, ao avaliar o mercado, a pessoa encontra uma excelente oportunidade que não quer deixar passar.
Como funciona a Alavancagem Financeira?
Esse tipo de alavancagem operacional funciona com a disponibilização de um valor extra por um terceiro, que geralmente é a corretora de valores com a qual o investidor trabalha. Assim, a empresa cria a possibilidade de que se faça uma operação como se a pessoa tivesse mais dinheiro disponível.
Para isso é exigido uma garantia e o investidor também deve devolver o dinheiro da alavancagem no prazo determinado, o que geralmente ocorre dentro do mesmo dia, quando se trata de uma operação do tipo Day Trade.
Tipos de Alavancagem Financeira
No mercado de capitais a alavancagem operacional ocorre em várias situações. Veja abaixo as principais possibilidades.
Alavancagem em Day Trade
São as operações no mercado financeiro com abertura e fechamento num mesmo dia. Algumas duram pouquíssimo tempo, como minutos ou até segundos. A ideia é identificar uma boa oportunidade em uma movimentação no mercado, entrando e saindo rapidamente.
Nesses casos, a alavancagem pode potencializar a rentabilidade em muitas vezes, tornando a operação mais atrativa conforme a sua duração e quantidade de capital aplicado.
Alavancagem em Mercado futuro
O investidor opera dólar, índices, commodities e outros ativos, tentando identificar possibilidades de quedas ou subidas futuras.
Alavancagem em Venda a descoberto
É uma prática que consiste em obter rentabilidade ao realizar operações acreditando na queda de um ativo. Nesse caso, é preciso vendê-lo sem tê-lo efetivamente na carteira e depois comprá-lo quando estiver mais barato.
O que acontece é um tipo de empréstimo com alguém que efetivamente tem o ativo. Mas, caso as expectativas não forem atingidas e o ativo subir, de qualquer forma o investidor terá que efetuar a compra, devolver ao dono e arcar com o prejuízo.
Para potencializar os possíveis resultados positivos é usada a técnica da alavancagem.
Exemplo de uma alavancagem
É muito comum a realização de operações com minicontratos de dólar no day trade. É possível operar a partir de 1 minicontrato, que tem o valor aproximado de US$ 10.000,000.
Entretanto, não é preciso ter em sua carteira o montante completo para participar desse tipo de investimento.
Graças a alavancagem oferecida pelas corretoras, muitas vezes é possível operar 1 minicontrato tendo apenas 100 reais na conta. Obviamente é recomendado ter uma quantia bem maior, pois é preciso ter uma margem para suportar as variações do mercado.
Também é importante salientar que operações desse tipo exigem muito conhecimento técnico e controle emocional, sendo recomendadas para investidores com um perfil mais arrojado.
Vantagens e riscos da Alavancagem Financeira
A principal vantagem desse recurso é que ele permite uma multiplicação do capital em um curto espaço de tempo quando a operação caminha para o resultado esperado.
Por outro lado, a grande desvantagem é que as perdas também são potencializadas. Então, conforme o grau de alavancagem financeira, os prejuízos podem ser enormes.
Ao aumentar a alavancagem financeira, o tamanho da rentabilidade e do prejuízo também aumentam na mesma proporção.
O objetivo fundamental da alavancagem é aumentar a capacidade de investimento de forma rápida usando o capital de terceiros e fornecendo uma pequena garantia. Para isso é preciso aceitar correr riscos maiores.
A alavancagem vale a pena quando o investidor tem um profundo conhecimento do mercado e sabe exatamente o que está fazendo, tendo calculado previamente diversos cenários.
As corretoras costumam encerrar as operações automaticamente quando o dinheiro colocado em garantia está perto do fim. Caso isso não ocorra, o investidor deverá cobrir o valor negativo em sua conta.
É um tipo de captação de recursos por empresas para financiar etapas de sua cadeia produtiva sem haver um aumento significativo dos custos e despesas fixas.