Mercado

Backtesting: o que é, como funciona e como fazer esse tipo de teste? Vale a pena?

O backtesting é uma opção para melhorar seus resultados no mercado financeiro. Entenda como esse conceito funciona e se vale a pena utilizá-lo.

Por Equipe Empiricus

27 fev 2024, 10:46 - atualizado em 27 fev 2024, 10:47

Imagem representando o Backtesting, uma opção para melhorar seus resultados no mercado financeiro.
Backtesting

Teríamos resultados melhores em diversos âmbitos da nossa vida se pudéssemos testar nossas estratégias antes de colocá-las em prática no mundo real. No mercado financeiro, é possível ter uma ideia dos resultados de uma operação realizando um backtesting.

O que é Backtesting?

Um backtesting é um teste feito pelos investidores antes de realizar uma operação ou uma estratégia de investimentos. Assim, é possível validar o movimento pretendido e entender qual seria seu comportamento, rentabilidade e quais os riscos envolvidos.

Este teste usa diversos dados passados para que o investidor descubra se sua estratégia realmente funciona, se apresenta falhas e se são necessárias melhorias.

Por isso, essa ferramenta tornou-se muito valiosa para traders, que podem aprimorar sua forma de atuação no mercado em um ambiente simulado, sem correr riscos reais antes de estar totalmente preparado.

Como funciona o Backtesting?

O backtesting funciona por meio de uma análise de dados históricos, por meio da qual o investidor irá simular a eficácia de sua estratégia.

Essa análise histórica não significa uma previsão, mas tem uma alta probabilidade de refletir o que irá acontecer, pois os movimentos do mercado tendem a se repetir ao longo do tempo.

O teste pode ser realizado de maneira manual, o que exige muita paciência, tempo e conhecimento profundo do mercado, já que todos os passos serão executados pelo próprio investidor.

Mas, com o advento da tecnologia, surgiu também o teste automático em que são usados programas avançados que poupam o interessado de boa parte do trabalho burocrático, sendo necessário apenas inserir informações principais sobre a suas estratégias e os ativos que serão analisados. 

Quais as vantagens do Backtesting?

Este teste prévio possui várias vantagens, como:

  • Mostra se uma estratégia é sólida e tem fundamentos para gerar rentabilidade;
  • Por se tratar de um teste, é possível operar várias vezes sem correr riscos financeiros;
  • A repetição no ambiente simulado ajuda a controlar as emoções, para que você esteja melhor preparado quando for para o mercado real;
  • Permite a análise de diferentes cenários sem preocupações e a adaptação das estratégias sem comprometer a rentabilidade;
  • O investidor consegue gerar relatórios em algumas plataformas, o que traz um entendimento mais amplo sobre a estratégia;
  • Quando os testes mostram resultados positivos, a confiança do investidor aumenta;
  • É possível testar diferentes estratégias, quantas vezes quiser.

Desvantagens e riscos do Backtesting

O backtesting também apresenta algumas desvantagens que merecem atenção, por exemplo:

  • Todos os testes levam em consideração dados históricos, então não há uma garantia de que certos fatores se repetirão no futuro. Ou seja, os resultados no ambiente simulado podem ser bem diferentes do mundo real;
  • É preciso entender que o teste é subjetivo e o investidor deve aprimorar sua análise com o estudo constante da situação atual do mercado financeiro;
  • Algumas plataformas apresentam um elevado nível de dificuldade, o que obriga o investidor a contratar alguém que entenda de programação para auxiliá-lo.

Vale a pena usar Backtesting?

Ao realizar o backtesting, o investidor estará melhor preparado e mais confiante em sua estratégia de investimento. O backtesting também traz alguns dados estatísticos extremamente valiosos, como lucro e prejuízo líquido, volatilidade, retorno anual e retorno ajustado ao risco.

Como fazer backtesting?

O backtesting pode ser realizado com a ajuda de um programa que auxilia na comparação de dados históricos e no teste de estratégias de investimentos.

O que é o stop loss?

É um tipo de comando utilizado no mercado financeiro pelo qual o investidor determina a perda máxima que deseja suportar em uma operação. Assim, quando o ponto selecionado é atingido, a operação é encerrada automaticamente. Esta é uma forma de limitar as perdas e seguir o planejamento.

O que é um pullback no trader?

O pullback é um tipo de “respiro” do mercado financeiro antes de continuar a seguir na tendência. Muitos traders procuram por este tipo de movimento no mercado, pois ele oferece boas oportunidades de entrada e saída.

O que é um stop gain?

Stop gain é um tipo de ordem de saída pré-programada no mercado financeiro. Assim, se o preço de um ativo atinge a meta do investidor, ele sai automaticamente da operação. Dessa forma, o investidor reduz sua exposição ao mercado e não dá chances para que o preço se mova na direção contrária.

O que significa o termo loss?

O termo loss significa perda. No mercado financeiro é muito comum encontrarmos essa palavra, principalmente em expressões como stop loss.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.