Criptomoedas

Bitcoin Cash (BCH): o que é essa criptomoeda? Qual a diferença para o Bitcoin?

O Bitcoin Cash (BCH) é uma altcoin que surgiu do mesmo código do Bitcoin, mas que hoje funciona de maneira autônoma. Saiba como funciona o Bitcoin Cash.

Por Equipe Empiricus

09 fev 2023, 17:19 - atualizado em 31 jul 2023, 10:17

Imagem representando o Bitcoin Cash, mostrando o logo da criptomoeda

O Bitcoin Cash (BCH) surgiu da bifurcação (ou hard fork, em inglês) da rede Bitcoin. Considerada uma das principais altcoins do mercado, ele atende a diversos objetivos dentro da comunidade Bitcoin.

Apesar de ter sido criado com o objetivo de substituir a principal criptomoeda do mercado, o Bitcoin Cash funciona hoje de maneira independente e com suas próprias finalidades.

O que é Bitcoin Cash?

O Bitcoin Cash (BCH) é uma criptomoeda criada sob o mesmo código-fonte do Bitcoin, mas com funcionalidades que vão além da principal cripto em circulação. Essa altcoin surgiu em meados de 2017, durante o primeiro processo de divisão do Bitcoin – chamado de hard fork.

O objetivo principal da atividade era alterar conceitos específicos do BTC, a fim de otimizar as transações e melhorar as negociações da rede blockchain. Como não houve consenso entre a comunidade à época, foi criada uma nova cripto. Assim, o Bitcoin Cash se desprendeu da “moeda-mãe” e passou a performar de forma independente no mercado.

Esse mecanismo de dissolução do BTC para BCH foi desenvolvido pela comunidade, mais especificamente pelos programadores do Bitcoin Core – uma das principais redes envolvidas na emissão e controle da cripto. A proposta do BCH também inclui atualizações sobre a segurança da rede Bitcoin, bem como taxas menores em relação ao ativo original.

A medida, porém, não obteve grande sucesso. Atualmente, o Bitcoin Cash (BCH) performa bem abaixo da sua versão nativa, servindo como moeda alternativa para fins especulativos.

Bitcoin Cash vs Bitcoin: as principais diferenças

Apesar de compartilharem um código-fonte similar, o Bitcoin Cash e o Bitcoin funcionam de maneira distinta quando comparados entre si. Ambas são emitidas separadamente e têm regras específicas, além de preços, movimentos e histórico diferentes.

A principal diferença entre Bitcoin Cash e Bitcoin pode ser notada no processamento dos ativos: enquanto cada bloco de BTC tem capacidade para 1 megabyte de dados, os blocos de BCH geram cerca de 8mb. Ou seja, a altcoin tem uma escalabilidade maior que a cripto de origem.

Além disso, por ser menos visado, a demanda pela mineração de BCH é menor, permitindo que usuários se aproveitem do baixo fluxo como oportunidade no longo prazo. Consequentemente, as taxas da rede também se tornam mais baixas, permitindo que os programadores tenham maior lucro com a altcoin.

Apesar de servir para as mesmas finalidades que o Bitcoin original – meio de pagamento e reserva de valor –, o Bitcoin Cash desponta como uma alternativa competitiva no mercado.

Como utilizar o Bitcoin Cash?

Por ser uma alternativa mais barata que o BTC, o Bitcoin Cash desponta como um ativo interessante para fins de investimento e também meio de pagamento. Além disso, por estar atrelado ao projeto original da criptomoeda, também pode ser facilmente convertido em Bitcoin, fazendo com que seu acesso seja facilitado.

Pagamentos online

Uma das principais vantagens do Bitcoin Cash é o fato de ser amplamente aceito como meio de pagamento, uma vez que pode ser convertido em Bitcoin – a cripto de maior movimentação do mercado.

Assim, é possível utilizar BCH para fazer compras online e/ou em estabelecimentos físicos que aceitam a cripto, ou mesmo convertê-la para o Bitcoin.

Investimentos

Assim como outras criptomoedas do mercado, o Bitcoin Cash (BCH) pode ser utilizado como ativo de especulação para fins de investimento. Dessa forma, o investidor se aproveita das oscilações de um mercado volátil para lucrar no longo prazo.

Vale lembrar, entretanto, que a cripto funciona de maneira independente ao Bitcoin, e tem menos procura que o ativo original. Para os especialistas de mercado, o Bitcoin Cash está longe de atingir a performance do BTC, mas ainda pode ser interessante para quem busca criptos baratas e promissoras.

Quem aceita Bitcoin Cash como forma de pagamento?

Como dito anteriormente, o Bitcoin Cash tem certas vantagens em relação a outras criptomoedas pelo fato de estar atrelado ao projeto original do Bitcoin. Assim, desponta como um ativo mais escalável e amplamente aceito em estabelecimentos mundo afora.

Serviços online, como e-commerce, plataformas de investimento e cartões de crédito oferecem facilidades para quem quer utilizar o BCH como meio de pagamento. Além do uso de origem, também é possível converter a moeda para o Bitcoin ou outras criptos – como o Ethereum.

Assim, o Bitcoin Cash é aceito nos mesmos estabelecimentos e serviços que as principais criptos do mercado. Hoje, mais de 30 mil empresas aceitam o pagamento de seus produtos em cripto. Marcas como Microsoft, McDonald’s, Pizza Hut e AMC Theatre são alguns dos principais conglomerados globais a oferecerem a modalidade.

Outra forma de utilizar a cripto como meio de pagamento é de forma indireta: muitas empresas intermediárias aceitam o pagamento de boletos em criptomoedas, por exemplo. Esse intermédio, porém, culmina em taxas adicionais para a empresa terceira.

É seguro investir em Bitcoin Cash? Entenda os riscos

Assim como outros criptoativos, o Bitcoin Cash carrega consigo uma alta volatilidade e outras incertezas sobre o futuro do mercado cripto. Portanto, é preciso compreender seus riscos e avaliar seu histórico de preços antes de pensar em investir nessa criptomoeda.

Apesar de ter seu nome associado ao Bitcoin, a moeda performa de maneira independente e sem sofrer interferência da procura pelo principal ativo do mercado. Além disso, o Bitcoin Cash nunca desempenhou de forma exemplar, servindo mais ao interesse dos desenvolvedores e programadores envolvidos no projeto.

Como o Bitcoin está em constante atualização, há sempre o risco de o ativo “matar” o Bitcoin Cash, uma vez que as falhas deixam de existir e não mais servem como fator motivador para a compra da altcoin.

Esse, inclusive, é outro ponto que pesa negativamente para o BCH. O fato de ser uma alternativa ao Bitcoin e ao Ethereum – moedas já consolidadas no mercado – faz com que esse ativo não tenha vida longa. Seu uso acaba se restringindo a fins específicos e de diversificação de curto prazo.

Segurança do Bitcoin Cash

Em relação à segurança, o Bitcoin Cash se utiliza da tecnologia blockchain no processo de emissão e validação de seus tokens. Isso faz com que sua escalabilidade seja protegida à medida que as ferramentas do sistema descentralizado são otimizadas automaticamente.

Por ter um hashrate menor, o Bitcoin Cash pode passar por instabilidades, mas raramente por perda ou roubo de dados. Suas transações e registros são armazenados em fundos inalteráveis, permitindo que toda a infraestrutura seja preservada.

Riscos de investir em Bitcoin Cash

O principal risco envolvendo o Bitcoin Cash é o fator mercado: seu preço não costuma subir muito, e geralmente oscila para baixo à medida que o Bitcoin se fortalece. Como dito anteriormente, a tendência é de que o ativo perca cada vez mais força conforme o protocolo Bitcoin seja expandido e melhorado.

O BCH chegou a performar melhor que o Bitcoin por um espaço curto de tempo, mas a partir do SegWit – mudança nas regras do software que rege o protocolo Bitcoin –, as taxas e o tempo de confirmação do BTC passaram a ser melhores que as do BCH, fazendo com que muitos perdessem interesse na altcoin.

Como investir em Bitcoin Cash (BCH)?

O investimento em Bitcoin Cash pode ser uma boa estratégia de diversificação, além de útil no processo de expansão das redes blockchain. Tanto os usuários dessas redes como os investidores têm duas formas de se envolver diretamente com o ativo: negociando-os via método peer-to-peer (entre os usuários) ou por intermédio de uma exchange de criptomoedas.

Vale lembrar que a segunda opção é a maneira mais prática e intuitiva de investir, mas acarreta taxas extras no processo de compra e venda. Se você não tem experiência com redes descentralizadas de código aberto, a corretora será o meio mais fácil de negociar esses ativos.

Elas funcionam da mesma forma que as empresas intermediárias do mercado de ações. Para utilizá-las, basta fazer um cadastro na plataforma de sua preferência e transferir o saldo necessário. Confira o passo a passo:

  1. Faça seu cadastro em uma exchange;
  2. Valide os dados pessoais;
  3. Transfira um montante em reais;
  4. Negocie os ativos pelo “home broker” da plataforma.

Depois de comprar Bitcoin Cash, você deve armazenar os ativos em uma carteira de confiança. Tanto as corretoras como as empresas especializadas para este fim oferecem wallets de criptomoedas de diferentes tipos, a fim de você armazenar as criptos de forma segura.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.