Os papéis existentes na bolsa de valores são comumente classificados como blue chips, small chips e middle chips. Esses termos costumam causar certa confusão, principalmente para os investidores iniciantes.
Porém, conhecer essas definições é muito importante para entender melhor a forma como diversas empresas são vistas pelo mercado.
O que são ações blue chips?
Ações blue chips é um nome dado para as maiores ações da bolsa de valores, seja em capitalização de mercado ou de reputação perante os investidores. São empresas de capital aberto consideradas muito importantes, que movimentam grandes quantias de dinheiro diariamente, são consolidadas no mercado e podem pagar ótimos dividendos para os seus acionistas.
Obviamente, elas recebem muito destaque e costumam estar entre os papéis mais negociados, além de serem comumente buscadas por quem está iniciando no mercado.
Origem do nome blue chips
O nome “blue chips” vem das fichas azuis são uma referência àquelas usadas em cassinos e conhecidas por serem as mais valiosas.
Acredita-se que a expressão começou a ser usada para se referir às ações mais importantes da bolsa em 1920.
Nessa oportunidade, um funcionário que trabalhava na Dow Jones, Oliver Gingold, observou as cotações e identificou que alguns papéis estavam com um valor elevado. Assim, ele afirmou que escreveria sobre as “ações blue chips”.
Quais são as características das blue chips?
Na definição de blue chips não há critérios exatos nos quais uma empresa precisa se encaixar. Mas, de forma geral, podemos pensar em alguns aspectos que são comuns a esse tipo de companhia:
- Grande valor de mercado;
- Muitas negociações e, consequentemente, alta liquidez;
- Nível de governança;
- Distribuição regular de dividendos;
Assim, essas companhias são consideradas mais sólidas e oferecem melhores perspectivas de futuro para os investidores, o que gera uma maior sensação de segurança em relação a outros tipos de ações, principalmente quando pensamos em investimentos a longo prazo.
Por serem grandes e influentes, as empresas dessa categoria tendem a sofrer oscilações menores, mesmo em épocas de crise. Um dos segredos para um cenário tão favorável é que seus produtos têm boa aceitação no mercado e são amplamente procurados.
Qual a diferença entre blue chips e outros tipos de ações?
A diferença principal nesse tipo de classificação está relacionada ao tamanho e valor da empresa:
Small Caps
Small Caps são os papéis das empresas de pequeno porte disponíveis na bolsa. É comum se referir a elas como ações de segunda ou terceira linha.
Esse tipo de opção costuma ser mais barata, ter uma procura menor e oferecer menos liquidez do que outros tipos de empresas. Além disso, elas têm um menor poder de resistência contra oscilações negativas do mercado. Essas características fazem com que sejam um tipo de investimento menos seguro.
Mas, isso não quer dizer que as Small Caps devem ser desconsideradas pelos investidores. Na verdade, elas também oferecem ótimas oportunidades. Pois, como ainda são pequenas, há chances de um crescimento expressivo.
Por isso, essas empresas são muito visadas por investidores experientes, que estão dispostos a se arriscarem um pouco mais em busca de negócios lucrativos.
Mid Caps
As Mid Caps são empresas consideradas de médio porte. Elas costumam ter uma boa margem para crescimento, porém não tem uma liquidez tão expressiva. Também é comum se referir a elas como middle caps.
Esse tipo de investimento é muito procurado por pessoas que querem diversificar carteiras de investimento e minimizar os riscos.
Large Caps
Large Caps é apenas outro nome para as ações blue chips. Ou seja, esse termo refere-se às empresas mais valiosas da bolsa e com diversas características que destacam sua importância e solidez, como mencionamos nos tópicos anteriores. Também são chamadas de ações de primeira linha.
- Quer investir em ações, mas não sabe quais são as melhores escolhas para o seu patrimônio? Acesse gratuitamente a carteira recomendada da Empiricus Investimentos clicando aqui.
Exemplos de ações blue chips
No Brasil há muitas empresas que podem ser consideradas como Large caps devido ao seu porte e renome. Veja alguns exemplos.
Petrobras (PETR4)
Essa empresa dispensa apresentações, pois todo brasileiro conhece sua grande importância para nossa economia. Ela é um dos papéis com maior liquidez da bolsa de valores e lida diretamente com as commodities.
Suas cotações são muito influenciadas pelo o que ocorre no mercado internacional, e ela é muito usada por investidores estrangeiros que querem aplicar seu capital no Brasil.
Além disso, a Petrobras influência em toda a economia brasileira, pois seus produtos são fundamentais para todos os cidadãos. Assim, quando há notícias ruins relacionadas à empresa, os impactos negativos são gigantescos.
Por outro lado, quando há notícias boas, todo o país é influenciado positivamente.
Vale (VALE3)
A Vale é a principal produtora mundial de minério de ferro. Sendo assim, sua área de atuação é muito ampla, o que mantém a empresa sólida mesmo diante de qualquer problema.
Por isso, ela é um dos melhores exemplos de blue chips para quem deseja investir em uma empresa mais segura.
Usiminas (USIM5)
A Usiminas é uma siderúrgica que ganhou bastante destaque após tensões entre Estados Unidos e China.
Tendo como principal matéria-prima o aço, a empresa está presente no mercado com muita força, sempre sendo considerada como uma boa opção para os investidores.
Além desses três destaques, podemos citar outros exemplos de Blue Chips presentes na bolsa brasileira:
- Ambev
- Gerdau
- BTG Pactual
- Itaú Unibanco
- Banco do Brasil
- Magazine Luiza
Exemplos de blue chips no mercado internacional
Se você deseja diversificar seus investimentos para o mercado internacional, veja a lista das principais blue chips disponíveis:
- Coca-Cola
- Walmart
- Amazon
- Unilever
- Exxon Mobil
- Johnson & Johnson
Como escolher boas ações blue chips?
A primeira coisa a se fazer para escolher boas ações é analisar e conhecer as empresas de grande porte.
Então, estude as companhias nas quais deseja investir. Verifique o tipo de produto produzido, as expectativas para o futuro, o histórico e valorize a opinião e de profissionais do mercado.
Também analise se esse tipo de investimento condiz com o seu perfil. Geralmente as large caps são procuradas por quem deseja lucrar a longo prazo e com um pouco mais de segurança.
Caso você busque por riscos maiores, mas com potencial para lucros elevados, talvez seja interessante analisar outras companhias.
Por fim, é importante ressaltar que qualquer tipo de investimento, principalmente os de renda variável, exigem muito estudo e análises criteriosas para minimizar os riscos. Pois, entrar no mercado de forma afoita e sem o devido conhecimento pode fazer você perder dinheiro.
Então, caso se sinta inseguro ou tenha dúvidas, contrate um profissional para auxiliá-lo e ajudá-lo a entender o mercado de forma mais ampla.
Além do conhecimento, é importante que o novo investidor escolha uma corretora confiável, que ofereça boas taxas e muitas possibilidades de investimentos.
Vale a pena investir em ações blue chips?
Dentro de uma estratégia focada em renda variável, o investimento em blue chips é uma das opções mais recomendadas. É o tipo de ação mais seguro quando consideramos entre outras opções como Middle e Small caps.
Algumas vantagens e desvantagens das blue chips são:
Vantagens das blue chips
- Tendem a distribuir dividendos mais consistentemente. Ao contrário do que ocorre com as mid caps e small caps, normalmente as blue chips já são empresas maduras e com modelo de negócio mais do que validado.
- A maior segurança da blue chips é fundamental para quem deseja investir a longo prazo;
- Maior facilidade na hora de acompanhar notícias. Como as empresas possuem maior destaque, qualquer coisa que aconteça a elas é rapidamente divulgado pela mídia, o que pode auxiliar os investidores no momento de tomarem suas decisões;
- Menor oscilação mesmo durante períodos de crise.
Desvantagens das blue chips
A principal desvantagem das blue chips atinge os investidores que buscam lucros rápidos. Esse tipo de empresa não costuma sofrer um grande crescimento em um curto período, como acontece com as small e mid caps.
Os chamados especuladores, que buscam lucros rápidos, precisam estar dispostos a se expor a riscos maiores, e nesse cenário talvez as blue chips não sejam a melhor alternativa.
Agora que você já sabe tudo sobre Blue chips, que tal começar a investir de forma mais inteligente? Veja a carteira recomendada de ações da Empiricus Investimentos clicando aqui.