O mercado financeiro está cheio de termos curiosos, mas que são capazes de representar muito bem uma situação. Um deles é o bull market que, em uma tradução livre, temos algo como “Mercado do Touro’’.
O bull market traduz um momento de mercado em ascensão, quando os investidores estão otimistas. A associação é devido ao comportamento do animal que usa os chifres para “jogar” a vítima para o alto.
O que é Bull Market?
Bull Market é a expressão usada para definir momentos de grande otimismo no mercado, em que os preços de ações e outros ativos entram em uma tendência de alta por um período prolongado.
Nestes momentos, os investidores estão mais confiantes em resultados positivos, o que os faz reduzir suas posições em renda fixa e aceitar correr mais riscos na renda variável.
Acredita-se que esta tendência ganhou o nome de “Mercado do Touro” devido ao movimento que este animal executa ao atacar, já que ele atinge o alvo de baixo para cima.
Bull Market VS Bear Market
O contrário de Bull Market é Bear Market, ou mercado do urso. Este termo representa uma tendência de baixa no mercado, já que os investidores não estão confiantes quanto ao desempenho de algum ativo e começam a deixar suas posições.
A relação deste movimento com um urso também está ligada à forma como esses animais atacam. Pois, ao contrário do touro, o urso tende a atingir as vítimas de cima para baixo.
Como funciona o Bull Market?
O Bull Market funciona como uma resposta dos investidores a uma onda de positividade, durante a qual os compradores se tornam maioria e contribuem para que um ativo permaneça em alta por muito tempo.
Diversos fatores podem desencadear este tipo de movimento, como:
- Melhora de condições dos principais setores da economia;
- A renda fixa se tornar menos interessante, o que pode ocorrer em momentos de juros baixos;
- As principais commodities entrarem em um ciclo de alta;
- A economia ficar aquecida e o PIB encontrar-se em franco crescimento;
- Um aumento de empresas abrindo seu capital ou disponibilizando novas ações;
- Empresas em franco crescimento e pagando dividendos cada vez maiores;
- Os principais indicadores da economia ficarem em excelentes patamares;
- Quando muitos investidores estrangeiros entram na bolsa de valores.
Quanto tempo dura um Bull Market?
Não há uma duração padrão para o “mercado do touro”. A tendência de alta pode se estender por semanas, meses ou até anos. O tipo de ativo e as condições do mercado irão influenciar diretamente na duração.
Na B3, a bolsa brasileira, tivemos diversos momentos marcantes nesse sentido:
- 1999/2000: houve um crescimento de 8 mil para 17 mil pontos no índice;
- 2002 a 2008: a Ibovespa saltou de 8,6 mil para os 72,6 mil pontos devido ao crescimento das empresas, alta disponibilidade de commodities e outros fatores;
- 2020 a 2022: após um período de crise gerado pela pandemia do coronavírus, a bolsa brasileira passou por outro momento de grande valorização.
O que fazer durante o Bull Market?
Durante o Bull Market, é recomendável que o investidor opere a favor da tendência. Ou seja, como os preços estão subindo, é interessante que ele se mantenha comprado em seus ativos ativos e “surfe na onda”.
Também é uma ótima oportunidade para reduzir o investimento em renda fixa e aumentar as operações do tipo “buy and hold”.
Para aproveitar ao máximo este momento, é fundamental buscar empresas que estejam pagando bons dividendos e que mostram sinais de crescimento.
Mas, não se esqueça de acompanhar a tendência de perto para identificar sinais de que o bull market tem forças para continuar ou de que está próximo de uma reversão.
Não é possível definir com certeza quando um bull market terá início. Para não ser surpreendido, o investidor deve ficar atento a indicadores que podem causar otimismo no mercado.
Não há como prever com exatidão o próximo bull market. Para identificar o movimento, os investidores devem ficar atentos a tendências prolongadas de alta.
O touro refere-se ao movimento de alta prolongada conhecido como bull market. Enquanto o urso está atrelado a uma tendência de baixa prolongada, chamada de bear market.
É uma tendência de baixa prolongada no mercado financeiro, acompanhada de um grande pessimismo dos investidores.
Os tubarões são investidores com muito poder financeiro, capazes de ditar os rumos do mercado.