Saber como declarar saldo de conta corrente no Imposto de Renda é fundamental, uma vez que quem possui valor acima de R$ 140, seja em conta individual ou conjunta, precisa fazer essa declaração.
Nesse sentido, é preciso entender como declarar saldo de conta corrente no imposto de renda para informar corretamente a Receita Federal e não ter problemas posteriores com o fisco.
É obrigatório declarar saldo de conta corrente no Imposto de Renda?
Se você tem uma conta corrente, seja ela conjunta ou não, com um saldo superior a R$ 140 no dia 31 de dezembro de 2023, é preciso declará-la no seu imposto de renda.
Vale destacar, porém, que não haverá incidência de imposto de renda sobre o valor que está na conta. Só é necessário, no entanto, fazer a declaração para que a Receita Federal tenha ciência do quanto você tem.
Lembrando que se os valores não forem corretamente declarados, você pode enfrentar problemas com o fisco. Por isso é fundamental levantar todas as contas que você possui, e solicitar o informe de rendimentos junto ao banco.
- Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.
Como declarar saldo de conta corrente no Imposto de Renda 2024?
Agora que você já sabe que é obrigatório declarar o saldo de conta corrente no Imposto de Renda, é preciso então fazer essa declaração para que você não enfrente problemas com o fisco. E o procedimento é muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo.
Passo a passo para declarar saldo de conta corrente no Imposto de Renda
Primeiramente você precisa acessar o Programa de Declaração do Imposto de Renda da Receita Federal. Uma vez feito isso, será preciso encontrar a aba “Bens e direitos”.
Dentro da aba “Bens e Direitos”, clique em “Novo” para começar a sua declaração. Informe então o código “61 – Depósito bancário em conta corrente no país”.
Lembre-se que a conta corrente é diferente da conta poupança. Nesse segundo caso você terá que usar o código “41 – Caderneta de Poupança” para fazer a sua declaração.
Posteriormente você terá que dizer se a conta pertence a você que é o titular da declaração ou se ela pertence a algum dependente. Caso seja dos dois, então você terá que selecionar “Titular” e depois informar o dependente no campo “Discriminação”.
Sendo assim, nesse campo você deverá informar o nome do outro titular da conta, bem como o seu respectivo CPF.
Caso seja somente sua a conta, não precisa fazer isso, basta apenas selecionar o nome do banco no campo que fica mais abaixo, o número da agência, a conta, e o dígito ou DV.
Então você terá que informar os valores em “Situação em 31/12/2022” e “Situação em 31/12/2023”. Se a conta foi aberta no ano passado é só deixar o campo “Situação em 31/12/2022” em branco.
Depois é só clicar em ok para finalizar.
Fique atento, pois você precisará fazer isso para todas as contas que possui. Portanto, se você tem mais do que uma conta, é necessário repetir o procedimento para cada uma delas.
Documentos e informações para declarar saldo de conta corrente no Imposto de Renda
Para declarar a sua conta corrente no Imposto de Renda 2024, você vai precisar do informe de pagamento de cada banco no qual você possui uma conta. Por isso, é importante atenção.
Todos os bancos fornecem o informe de rendimento, você pode ir até uma agência bancária e solicitá-lo. Entretanto, a maioria possibilita que você baixe o informe diretamente no app.
Se você possui contas em bancos digitais, poderá acessar o informe diretamente no aplicativo do seu banco. Lá constará todas as informações que você precisa.
Ou seja, no informe você terá o valor que tem de saldo no dia 31 de dezembro de 2022, bem como o valor que teve de rendimento e os dados da instituição bancária como nome e CNPJ que também deverão ser informados.
Tenha em mãos o número do seu CPF, RG, e os dados pessoais da pessoa com a qual você mantém uma conta conjunta se esse for o caso.
Por fim, não se esqueça que em 2023 as declarações do Imposto de Renda precisam ser feitas até o dia 31 de maio, sendo que elas começam no dia 15 de março.
O atraso na declaração pode acarretar em multas e juros, e qualquer informação errada ou incompleta também pode gerar problemas com a Receita Federal.
Então, já sabe como declarar saldo de conta corrente no Imposto de Renda? O Seu Dinheiro, portal do grupo da Empiricus, elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.