Empresas

Covenant: como funciona esse tipo de garantia para empréstimos e qual o risco?

O covenant serve para evitar calotes no mercado, os credores recorrem a essa medida sempre. Descubra como a prática do covenant funciona.

Por Equipe Empiricus

20 fev 2024, 09:00 - atualizado em 01 mar 2024, 16:47

Imagem representando o covernant, que serve para evitar calotes no mercado.
Covenant

Em português, a palavra covenant pode ser entendida como “pacto”. Na verdade, essa é uma boa definição do termo quando se trata do mercado financeiro, pois ele é usado para descrever uma espécie de pacto para pagamento das dívidas.

Muitas empresas oferecem diversas garantias quando fazem um empréstimo, incluindo até mesmo imóveis. Mas o credor precisa se certificar de que irá receber o que lhe é devido, por isso a criação de um covenant é uma excelente opção.

O que é Covenant?

Covenant é um instrumento do mercado financeiro pelo qual os credores tentam criar proteções para os seus interesses ao definir limitações contratuais que uma empresa deve seguir para que os termos de um empréstimo continuem em vigor.

Caso as normas não sejam cumpridas, o credor tem o direito de executar a dívida antes do tempo, evitando que a empresa se coloque em uma posição pior na qual não consiga honrar seus compromissos.

Essa prática também é vantajosa para quem precisa do empréstimo, pois torna o acesso ao crédito mais simples e, em alguns casos, a taxa de juros é menor.

As condições impostas nesse tipo de contrato podem ser de 2 tipos:

  • Positivas: determinam boas práticas que a empresa deve seguir;
  • Negativas: descrevem comportamentos a serem evitados pela instituição.

Exemplo de Covenant

O covenant definido em contrato pode ser de diversas formas. Os exemplos mais famosos são:

  • Criação de um teto de endividamento da empresa;
  • Fazer com que a companhia mantenha o mesmo rating;
  • Tornar necessário uma autorização para o ingresso de sócios no negócio;
  • Garantir que o valor do empréstimo seja usado de maneira clara, por exemplo, em um projeto específico.

Tipos de Covenant

Os contratos de financiamento com essa garantia podem ser de diversos tipos, como:

  • Operacionais: relacionam-se com questões do dia a dia da empresa que podem prejudicar o pagamento de uma dívida, como falência, pedido de recuperação judicial, perda de autorização para funcionar, dificuldades para pagar impostos e direcionamento dos recursos captados para outros fins;
  • Financeiros: correspondem a dois indicadores, a dívida líquida, que considera o montante total da dívida subtraindo os valores de aplicações e em dinheiro, e o EBITDA, que é o lucro antes do pagamento dos impostos;
  • Estatutário: consideram questões estatutárias de uma empresa, como transferência de controle societário, incorporação, fusão e alteração de objeto social;
  • Ambientais: consideram problemas que podem surgir em aspectos mais específicos, como não ter as autorizações necessárias para funcionar e quando a atuação da empresa provoca grandes impactos ambientais.

Qual a importância de Covenant?

O covenant é fundamental para que empresas consigam crédito para novos projetos de forma mais simples, ao mesmo tempo em que dá uma proteção extra ao credor e impede grandes prejuízos.

Por isso, os termos desse “pacto” devem ser definidos com muita cautela, pois o descumprimento e a execução da dívida antes do prazo podem até quebrar uma empresa.

O que é a repactuação de covenants?

A repactuação de um covenant é o processo de alterar os termos do contrato para adaptá-los à nova realidade da empresa e do mercado. Por exemplo, se o acordo foi feito em um momento de crise, quando houver uma recuperação, pode ser interessante renegociar os termos para acelerar o crescimento.

O que é cláusula de Covenant?

A cláusula de covenant é qualquer definição criada pelo credor para garantir o pagamento da dívida, por exemplo, criando um teto para o endividamento da empresa.

Quando os covenants são usados?

Os covenants são usados quando o credor deseja ter mais garantias para fornecer empréstimos de grandes valores. Eles também são importantes para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar o crescimento de uma instituição.

Quem pode solicitar um covenant?

Os covenants são solicitados por instituições que fazem empréstimos de quantias altas, o que torna necessário que garantias adicionais sejam inseridas no contrato para que haja maiores chances de pagamento das dívidas.

Em que situação uma empresa tem sua capacidade de pagamento reduzida?

Várias situações podem prejudicar a capacidade de pagamento de uma empresa, incluindo períodos de recessão superiores a 2 trimestres, aumento do valor do dólar americano e aumento dos juros devido à piora das condições mercadológicas.

O que são debêntures?

Debêntures são títulos de dívida de uma empresa de capital aberto, usados para a captação de recursos. O investidor que adquire esses títulos recebe o valor acrescido de juros no prazo determinado. Este é um tipo de renda fixa.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.