Empresas

Fintechs: entenda o que é e como funciona esse tipo de empresa

As fintechs são empresas financeiras com forte base tecnológica e que oferecem produtos inovadores ao mercado. Entenda melhor como funcionam as fintechs.

Por Equipe Empiricus

23 out 2022, 00:13 - atualizado em 19 fev 2024, 12:14

Imagem representando a fintech, mostrando uma pessoa manipulando dados financeiros.

As empresas conhecidas como fintechs têm crescido em ritmo acelerado no Brasil, a junção das palavras em inglês financeiro e tecnologia dão o nome a empresas que visam o mercado de tecnologia financeira. 

O que são fintechs?

As fintechs são empresas voltadas para o mercado financeiro que fogem dos nichos tradicionais e apostam na tecnologia como diferencial para o consumidor. As fintechs tem como principal objetivo gerar soluções simplificadas para problemas rotineiros dos usuários.

Todos os serviços são feitos de forma digital, não existe nenhuma necessidade de agências físicas para resolver nenhuma questão. Os usuários podem operar qualquer tipo de ação pelos aplicativos através do computador ou celular.

Como funcionam as fintechs? 

As fintechs operam de forma bastante simplificada. Para ilustrar o funcionamento dessas empresas de tecnologia financeira basta pensar em uma instituição bancária tradicional. Os bancos tradicionais operam com muitos processos burocráticos, longas demandas de tempo e algumas taxas.

A proposta das fintechs é eliminar tudo isso sem tirar a segurança que os bancos oferecem aos usuários, através do aplicativo é possível fazer consultas, transferências, aplicações no mercado financeiro, pagamento de contas, falar com atendentes ou com o gerente responsável sem a necessidade de deslocamento até uma agência física, tudo é feito através do aplicativo.   

A proposta é inovar e simplificar a vida financeira dos clientes, muitas fintechs não cobram taxas e possuem pouca burocracia, o que facilita a utilização do usuario. Além disso, assuntos que antes eram pouco conhecidos através dos bancos podem ser facilmente consultados através dos aplicativos das fintechs.

Qual a diferença entre fintech e startup?

Apesar de terem propostas parecidas, as fintechs e as startups funcionam de formas diferentes. As startups são empresas que envolvem inovação e tecnologia, que visam boa performance com baixos custos.

Já as fintechs desenvolvem tecnologia voltada para as finanças e performances financeiras. É possível dizer que as fintechs são startups voltadas para o mercado financeiro.

Qual a diferença entre as fintechs e os bancos tradicionais?

A principal diferença entre as fintechs e os bancos tradicionais é a praticidade e facilidade com que os assuntos são tratados. As fintechs proporcionam a mesma experiência que os bancos tradicionais de uma forma fácil, inovadora, intuitiva e que visa diminuir ao máximo a burocracia.

Tipos de fintechs

Assim como os bancos tradicionais, as fintechs também possuem categorias e têm desenvolvimento dentro de cada nicho financeiro. É importante ressaltar que as fintechs não se resumem apenas a bancos digitais. Entre os serviços oferecidos, os principais são:

  • Fintech de pagamento;
  • Fintech de crédito;
  • Fintechs de crowdfunding;
  • Fintech de bitcoins;
  • Fintechs de investimento;
  • Fintechs de controle financeiro.

Fintechs de pagamento

As fintechs de pagamento estão relacionadas a compra e venda de bens ou serviços. Elas oferecem cartões de crédito ou pagamento facilitado através de aplicativos. Em alguns casos também podem oferecer maquininhas de cartão. Muitos bancos digitais se encaixam nessa categoria.

Fintechs de crédito

As fintechs de crédito proporcionam facilidades e boas soluções para clientes que buscam por empréstimo. Geralmente, as taxas de juros dessas empresas são mais atrativas que as empresas tradicionais. Os empréstimos podem ser feitos para pessoa física ou jurídica nessa modalidade.

Fintechs de crowdfunding

As fintechs de crowdfunding são voltadas para empreendedores que buscam capital para abrir empresas. Funcionam como um financiamento coletivo e ajuda novos empresários a movimentar o mercado ou começar uma nova atividade.

Fintechs de bitcoin

Como o nome já sugere, as fintechs de bitcoin tem como objetivo facilitar as transações que envolvem bitcoin. São utilizadas pelos investidores que apostam nesse mercado. Através dessas fintechs é possível realizar vários tipos de operações.

Fintechs de investimento

As fintechs de investimento surgiram como uma alternativa às corretoras de valores, voltadas para investidores que buscam iniciar no mercado financeiro e ainda não possuem conhecimento suficiente. 

Fintechs de controle financeiro

As fintechs de controle financeiro são especializadas em organização financeira. São voltadas para aqueles que têm o desejo de ter uma vida financeira saudável e organizada mas precisam de ajuda de especialistas. 

Quais as vantagens das fintechs?

As fintechs oferecem muitas vantagens aos usuários, principalmente por facilitar as operações através de um aplicativo. As principais vantagens das fintechs são:

  • Pouca burocracia;
  • Alto índice de tecnologia;
  • Facilidade e praticidade;
  • Custo reduzido.

Pouca burocracia

Os bancos tradicionais oferecem processos muito burocráticos, as fintechs utilizam muitos processos automatizados, que ficam a serviço do próprio usuário e que diminuem de forma considerável a quantidade de burocracia desde o momento da abertura da conta até ações mais complicadas.

Tecnologia

As fintechs são empresas de tecnologia, logo operam de forma a todo momento facilitar e melhorar a experiência do usuário. A inovação é presente entre os clientes de fintechs. A utilização de aplicativos, pagamento via QR code e todas as facilidades são fruto dessa tecnologia.

Facilidade e praticidade  

As facilidades que as fintechs oferecem são os principais diferenciais dos bancos tradicionais. A junção entre pouca burocracia e tecnologia avançada oferecem ao usuário a facilidade de resolver questões através do próprio celular por meio do aplicativo, sem a necessidade de se deslocar a uma agência física.

Custo reduzido

Com todos os processos sendo feitos de forma online e sem a necessidade de agências físicas, os custos de operação dessas empresas é bastante reduzido, sendo assim, isso é repassado ao cliente através das baixas taxas de juros, contas gratuitas e cartões de crédito sem anuidade.

As fintechs são seguras?

Essa é uma dúvida recorrente entre aqueles que são adeptos aos bancos tradicionais. As fintechs possuem regulação do Banco Central assim como todas as instituições bancárias. Essas empresas também precisam seguir normas rígidas para se manterem no mercado.

Recentemente, o Conselho Monetário Nacional concedeu a permissão para as fintechs oferecerem empréstimos sem a intermediação de bancos, ou seja, o Governo Federal vigia e regula a atuação das empresas voltadas ao mercado financeiro no Brasil.

Em caso de dúvida, é possível consultar o CNPJ da empresa no sistema do Banco Central para saber se a fintech é verdadeira e confiável.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.